Plano de aula: Representando a moradia a partir de uma maquete

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representações de paisagens locais.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano de aula, trabalharemos com duas formas de representação: uma bidimensional, a planta cartográfica, feita a partir da visão chamada vertical e outra tridimensional, a maquete a qual pode ser observada a partir de diferentes visões (frontal, oblíqua e vertical)

Materiais necessários: Para a preparação desta aula separe uma caixa de papelão quadrada ou retangular, com espaço suficiente para montarem uma casa (as caixas podem ser recolhidas no supermercado ou em alguma loja de móveis, brinquedos, etc, mas se preferir pode pedir para os alunos trazerem algumas para que vocês escolham a mais adequada). Peça, também, que os alunos tragam, com 15 dias de antecedência, embalagens de papelão pequenas e vazias, tais como: pasta de dente, sabonete, cotonete, chocolate, caldo de galinha, chá, etc.

Além das caixas separe: Papel sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas, tesoura, cola, tinta guache ou acrílica nas cores que preferir, pincéis, potes com água e panos para a limpeza dos pincéis, quadro, giz, além do documento com as imagens desse plano que se encontra no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Tema da aula

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Diga aos alunos que eles vão construir uma casa bem legal para responder esta pergunta.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA