Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Google Earth, Google Meet, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam os cômodos de uma moradia e seus principais tipos de uso (alimentação, descanso e higiene) a partir de diferentes tipos de representações. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo dizendo aos alunos que eles ião construir uma casa para responder à pergunta que consta no slide que está no plano original.
Contextualização (60 minutos)
Envie aos alunos o slide de contextualização que está no plano original. Grave um vídeo, contextualizando a aula. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Inicie lendo a questão proposta. Permita que eles se expressem livremente por mensagens de texto ou áudio. Em seguida, envie o documento com a imagem da planta da casa disponível aqui.
Conte história de Manuela que consta no plano original. Faça a narração e, se preferir, monte um cenário bacana. Explique aos alunos que o desenho é esta imagem, reproduzida no slide do plano, enviando por e-mail ou WhatsApp.
Conte que a mãe de Manuela fez esse desenho quando eles se mudaram para saber onde colocaria todos os móveis e que ele representa uma visão aérea da casa, ou seja, como se nós estivéssemos vendo a parte interna da casa, do alto. Em seguida, pergunte aos alunos:
- O que seriam os retângulos e outras formas coloridas?
- O que eles representam na casa?
Permita que eles respondam livremente, sem interferir. Após as respostas, avise que Manuela pegou o desenho para usar em seu trabalho.
Problematização (60 minutos)
Grave um vídeo e inicie esta etapa comentando que o trabalho de Manuela era fazer uma maquete da parte interna de sua casa e que ela usou uma caixa de sapato para começar a maquete.
Ela recortou a tampa e a usou para fazer as paredes, mas ficou em dúvida se a caixa era do tamanho adequado e se havia feito as divisões corretamente. Encaminhe à turma a imagem do slide desta etapa que está no plano de aula original. Você também pode montar uma caixa parecida com essa para mostrar no lugar das imagens, fazendo uma foto e enviando aos alunos.
Questione as opiniões deles. Eles acham que a caixa era de um tamanho adequado? E as divisões? Deram certo? Use as aberturas da caixa para mostrar que não está tão correto, pois no desenho as representações das portas de entrada estão na sala e na cozinha e na caixa existe uma porta e um corredor entre os quartos que não são compatíveis com o desenho. Em seguida proponha: vamos ajudar a Manuela a construir sua maquete? O que podemos fazer?
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Para iniciar esta etapa, oriente, por meio de um vídeo, que as crianças separem em casa, com a ajuda de um adulto, caixas, embalagens, tinta, régua, tesoura, cola, papel, lápis, borracha e lápis de cor. Explique que cada aluno deverá produzir sua maquete, com o auxílio de seus familiares.
Se for necessário, retorne ao slide do plano original e envie a planta novamente. Eles podem olhar os espaços para verificar como montarão os cômodos, mas não é necessário usar as mesmas cores ou colocar os mesmos elementos. Eles podem desenhar o que cada retângulo significa especificamente e podem, também, retirar ou acrescentar elementos de acordo com sua realidade.
Sistematização (60 minutos)
Finalizada a maquete, peça que os alunos observem elementos específicos de cada cômodo:
- O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
- O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
- O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?
Em seguida, pergunte por que eles acham que esta atividade é importante. Para conhecer o interior de uma casa? Peça que eles gravem um vídeo, com a duração máxima de três minutos, contando.
Após o envio dos vídeos com as produções, apresente as imagens que constam no arquivo disponível aqui. Comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos os cômodos específicos que são compatíveis com nossa rotina diária. Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados ao descanso (sala e quarto), à alimentação (cozinha, sala de jantar), à higiene (banheiro, lavanderia, cozinha), ao lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, também, de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).
Além disso, precisamos conhecer os ambientes internos para saber o que podemos ter em casa. Antes de comprar um armário, por exemplo, é preciso saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado etc. Como a mãe da Manuela, que precisou do desenho para saber onde colocar os móveis que já possuía. Finalize lançando o desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifiquem os ambientes mencionados acima com o auxílio de seus familiares.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas produções das maquetes e na observação dos espaços internos de suas residências, conforme sugestão realizada na sistematização.