Plano de Aula

Plano de aula: Representação dos espaços - visão vertical

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, 5 e 6. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito (imagens aéreas). O link das imagens aéreas usadas neste plano de aula estão disponíveis no material complementar. Além das imagens será necessário o uso de uma cartolina branca, para a atividade final (sistematização).

Material complementar:

Link para a imagem 1 (problematização) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SG8xJePB54ZGgM8P2fsq6xvty3xS9BhJhhKtq8v5HcsdcyKvvQ9pdPEbdbK7/ge02-09und02-problematizacao-imagem-1.pdf

Link para imagem 2 (problematização)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4NkEbg5mvvndYK9QXGRr9bGjVJnaQ5nNkVjpmf68DYVFAbdvKDCtEz43ctE/ge02-09und02-problematizacao-imagem-2.pdf

Para você saber mais:

A importância das imagens aéreas em casos como o de Brumadinho. https://institutominere.com.br/blog/geotecnologias-na-resposta-ao-desastre-de-brumadinho

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa representação. Explique que em geografia, quando queremos colocar no papel um desenho sobre o espaço que conhecemos isso é chamado de representação.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA