Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula será desenvolvido o trabalho para a localização das partes externas da cabeça (olhos, orelhas, nariz, boca) e para a identificação de suas funções, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI02): localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Você observará que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, podendo ser utilizada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Materiais necessários para a aula: Recortes de cenas, cola branca para papel. Essas cenas estão disponíveis no final desta aula como material complementar. Você pode usar outras imagens para diversificar ainda mais a atividade caso, sinta necessidade.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Oriente os alunos para que leiam o título da aula, disponibilize tempo e considere que façam a leitura em colaboração. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Disponibilize alguns minutos para que os alunos conversem sobre o título da aula. Comente sobre o tema da aula e sobre o que irão discutir em relação às partes da cabeça.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou apresente no quadro ou em um cartaz a imagem da cabeça sem as partes que serão trabalhadas na aula (olhos, orelhas, boca, nariz). Amplie e cole o desenho no quadro. Distribua também uma cópia da mesma imagem para cada aluno e peça que discutam, em duplas, a respeito do preenchimento correto.
Disponibilize imagens soltas com algumas partes do corpo: olhos, orelhas, boca, nariz, braços, pernas, mãos e proponha que os alunos, em duplas, conversem sobre como podem completar a imagem com as partes disponíveis. O ideal é que manuseiem as formas e preencham o desenho individualmente. Nesse primeiro contato, os alunos ainda não devem colar as partes soltas que serão entregues, deverão apenas colocar sobre a cabeça testando hipóteses (imagem ampliada da cabeça).
Assim que as duplas terminarem, dê tempo e espaço para a apresentação das hipóteses e das estratégias de representações ao grande grupo.
Convide alguns alunos para comunicar aos demais porque sobraram algumas partes e os motivos da escolha inicial de cada parte em relação a posição que ocupam. Neste momento não feche a discussão, portanto, não dê resposta e nem faça intervenções diretas nas hipóteses levantadas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Chame a atenção dos alunos para a imagem da cabeça que eles montaram inicialmente. Proponha a leitura das questões do slide. Leia com os alunos ou dê tempo para que leiam sozinhos as questões. Deixe que todos os estudantes apresentem suas ideias e, se considerar necessário, registre as hipóteses levantadas, para que em outro momento da aula sejam retomadas. A partir da primeira questão, considere a possibilidade de os alunos associarem a resposta à parte interna da cabeça (o cérebro) e a provável relação da cabeça com o uso de acessórios (lenço, chapéu, óculos, prendedores de cabelo, boné e outros). Caso o cérebro apareça como destaque na fala dos alunos, você pode relacioná-lo como centro de comando do nosso corpo, principal órgão que temos, responsável por identificar as informações percebidas como, por exemplo, cheiro, sabor, etc. Não dê respostas definitivas e não sinalize “certo” ou “errado” aos comentários dos alunos. Encaminhe o movimento e a atenção do grupo para a próxima atividade, organizando os estudantes em círculo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Com os alunos sentados em círculo, direcione a discussão da aula para as partes aparentes/externas da cabeça. Avise aos estudantes que eles irão observar algumas imagens que possuem relação com a pergunta anterior: “Você sabe para que serve cada uma das partes da nossa cabeça?”.
Apresente as cenas de representação de algumas funções realizadas por partes da nossa cabeça. Se considerar necessário mostre uma de cada vez, em slides, em cartões ou em cartazes Possibilite tempo para a observação e diálogo entre os alunos sobre o que as cenas representam. Faça a mediação do diálogo com questionamentos como: “O que está acontecendo nas imagens?”; “Qual parte da cabeça a pessoa está usando?” Proporcione tempo para a argumentação e troca de ideias entre os alunos.
Depois do tempo para o diálogo, organize a turma em pequenos grupos e entregue os recortes com as mesmas cenas dos slides e imagens soltas com as partes da cabeça: olho, boca, nariz e orelha.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Entregue aos alunos cópias das cenas e das partes da cabeça soltas (Atividade para impressão - Mão na massa - CIE1_02VE02) e solicite que conversem e relacionem as cenas às imagens das partes da cabeça. Oriente e incentive para que os alunos conversem sobre qual é a função de cada parte da cabeça representada nas cenas. Dê tempo para que os grupos conversem e justifiquem os motivos das relações feitas entre as imagens. Enquanto os grupos trabalham para a realização da atividade, circule pela sala observando as discussões, estratégias, interações e impressões sobre o que estão aprendendo. Intervenha nos grupos que precisarem de auxílio.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Convide os grupos para retornar ao círculo no grande grupo para que façam a apresentação da atividade. Dê tempo para que os alunos possam compartilhar suas discussões sobre a associação das cenas às partes da cabeça. Converse com os alunos fazendo os seguintes questionamentos:
1- Qual a função da nossa boca? Ela só serve para falar?
2- Para que serve o nosso nariz?
3- Sabemos que uma pessoa chegou na sala apenas quando estamos olhando para a porta?
4- Na conversa com os colegas e na realização da atividade seu grupo você descobriu para que serve cada parte da nossa cabeça?
5- Na nossa cabeça tem mais do que as quatro partes trabalhadas nesta aula. E algumas partes não estão aparentes.
Retome o questionamento apresentado anteriormente: “ O que está faltando?” junto à imagem da cabeça e após discussão, solicite que colem as partes que tinham analisado no início da atividade. (Atividade para impressão - (CIE1_02VE02)
Neste momento acompanhe os alunos no desenvolvimento da atividade de colagem das partes da cabeça. Observe as interações entre os alunos e intervenha se houver necessidade.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Apresente as informações no slide, em cartaz ou no quadro. Leia com os alunos as informações para sistematizar o que aprenderam na aula. Retome as hipóteses levantadas pelos estudantes nos momentos iniciais e reforce os conceitos trabalhados. Nesta aula os alunos devem ter feito a relação do nome de algumas partes da cabeça e discutido as funções delas. Se sentir necessidade, aprofunde o tema com a aula específica sobre “òrgãos dos sentidos”, que estará também disponível no site da Nova Escola (CIE1_02VE03 - Sentidos do Corpo).