Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de equações quadráticas por cálculo mental
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Equações quadráticas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lais Aline Casagrande Pires de Melo
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
EF09MA09 - Compreender os processo de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º Grau.
Objetivos específicos
Resolver equações quadráticas por cálculo mental através da soma e produto das raízes.
Conceito-chave
Cálculo mental de equações quadráticas.
Conceitos que a turma deve dominar
- O que são equações quadráticas e suas principais características.
- Compreensão sobre o que é solução ou raiz de uma equação quadrática.
Recursos necessários
- Projetor (pode ser substituído pelo quadro)
- Atividades impressas
- Caderno e Lápis
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver equações quadráticas por cálculo mental através da soma e produto das raízes.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da Aula
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides de 7 a 12).
Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão discutir e comparar com as observações que eles já fizeram sobre as raízes e os coeficientes da equação. Incentive que as observações e cálculos sejam feitos mentalmente e que as relações obtidas são uma estratégia de organização mental para encontrar as raízes da equação.
Propósito: Discutir sobre as relações entre as raízes e os coeficientes da equação quadrática.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO