GEO2_08UND01 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: O Trajeto De Casa Até a Escola
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representações de paisagens locais.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Para a preparação desta aula peça, com alguns dias de antecedência, que os alunos reparem na paisagem ao longo do trajeto que fazem de casa até a escola. Sugira que eles reparem se há construções, rios, árvores, se andam em linha reta, se passam por muitas curvas, qual o meio de transporte que utilizam, etc. Esta observação será muito importante para o desenvolvimento da aula.
Os materiais necessários para esta aula são: folha sulfite ou caderno, lápis grafite, lápis de cor, régua, quadro, giz e as imagens deste plano de aula que se encontram no documento do item “material complementar”.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ungqWpqPk3f9EXBhgeH9hN3tz8Yp8BrsYREPE8aDFXxZbZH52K8ktMg5x5zY/geo2-08und01-imagens-para-impressao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Pergunte aos alunos se eles já repararam o que tem no caminho de casa até a escola e avise que vocês conversarão sobre isso durante a aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Reproduza a imagem deste slide.
Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer para onde este menino vai. Peça que eles reparem na mochila nas costas. Será que ele vai para a escola?
Pergunte sobre o que ele tem nas mãos e, após as respostas, comente que ele pode estar segurando um mapa para se localizar melhor.
Comente, ainda, que sempre que pensamos em ir para algum lugar, precisamos pensar em um trajeto, ou seja, no caminho que faremos até chegar neste local. Ás vezes já conhecemos e estamos tão familiarizados com o caminho que andamos por ele sem precisar prestar atenção onde devemos virar ou o que devemos reparar.
Contudo, sempre que fazemos um caminho novo devemos estar muito atentos e, podemos até mesmo nos antecipar e olhar este caminho no mapa, como o garoto faz.
Por fim, questione os alunos porque eles acham importante saber que caminho vamos fazer quando queremos ir para algum lugar. Após as respostas passe diretamente para a próxima etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo um vídeo (ou parte dele) aos alunos que mostra um trajeto, feito por um cinegrafista, de um passeio na cidade de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul. Comente que ele colocou a câmera no carro e isso nos permitiu ter a mesma visão dele, que está dentro do veículo.
Você pode reproduzir o vídeo usando este link:
COUTO, Júlio. [Camera onboard] Nova Petrópolis – RS / Brasil. 2011 (4min37seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wGAFSEHiOeY>. Acesso em: 20 mai 2019.
Não é necessário reproduzir o vídeo por completo, pode passar apenas uma parte dele, para que as crianças tenham noção do que observar nos trajetos.
Após a reprodução, pergunte aos alunos:
- O carro aparentemente percorreu um trajeto longo ou curto?
- Observamos que esse trajeto foi feito em linha reta ou ele fez curvas? Por onde ele passou?
- O que observamos ao longo do trajeto (quais são os elementos da paisagem desta cidade?).
Estas perguntas devem auxiliar os alunos a conhecerem o que devemos observar quando estamos nos deslocando em um trajeto. Após cada pergunta, aguarde as respostas sem interferir com proposições que devem ser feitas ao final da aula. Quando a discussão sobre o vídeo for finalizada, então reproduza este slide e lance a pergunta presente nele:
- E o trajeto de nossa casa até a escola? Como é? O que observamos nele?
Se optar por não reproduzir os slides, pode escrever a pergunta no quadro e seguir para a próxima etapa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Para iniciar esta etapa diga que os alunos desenharão o caminho que fazem de suas casas até a escola, semelhante ao que está no slide. Porém cada um terá seu próprio trajeto com suas próprias observações e desenhos.
Distribua ou peça que eles peguem os materiais que utilizarão: Papel, lápis e borracha.
Em seguida, explique o passo a passo da atividade:
- Lembrar - Sugira que eles façam como viram no vídeo e lembrem que estão entrando no meio de transporte que os trazem para a escola ou caminhando até ela. Eles deverão se guiar por essa lembrança de que estão passando por esse caminho e observando o seu entorno.
- Após o exercício de lembrar, começa o desenho. Sugira que eles iniciem pelo meio de transporte (ou por eles mesmos, se fazem o trajeto a pé).
- Então, a partir do desenho do meio de transporte, pensar se o caminho é em linha reta, se tem muitas curvas, se atravessam um rio, etc, e desenhar esse caminho (como a linha traçada no slide).
- Por último pensar e desenhar os elementos que compõem a paisagem, como, árvores, casas, estabelecimentos comerciais, praças, estradas, placas, letreiros, outdoors, etc. Ressalte que é importante eles perceberem se tem algum ponto de referência muito forte que sempre reparam neste caminho, e que eles devem estar atentos para a direção dos elementos da paisagem (se estão à direita ou à esquerda, na frente, atrás, etc).
- Apenas depois de ter pensado todos os elementos, deverão finalizar o desenho da maneira que desejarem, com contornos, pinturas, etc.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizados os desenhos, projete esta imagem para começar a conclusão da aula. Se preferir pode apresentá-la impressa e obtê-la a partir deste documento:
Peça que os alunos observem seus desenhos e pergunte se eles perceberam o que o desenho se tornou.
Comente que eles acabaram de produzir um mapa, como o que o menino da foto segura. Um mapa de rua, com um trajeto específico, como os que vemos nos aparelhos de GPS.
Diga que eles podem compartilhar as informações, contando um pouco do trajeto que desenharam e por onde passam, permitindo, assim, que os demais percebam se passam pelo mesmo caminho, se mora perto ou longe, se fazem o mesmo trajeto ou um muito diferente, dentre outras observações.
Questione se eles sabem porque é importante saber o caminho que estamos percorrendo e observar o que encontramos em seu entorno. Após as respostas, diga que a importância desta atividade e desta aula está em nos orientarmos dentro do espaço em que vivemos. Saber o que fica à nossa direita, à nossa esquerda, contribui para que encontremos os lugares que frequentamos com mais facilidade, impedindo atrasos ou que fiquemos perdidos e desorientados.
É importante também, saber o que está ao nosso redor para que possamos encontrar os produtos, serviços e locais que precisamos e que estão mais próximos. Ou, até mesmo para eventuais imprevistos, como por exemplo, quando acaba a gasolina, precisamos saber onde tem um posto próximo, se estivermos apertados para fazer xixi precisamos saber onde podemos ir, no caso de algum acidente, é necessário ir ao hospital fazer um curativo, quando precisamos comprar um alimento temos que saber onde ir, para pegar água que está faltando também precisamos saber onde encontrá-la, dentre tantas outras coisas que acontecem em nosso dia a dia.
Por fim dedique mais um momento para resolver possíveis dúvidas e ouvir mais comentários das crianças e finalize a aula sugerindo que eles estejam atentos a todos os trajetos que percorrem durante o dia, como por exemplo da sala de aula até o banheiro, do refeitório até o parque, da escola até outro local que frequentam, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Google Earth, Google Meet, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
Apresentação do tema da aula (30 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes representem o trajeto casa-escola por meio de mapa mental. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Para a preparação desta aula, com alguns dias de antecedência, peça que os alunos relembrem da paisagem ao longo do trajeto que faziam de casa até a escola. Se preferir, oriente que eles utilizem o Google Earth para isso. Peça que eles reparem se há construções, rios, árvores, se andam em linha reta, se passam por muitas curvas, qual o meio de transporte que utilizavam etc. Essa observação será muito importante para o desenvolvimento da aula.
Os materiais necessários para aula serão os de uso comum no ambiente escolar: folha sulfite ou caderno, lápis grafite, lápis de cor, régua. Na apresentação do tema, grave um vídeo perguntando aos alunos se eles já repararam no que existe no caminho de casa até a escola. Avise que vocês conversarão sobre isso durante a aula, por isso é importante que relembrarem o caminho.
Contextualização (40 minutos)
Envie aos alunos o slide de contextualização que consta no plano original. Grave um vídeo contextualizando a aula. Aproveite esse momento para questioná-los o que veem na foto e se através dela é possível dizer para onde o menino vai. Peça que eles reparem na mochila nas costas do garoto. Será que ele vai para a escola? O que ele tem nas mãos? Oriente-os a mandar suas respostas por mensagens de texto ou áudio.
Comente que ele pode estar segurando um mapa para se localizar melhor. Comente, ainda, que sempre que pensamos em ir para algum lugar, precisamos pensar em um trajeto, ou seja, no caminho que faremos. Às vezes já estamos familiarizados com o percurso que o fazemos sem prestar atenção onde devemos virar ou no que devemos reparar. Contudo, sempre que fazemos um caminho novo, devemos estar muito atentos. É possível até mesmo nos antecipar e olhar o caminho em um mapa, como o garoto fez.
Por fim, questione os alunos por que eles acham importante saber o caminho que vamos fazer para chegar a algum lugar. Nesta etapa, você pode enviar fotos de mapas com possíveis trajetos, a fim de auxiliar no contexto da aula. Com tudo, realize uma videoaula trazendo todas essas informações.
Problematização (60 minutos)
Inicie esta etapa mostrando aos alunos um vídeo feito por um cinegrafista durante um passeio na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Comente que ele colocou a câmera no carro e isso nos permitiu ter a mesma visão dele, que está dentro do veículo. O vídeo está disponível aqui. Não é necessário reproduzi-lo por completo. Você pode passar apenas um trecho para que as crianças tenham noção do que observar nos trajetos.
Após a reprodução, pergunte, enviando um áudio:
- O carro aparentemente percorreu um trajeto longo ou curto?
- Observamos que esse trajeto foi feito em linha reta ou ele fez curvas? Por onde ele passou?
- O que observamos ao longo do trajeto? Quais são os elementos da paisagem desta cidade?
Essas perguntas devem auxiliar os alunos a conhecerem o que devemos observar quando estamos nos deslocando em um trajeto. Anote as respostas no Google Docs ou em seu caderno de registros. Reproduza o slide de problematização que está disponível no plano original e faça a pergunta presente nele: e o trajeto de nossa casa até a escola? Como é? O que observamos nele?
Você pode optar por realizar este momento de forma síncrona, pelo Google Classroom ou de forma assíncrona, por meio de vídeos curtos explicando passo a passo da problematização.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Diga que os alunos desenharão o caminho que fazem de suas casas até a escola, semelhante ao que está no slide do plano original. Porém, cada um terá seu próprio trajeto com suas próprias observações.
Explique o passo a passo por meio de um áudio, como se fosse um tutorial, conforme consta no plano original. Caso prefira, sugira o uso do Google Desenhos ou do Paint para a produção dos desenhos.
Sistematização (60 minutos)
Finalizada a atividade, projete a imagem que está disponível aqui para concluir a aula. Peça que os alunos observem seus desenhos e pergunte se eles perceberam no que suas produções se tornaram. Comente que eles acabaram de produzir um mapa, como o que o menino da foto está segurando. Um mapa de rua, com um trajeto específico, como os que vemos nos aparelhos de GPS.
Peça que eles falem um pouco do trajeto que desenharam, contando por onde passam, permitindo, assim, que os demais percebam se frequentam os mesmos lugares, se moram perto ou longe etc. Oriente-os a fazerem vídeos mostrando seus mapas e contando seus caminhos. Posteriormente, eles devem enviar esse material.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas produções dos desenhos e a partir das percepções sobre o trajeto que fazem da casa até a escola. Fica a sugestão para utilizarem com seus familiares o Google Earth, visitando alguns caminhos do seu cotidiano. Abaixo, segue tutorial de como utilizar a ferramenta:
- “Mini curso de Google Earth”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Representar o trajeto casa-escola por meio de mapa mental.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.