Plano de aula: O Trajeto De Casa Até a Escola

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representações de paisagens locais.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para a preparação desta aula peça, com alguns dias de antecedência, que os alunos reparem na paisagem ao longo do trajeto que fazem de casa até a escola. Sugira que eles reparem se há construções, rios, árvores, se andam em linha reta, se passam por muitas curvas, qual o meio de transporte que utilizam, etc. Esta observação será muito importante para o desenvolvimento da aula.

Os materiais necessários para esta aula são: folha sulfite ou caderno, lápis grafite, lápis de cor, régua, quadro, giz e as imagens deste plano de aula que se encontram no documento do item “material complementar”.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ungqWpqPk3f9EXBhgeH9hN3tz8Yp8BrsYREPE8aDFXxZbZH52K8ktMg5x5zY/geo2-08und01-imagens-para-impressao.pdf

Tema da aula

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Pergunte aos alunos se eles já repararam o que tem no caminho de casa até a escola e avise que vocês conversarão sobre isso durante a aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA