Plano de aula: As partes e funções da cabeça

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nome de estruturas do corpo

Sobre esta aula: Nesta aula será desenvolvido o trabalho para a localização das partes externas da cabeça (olhos, orelhas, nariz, boca) e para a identificação de suas funções, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI02): localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Você observará que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, podendo ser utilizada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: Recortes de cenas, cola branca para papel. Essas cenas estão disponíveis no final desta aula como material complementar. Você pode usar outras imagens para diversificar ainda mais a atividade caso, sinta necessidade.

Título da aula

Orientações: Oriente os alunos para que leiam o título da aula, disponibilize tempo e considere que façam a leitura em colaboração. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Disponibilize alguns minutos para que os alunos conversem sobre o título da aula. Comente sobre o tema da aula e sobre o que irão discutir em relação às partes da cabeça.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA