Plano de Aula

Plano de aula: Representação dos espaços - visão vertical

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, 5 e 6. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito (imagens aéreas). O link das imagens aéreas usadas neste plano de aula estão disponíveis no material complementar. Além das imagens será necessário o uso de uma cartolina branca, para a atividade final (sistematização).

Material complementar:

Link para a imagem 1 (problematização) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SG8xJePB54ZGgM8P2fsq6xvty3xS9BhJhhKtq8v5HcsdcyKvvQ9pdPEbdbK7/ge02-09und02-problematizacao-imagem-1.pdf

Link para imagem 2 (problematização)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4NkEbg5mvvndYK9QXGRr9bGjVJnaQ5nNkVjpmf68DYVFAbdvKDCtEz43ctE/ge02-09und02-problematizacao-imagem-2.pdf

Para você saber mais:

A importância das imagens aéreas em casos como o de Brumadinho. https://institutominere.com.br/blog/geotecnologias-na-resposta-ao-desastre-de-brumadinho

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa representação. Explique que em geografia, quando queremos colocar no papel um desenho sobre o espaço que conhecemos isso é chamado de representação.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA