Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identificar os principais meios de transporte e suas características. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte-os se compreendem o que são meios de transporte. O que significa transportar? Isso é importante? Para quem e por quê? Deixe que pensem um pouco.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Encaminhe o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=EjlNfH5z08w. Acesso em 23/06/2020.
Depois converse com as crianças sobre o vídeo. Quem já viu um avião de perto?
Vocês sabiam a história do avião? Já ouviram falar de Santos Dumont? Temos aviões aqui em nossa cidade? Eles passam por aqui? Vocês já viram alguma notícia a respeito de aviões? Que tipo de transporte é o avião? Aéreo, aquático ou terrestre? No vídeo, o avião conta pra Kika as suas funções, ele pode fazer várias coisas, você se lembra? Quais são as características dele?
Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio no grupo de WhatsApp.
Problematização (35 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, diga aos alunos eles farão uma lista (em folha de papel A4 ou no caderno) dos meios de transporte dos quais se lembrarão.
Oriente, que depois enviem uma foto dos registros no grupo da turma.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e diga que eles irão relacionar os meios de transporte às suas características recortando e colando as cartas e colocando umas ao lado das outras: ilustrações e características.
Adapte, caso necessário, aos transportes utilizados em sua cidade que não estejam no material complementar.
- Material complementar
Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ywJPcMSbF2cNBZkEqbJ4KSya9CBkXq4azq3nbdME2KM6Bs97J59tuXDdNZ2v/geo2-03und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf. Acesso em 23/06/2020
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, peça que eles façam uma nova lista dos Ao final dos meios de transporte encontrados durante aula, diga para compararem com a lista inicial que fizeram.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas etapas do plano e como complemento, assistam aos vídeos que constam como sugestão.
- Meios de Transporte aquáticos- https://www.youtube.com/watch?v=oEi7COjBrTk. Acesso em 23/06/2020.
- Transportes- https://www.youtube.com/watch?v=6TgamyHBv4c. Acesso em 23/06/2020.
- Meios de Transporte- https://www.youtube.com/watch?v=8It8HVC1MOE. Acesso em 23/06/2020.