Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Google Earth, Google Meet, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
Apresentação do tema da aula (30 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes representem o trajeto casa-escola por meio de mapa mental. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Para a preparação desta aula, com alguns dias de antecedência, peça que os alunos relembrem da paisagem ao longo do trajeto que faziam de casa até a escola. Se preferir, oriente que eles utilizem o Google Earth para isso. Peça que eles reparem se há construções, rios, árvores, se andam em linha reta, se passam por muitas curvas, qual o meio de transporte que utilizavam etc. Essa observação será muito importante para o desenvolvimento da aula.
Os materiais necessários para aula serão os de uso comum no ambiente escolar: folha sulfite ou caderno, lápis grafite, lápis de cor, régua. Na apresentação do tema, grave um vídeo perguntando aos alunos se eles já repararam no que existe no caminho de casa até a escola. Avise que vocês conversarão sobre isso durante a aula, por isso é importante que relembrarem o caminho.
Contextualização (40 minutos)
Envie aos alunos o slide de contextualização que consta no plano original. Grave um vídeo contextualizando a aula. Aproveite esse momento para questioná-los o que veem na foto e se através dela é possível dizer para onde o menino vai. Peça que eles reparem na mochila nas costas do garoto. Será que ele vai para a escola? O que ele tem nas mãos? Oriente-os a mandar suas respostas por mensagens de texto ou áudio.
Comente que ele pode estar segurando um mapa para se localizar melhor. Comente, ainda, que sempre que pensamos em ir para algum lugar, precisamos pensar em um trajeto, ou seja, no caminho que faremos. Às vezes já estamos familiarizados com o percurso que o fazemos sem prestar atenção onde devemos virar ou no que devemos reparar. Contudo, sempre que fazemos um caminho novo, devemos estar muito atentos. É possível até mesmo nos antecipar e olhar o caminho em um mapa, como o garoto fez.
Por fim, questione os alunos por que eles acham importante saber o caminho que vamos fazer para chegar a algum lugar. Nesta etapa, você pode enviar fotos de mapas com possíveis trajetos, a fim de auxiliar no contexto da aula. Com tudo, realize uma videoaula trazendo todas essas informações.
Problematização (60 minutos)
Inicie esta etapa mostrando aos alunos um vídeo feito por um cinegrafista durante um passeio na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Comente que ele colocou a câmera no carro e isso nos permitiu ter a mesma visão dele, que está dentro do veículo. O vídeo está disponível aqui. Não é necessário reproduzi-lo por completo. Você pode passar apenas um trecho para que as crianças tenham noção do que observar nos trajetos.
Após a reprodução, pergunte, enviando um áudio:
- O carro aparentemente percorreu um trajeto longo ou curto?
- Observamos que esse trajeto foi feito em linha reta ou ele fez curvas? Por onde ele passou?
- O que observamos ao longo do trajeto? Quais são os elementos da paisagem desta cidade?
Essas perguntas devem auxiliar os alunos a conhecerem o que devemos observar quando estamos nos deslocando em um trajeto. Anote as respostas no Google Docs ou em seu caderno de registros. Reproduza o slide de problematização que está disponível no plano original e faça a pergunta presente nele: e o trajeto de nossa casa até a escola? Como é? O que observamos nele?
Você pode optar por realizar este momento de forma síncrona, pelo Google Classroom ou de forma assíncrona, por meio de vídeos curtos explicando passo a passo da problematização.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Diga que os alunos desenharão o caminho que fazem de suas casas até a escola, semelhante ao que está no slide do plano original. Porém, cada um terá seu próprio trajeto com suas próprias observações.
Explique o passo a passo por meio de um áudio, como se fosse um tutorial, conforme consta no plano original. Caso prefira, sugira o uso do Google Desenhos ou do Paint para a produção dos desenhos.
Sistematização (60 minutos)
Finalizada a atividade, projete a imagem que está disponível aqui para concluir a aula. Peça que os alunos observem seus desenhos e pergunte se eles perceberam no que suas produções se tornaram. Comente que eles acabaram de produzir um mapa, como o que o menino da foto está segurando. Um mapa de rua, com um trajeto específico, como os que vemos nos aparelhos de GPS.
Peça que eles falem um pouco do trajeto que desenharam, contando por onde passam, permitindo, assim, que os demais percebam se frequentam os mesmos lugares, se moram perto ou longe etc. Oriente-os a fazerem vídeos mostrando seus mapas e contando seus caminhos. Posteriormente, eles devem enviar esse material.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas produções dos desenhos e a partir das percepções sobre o trajeto que fazem da casa até a escola. Fica a sugestão para utilizarem com seus familiares o Google Earth, visitando alguns caminhos do seu cotidiano. Abaixo, segue tutorial de como utilizar a ferramenta:
- “Mini curso de Google Earth”, disponível aqui.