Plano de Aula

Plano de aula: Fatoração do trinômio quadrado perfeito com coeficiente dominante diferente de 1

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Expressões algébricas e fatoração

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Vagner Campeão

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

EF09MA09:  Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Objetivos específicos

Resolver fatorações do tipo (bx + a)² estabelecendo relações com a expressão algébrica (bx)² + 2a(bx) +a² .

Conceito-chave

Fatoração de expressões algébricas

Conhecimentos que a turma deve dominar

Distributividade da multiplicação;

Cálculo de área de figuras retangulares;

Números quadrados perfeitos;

Recursos necessários

Projetor para apresentação dos slides da aula;

Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Régua;

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver fatorações do tipo (bx + a)² estabelecendo relações com a expressão algébrica (bx)² + 2a(bx) +a² .

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.