Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem os elementos que compõem um mapa e entendam sua utilização na representação dos lugares de vivência a partir da visão vertical. Fica a sugestão do uso de ferramentas tecnológicas como o WhatsApp ou e-mail para o envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, você pode usá-la para isso. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Envie o slide de apresentação que está disponível no plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo, perguntando se eles sabem o que são mapas e se já viram algum. Envie também o vídeo “Mapas do mundo: mapa físico e mapa político”, disponível aqui.
Contextualização (30 minutos)
Envie o slide desta etapa que está disponível no plano original e uma videoaula contextualizando a aula aos alunos. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte o que eles estão vendo. A ideia é que percebam que este é o mapa de um condomínio. Reflita sobre qual a importância de se ter um mapa como esse na entrada de um condomínio. Em seguida, peça para eles analisarem o mapa e tentarem descobrir o que significa cada símbolo contido nele. Depois das respostas, questione se não ficaria mais fácil entender o mapa se ele tivesse uma legenda.
Explique que as legendas são orientações que explicam o que cada símbolo significa num mapa. Nestes links, seguem mais informações para você realizar a contextualização:
- “Cartografia com crianças”, disponível aqui.
- “A cartografia na mão - e nas vozes - das crianças”, disponível aqui.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo para realizar a problematização. Pergunte aos alunos se todos sabem para que serve um mapa. Explique que a maioria dirá que é para nos orientar dentro de um espaço. Mas que, se voltarmos um pouco no tempo, veremos que bem no início da humanidade, os primeiros mapas foram usados para marcar lugares onde havia comida. Algum tempo depois, os mapas foram usados como armas de guerra, pois se eu conhecesse o território do inimigo seria mais fácil atacá-lo. Hoje em dia, com a evolução das tecnologias, os mapas foram transformados em aplicativos para celulares e são usados para encontrar qualquer lugar no planeta.
Peça para os alunos pensarem como seria o mundo se os mapas não existissem:
- Quais problemas teríamos que enfrentar sem ajuda dos mapas?
- O que aconteceriam com os policiais, bombeiros e médicos quando precisassem atender uma emergência num local mais distante?
- E com os caminhoneiros quando precisassem entregar uma mercadoria em outro estado?
Explique aos alunos que todas essas ocorrências poderiam ser resolvidas de outras maneiras, mas não com tanta rapidez como é feito hoje em dia graças à ajuda dos mapas (aplicativos). Explique que apesar de toda a tecnologia, alguns quesitos são básicos em todos os mapas, sejam os físicos (em papel) ou virtuais (aplicativos como Waze, Google Maps, entre outros). Esses quesitos são o título e a legenda. O título serve para identificar o tipo de mapa e a legenda para identificar os símbolos usados. Nesta etapa, você pode inserir o exemplo de um desses aplicativos, fazendo um vídeo explicando como acessar a ferramenta.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Envie o slide que se encontra no plano original aos alunos. Peça para pensarem em como seria o mapa do bairro onde moram. Solicite que desenhem a rua na qual vivem e seu entorno, ou seja, as ruas próximas. Para que isso aconteça de forma organizada, dê as seguintes orientações:
- Use a folha do caderno deitada
- Comece o mapa colocando a sua casa no centro e a partir dela desenhe sua rua e o entorno
- Usando o mapa do condomínio como exemplo, lembre-se de colocar título e legenda
- Se na sua rua houver muitas árvores, elas também devem ser representadas
Se preferir, peça para usarem o Google Desenhos ou o Paint para fazer seus desenhos.
Sistematização (60 minutos)
Em seguida, diga aos alunos que eles deverão mostrar seus mapas enviando uma foto para a turma. Eles devem verificar se moram no mesmo bairro, se vivem próximos ou se conhecem a região desenhada pelo colega. Finalize a aula intervindo por meio de um áudio, falando sobre a importância dos pontos de referência usados e como eles ajudaram na identificação dos lugares nos mapas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao documentário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde você vai conhecer um pouco do trabalho da cartografia, conjunto de técnicas usadas para representar os lugares e as paisagens, permitindo um amplo conhecimento da realidade:
- “Como se faz um mapa?”, disponível aqui.