Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Situações- problemas com fatoração - caso (x + a) . (x - a)
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Expressões algébricas e fatoração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vagner Campeão
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
EF09MA09: Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas envolvendo fatoração do tipo (x+a).(x-a).
Conceito-chave
Fatoração de expressões algébricas
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Distributividade da multiplicação;
- Simplificação de frações;
- Cálculo de área de figuras retangulares;
- Números quadrados perfeitos;
Recursos necessários
- Projetor para apresentação dos slides da aula;
- Atividades impressas em folhas;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problemas envolvendo fatoração do tipo (x+a).(x-a).
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresente o slide aos alunos e leia o objetivo da aula. Retome nesse momento o conceito de fatoração.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 A 6)
Orientação: Nos slides 3 e 4, retome com os alunos o conceito de fatoração. Relembre os casos notáveis de fatorações aprendidos: fator comum, trinômio quadrado perfeito e diferença de dois quadrados.
Ja nos slides 4 e 5, explore as falas dos personagens. É importante que os alunos tenham este conceito da simplificação, pois usarão durante esta aula. Retome o conceito de anular na divisão (multiplicar e dividir por um mesmo número resulta em 1).
No slide 6, proponha que a atividade seja realizada individualmente. Acompanhe os alunos e auxilie-os nesta etapa, pois este conceito pode ser novo. Observe as soluções :
- 6x² + 12 = 6 . (x² + 2) = 6
x² + 2 x² + 2
- x² + 2x + 1 = (x + 1)² = (x + 1) . (x + 1) = x + 1
x + 1 x + 1 x + 1
- x² - 4 = (x + 2) . (x - 2) = x + 2
x - 2 x - 2
Propósito: Retomar os casos principais de fatoração e associá-la com a simplificação de frações e quociente.
Discuta com a turma:
- O que é quociente?
- Qual é sua relação com as frações?
- Qual é a operação inversa da divisão?
- O que é simplificar em uma divisão?
- Se uma expressão é multiplicada por 2x e é dividida por 2x, o que podemos concluir?
- Como a fatoração pode nos ajudar a simplificar frações , quocientes?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 A 6)
Orientação: Nos slides 3 e 4, retome com os alunos o conceito de fatoração. Relembre os casos notáveis de fatorações aprendidos: fator comum, trinômio quadrado perfeito e diferença de dois quadrados.
Ja nos slides 4 e 5, explore as falas dos personagens. É importante que os alunos tenham este conceito da simplificação, pois usarão durante esta aula. Retome o conceito de anular na divisão (multiplicar e dividir por um mesmo número resulta em 1).
No slide 6, proponha que a atividade seja realizada individualmente. Acompanhe os alunos e auxilie-os nesta etapa, pois este conceito pode ser novo. Observe as soluções :
- 6x² + 12 = 6 . (x² + 2) = 6
x² + 2 x² + 2
- x² + 2x + 1 = (x + 1)² = (x + 1) . (x + 1) = x + 1
x + 1 x + 1 x + 1
- x² - 4 = (x + 2) . (x - 2) = x + 2
x - 2 x - 2
Propósito: Retomar os casos principais de fatoração e associá-la com a simplificação de frações e quociente.
Discuta com a turma:
- O que é quociente?
- Qual é sua relação com as frações?
- Qual é a operação inversa da divisão?
- O que é simplificar em uma divisão?
- Se uma expressão é multiplicada por 2x e é dividida por 2x, o que podemos concluir?
- Como a fatoração pode nos ajudar a simplificar frações , quocientes?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 A 6)
Orientação: Nos slides 3 e 4, retome com os alunos o conceito de fatoração. Relembre os casos notáveis de fatorações aprendidos: fator comum, trinômio quadrado perfeito e diferença de dois quadrados.
Ja nos slides 4 e 5, explore as falas dos personagens. É importante que os alunos tenham este conceito da simplificação, pois usarão durante esta aula. Retome o conceito de anular na divisão (multiplicar e dividir por um mesmo número resulta em 1).
No slide 6, proponha que a atividade seja realizada individualmente. Acompanhe os alunos e auxilie-os nesta etapa, pois este conceito pode ser novo. Observe as soluções :
- 6x² + 12 = 6 . (x² + 2) = 6
x² + 2 x² + 2
- x² + 2x + 1 = (x + 1)² = (x + 1) . (x + 1) = x + 1
x + 1 x + 1 x + 1
- x² - 4 = (x + 2) . (x - 2) = x + 2
x - 2 x - 2
Propósito: Retomar os casos principais de fatoração e associá-la com a simplificação de frações e quociente.
Discuta com a turma:
- O que é quociente?
- Qual é sua relação com as frações?
- Qual é a operação inversa da divisão?
- O que é simplificar em uma divisão?
- Se uma expressão é multiplicada por 2x e é dividida por 2x, o que podemos concluir?
- Como a fatoração pode nos ajudar a simplificar frações , quocientes?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 A 6)
Orientação: Nos slides 3 e 4, retome com os alunos o conceito de fatoração. Relembre os casos notáveis de fatorações aprendidos: fator comum, trinômio quadrado perfeito e diferença de dois quadrados.
Ja nos slides 4 e 5, explore as falas dos personagens. É importante que os alunos tenham este conceito da simplificação, pois usarão durante esta aula. Retome o conceito de anular na divisão (multiplicar e dividir por um mesmo número resulta em 1).
No slide 6, proponha que a atividade seja realizada individualmente. Acompanhe os alunos e auxilie-os nesta etapa, pois este conceito pode ser novo. Observe as soluções :
- 6x² + 12 = 6 . (x² + 2) = 6
x² + 2 x² + 2
- x² + 2x + 1 = (x + 1)² = (x + 1) . (x + 1) = x + 1
x + 1 x + 1 x + 1
- x² - 4 = (x + 2) . (x - 2) = x + 2
x - 2 x - 2
Propósito: Retomar os casos principais de fatoração e associá-la com a simplificação de frações e quociente.
Discuta com a turma:
- O que é quociente?
- Qual é sua relação com as frações?
- Qual é a operação inversa da divisão?
- O que é simplificar em uma divisão?
- Se uma expressão é multiplicada por 2x e é dividida por 2x, o que podemos concluir?
- Como a fatoração pode nos ajudar a simplificar frações , quocientes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 A 12)
Orientação: Faça a leitura da situação-problema nessa sequência de seis slides. Trata-se de uma situação com vários dados, portanto oriente os alunos a anotá-los e durante a sua leitura construir possíveis expressões algébricas que representam os passos da construção do edifício. Esta atividade pode ser realizada em grupos produtivos de três ou quatro alunos.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 A 12)
Orientação: Faça a leitura da situação problema nessa sequência de seis slides. Trata-se de uma situação com vários dados, portanto oriente os alunos a anotá-los e durante a sua leitura construir possíveis expressões algébricas que representam os passos da construção do edifício. Esta atividade pode ser realizada em grupos produtivos de três ou quatro alunos.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 A 12)
Orientação: Faça a leitura da situação problema nessa sequência de seis slides. Trata-se de uma situação com vários dados, portanto oriente os alunos a anotá-los e durante a sua leitura construir possíveis expressões algébricas que representam os passos da construção do edifício. Esta atividade pode ser realizada em grupos produtivos de três ou quatro alunos.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 A 12)
Orientação: Faça a leitura da situação problema nessa sequência de seis slides. Trata-se de uma situação com vários dados, portanto oriente os alunos a anotá-los e durante a sua leitura construir possíveis expressões algébricas que representam os passos da construção do edifício. Esta atividade pode ser realizada em grupos produtivos de três ou quatro alunos.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 A 12)
Orientação: Faça a leitura da situação problema nessa sequência de seis slides. Trata-se de uma situação com vários dados, portanto oriente os alunos a anotá-los e durante a sua leitura construir possíveis expressões algébricas que representam os passos da construção do edifício. Esta atividade pode ser realizada em grupos produtivos de três ou quatro alunos.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos(slides 7 A 12)
Orientação: Faça a leitura da situação problema nessa sequência de seis slides. Trata-se de uma situação com vários dados, portanto oriente os alunos a anotá-los e durante a sua leitura construir possíveis expressões algébricas que representam os passos da construção do edifício. Esta atividade pode ser realizada em grupos produtivos de três ou quatro alunos.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 13 a 18)
Orientação: Reserve um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos discutam suas estratégias de resolução. Em seguida, peça para que dois alunos apresentem suas resoluções no quadro, sendo um por vez, ainda que você note que eles tenham errado. Após apresentarem, discuta com a turma essas resoluções, apontando erros (se houverem) e como poderiam ser corrigidos. Em seguida, apresente a resolução dos slides 13 a 18 como mais uma possibilidade de resolução, de modo que todos os alunos a compreendam. Busque explorar essa solução passo à passo.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discuta com a turma:
- Qual operação está relacionada com quadruplicar?
- Se os 49 apartamentos fossem construídos, qual seria a quantidade de apartamentos?
- É possível identificar fatores idênticos em 4x² - 49 e 2x - 7, sem fatorá-los?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que o edifício tinha antes e depois da ampliação?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que cada andar tinha antes e depois da ampliação?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 13 a 18)
Orientação: Reserve um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos discutam suas estratégias de resolução. Em seguida, peça para que dois alunos apresentem suas resoluções no quadro, sendo um por vez, ainda que você note que eles tenham errado. Após apresentarem, discuta com a turma essas resoluções, apontando erros (se houverem) e como poderiam ser corrigidos. Em seguida, apresente a resolução dos slides 13 a 18 como mais uma possibilidade de resolução, de modo que todos os alunos a compreendam. Busque explorar essa solução passo à passo.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discuta com a turma:
- Qual operação está relacionada com quadruplicar?
- Se os 49 apartamentos fossem construídos, qual seria a quantidade de apartamentos?
- É possível identificar fatores idênticos em 4x² - 49 e 2x - 7, sem fatorá-los?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que o edifício tinha antes e depois da ampliação?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que cada andar tinha antes e depois da ampliação?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 13 a 18)
Orientação: Reserve um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos discutam suas estratégias de resolução. Em seguida, peça para que dois alunos apresentem suas resoluções no quadro, sendo um por vez, ainda que você note que eles tenham errado. Após apresentarem, discuta com a turma essas resoluções, apontando erros (se houverem) e como poderiam ser corrigidos. Em seguida, apresente a resolução dos slides 13 a 18 como mais uma possibilidade de resolução, de modo que todos os alunos a compreendam. Busque explorar essa solução passo à passo.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discuta com a turma:
- Qual operação está relacionada com quadruplicar?
- Se os 49 apartamentos fossem construídos, qual seria a quantidade de apartamentos?
- É possível identificar fatores idênticos em 4x² - 49 e 2x - 7, sem fatorá-los?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que o edifício tinha antes e depois da ampliação?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que cada andar tinha antes e depois da ampliação?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 13 a 18)
Orientação: Reserve um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos discutam suas estratégias de resolução. Em seguida, peça para que dois alunos apresentem suas resoluções no quadro, sendo um por vez, ainda que você note que eles tenham errado. Após apresentarem, discuta com a turma essas resoluções, apontando erros (se houverem) e como poderiam ser corrigidos. Em seguida, apresente a resolução dos slides 13 a 18 como mais uma possibilidade de resolução, de modo que todos os alunos a compreendam. Busque explorar essa solução passo à passo.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discuta com a turma:
- Qual operação está relacionada com quadruplicar?
- Se os 49 apartamentos fossem construídos, qual seria a quantidade de apartamentos?
- É possível identificar fatores idênticos em 4x² - 49 e 2x - 7, sem fatorá-los?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que o edifício tinha antes e depois da ampliação?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que cada andar tinha antes e depois da ampliação?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 13 a 18)
Orientação: Reserve um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos discutam suas estratégias de resolução. Em seguida, peça para que dois alunos apresentem suas resoluções no quadro, sendo um por vez, ainda que você note que eles tenham errado. Após apresentarem, discuta com a turma essas resoluções, apontando erros (se houverem) e como poderiam ser corrigidos. Em seguida, apresente a resolução dos slides 13 a 18 como mais uma possibilidade de resolução, de modo que todos os alunos a compreendam. Busque explorar essa solução passo à passo.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discuta com a turma:
- Qual operação está relacionada com quadruplicar?
- Se os 49 apartamentos fossem construídos, qual seria a quantidade de apartamentos?
- É possível identificar fatores idênticos em 4x² - 49 e 2x - 7, sem fatorá-los?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que o edifício tinha antes e depois da ampliação?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que cada andar tinha antes e depois da ampliação?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 13 a 18)
Orientação: Reserve um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos discutam suas estratégias de resolução. Em seguida, peça para que dois alunos apresentem suas resoluções no quadro, sendo um por vez, ainda que você note que eles tenham errado. Após apresentarem, discuta com a turma essas resoluções, apontando erros (se houverem) e como poderiam ser corrigidos. Em seguida, apresente a resolução dos slides 13 a 18 como mais uma possibilidade de resolução, de modo que todos os alunos a compreendam. Busque explorar essa solução passo à passo.
Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas do tipo “diferença de dois quadrados” envolvidas em situações problemas.
Discuta com a turma:
- Qual operação está relacionada com quadruplicar?
- Se os 49 apartamentos fossem construídos, qual seria a quantidade de apartamentos?
- É possível identificar fatores idênticos em 4x² - 49 e 2x - 7, sem fatorá-los?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que o edifício tinha antes e depois da ampliação?
- Qual é a diferença no número de apartamentos que cada andar tinha antes e depois da ampliação?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Explore o fato de que agora os alunos estão usando os casos de fatoração aprendidos em aulas anteriores para resolver diferentes situações-problemas.
Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 20 e 21)
Orientação: O aluno deverá perceber que a pode usar a fatoração do tipo “diferença de dois quadrados” quando perceber que será distribuído aos x + y alunos (todos) a quantia de x² - y² reais (diferença entre os valores arrecadados) . Oriente eles a usarem a fatoração que foi explorada nesta aula.
Propósito: Usar a fatoração do tipo diferença de dois quadrados para resolver situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual expressão algébrica representa a situação problema?
- É possível simplificar a fração algébrica?
- Qual é a expressão, em função de x e y, que representa a quantidade em dinheiro que os alunos receberam?
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 20 e 21)
Orientação: O aluno deverá perceber que a pode usar a fatoração do tipo “diferença de dois quadrados” quando perceber que será distribuído aos x + y alunos (todos) a quantia de x² - y² reais (diferença entre os valores arrecadados) . Oriente eles a usarem a fatoração que foi explorada nesta aula.
Propósito: Usar a fatoração do tipo diferença de dois quadrados para resolver situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual expressão algébrica representa a situação problema?
- É possível simplificar a fração algébrica?
- Qual é a expressão, em função de x e y, que representa a quantidade em dinheiro que os alunos receberam?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_05ALG08)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, peça que acessem o link https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-9-ano/algebra-expressoes-algebricas-9ano/pt-introduo-fatorao/v/factors-and-divisibility-in-algebra?modal=1. Lá estarão todas revisões sobre fatoração.
Atividade principal
- Determine que acessem ao link https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-9-ano/algebra-expressoes-algebricas-9anoE, além de assistirem aos vídeos de introdução à fatoração e introdução à fatoração de expressões do segundo grau, resolvam os exercícios de prática de cada uma dessas duas seções.
- Combine um tempo para retorno de dúvidas e impressões sobre as atividades.
Painel e discussão de soluções
Depende das respostas. Mas conduza de forma a perceberem a força do uso de um produto notável como ferramenta de cálculo poderosa.
Raio X
Depois que houver o debate sobre as atividades realizadas, sugira que desenvolvam a expressão:
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, no acesso a novos links que propiciam ambientes de aprendizagem como os disponibilizados nesse plano.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vagner Campeão
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
EF09MA09: Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas envolvendo fatoração do tipo (x+a).(x-a).
Conceito-chave
Fatoração de expressões algébricas
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Distributividade da multiplicação;
- Simplificação de frações;
- Cálculo de área de figuras retangulares;
- Números quadrados perfeitos;
Recursos necessários
- Projetor para apresentação dos slides da aula;
- Atividades impressas em folhas;