Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Fatorando o quadrado da soma de dois termos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Expressões algébricas e fatoração
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Aparecida Britto
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
EF09MA09: Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Objetivos específicos
Entender que as expressões (x + a)² e x² + 2ax +a² são equivalentes.
Fatorar expressões do tipo x² + 2ax +a².
Conceito-chave
Fatoração de expressões algébricas
Recursos necessários
- Projetor para apresentação dos slides da aula;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Entender que as expressões (x + a)² e x² + 2ax +a² são equivalentes.
Fatorar expressões do tipo x² + 2ax +a².
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Inicie esta etapa da aula questionando aos alunos se lembram como são feitas as operações com potências de mesma base, conforme apresentado no slide 3.
Deixe que eles pensem um pouco sobre o que seria potência de mesma base e passe para o slide 4.
É esperado que o aluno perceba, em cada caso, o resultado do produto tem a mesma base da operação e o expoente é a soma dos expoentes da operação (de modo geral, que note a propriedade: an+am = am+n).
Ao fim, generalize a ideia por meio da propriedade an+am = am+n e a escreva no quadro.
Propósito: Retomar a multiplicação de potências de mesma base.
Discuta com a turma:
- O que é a base da potência? (termo que se repete na multiplicação)
- O que é o expoente da potência? (quantidade de vezes que o fator (base) se repete na multiplicação)
- Quando duas potências de mesma base são multiplicadas, como escrevemos o resultado? (De modo geral: an+am = am+n)
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Inicie esta etapa da aula questionando aos alunos se lembram como são feitas as operações com potências de mesma base, conforme apresentado no slide 3.
Deixe que eles pensem um pouco sobre o que seria potência de mesma base e passe para o slide 4.
É esperado que o aluno perceba, em cada caso, o resultado do produto tem a mesma base da operação e o expoente é a soma dos expoentes da operação (de modo geral, que note a propriedade: an+am = am+n).
Ao fim, generalize a ideia por meio da propriedade an+am = am+n e a escreva no quadro.
Propósito: Retomar a multiplicação de potências de mesma base.
Discuta com a turma:
- O que é a base da potência? (termo que se repete na multiplicação)
- O que é o expoente da potência? (quantidade de vezes que o fator (base) se repete na multiplicação)
- Quando duas potências de mesma base são multiplicadas, como escrevemos o resultado? (De modo geral: an+am = am+n).
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Peça para que os alunos se sentem em duplas. Projete ou entregue a atividade impressa para cada um dos alunos e leia atentamente com eles.
Peça então que eles respondam a atividade, conforme solicitado no slide 4, sendo a letra A respondida individualmente e as demais nas respectivas duplas.
Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala perceba como estão pensando para chegar às respostas. Note quais são as diferentes estratégias utilizadas por eles e se houver alguma dúvida, faça perguntas para eles que os instiguem a pensar numa resposta correta, você pode consultar logo abaixo no guia de intervenções algumas dessas perguntas.
Propósito: Apresentar o contexto da questão para os alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Peça para que os alunos se sentem em duplas. Projete ou entregue a atividade impressa para cada um dos alunos e leia atentamente com eles.
Peça então que eles respondam a atividade, conforme solicitado no slide 4, sendo a letra A respondida individualmente e as demais nas respectivas duplas.
Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala perceba como estão pensando para chegar às respostas. Note quais são as diferentes estratégias utilizadas por eles e se houver alguma dúvida, faça perguntas para eles que os instiguem a pensar numa resposta correta, você pode consultar logo abaixo no guia de intervenções algumas dessas perguntas.
Propósito: Apresentar o contexto da questão para os alunos.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientação: Reserve esse momento para que alguns de seus alunos mostrem como chegaram às respostas de cada item da atividade. Você pode fazer o convite a alguns deles ou perguntar quem gostaria de mostrar como pensou. Lembre-se de que mesmo aqueles que não chegaram à respostas corretas tiveram um raciocínio no processo de solução e podem trazer muitas contribuições apresentando-o à turma para que investiguem juntos por que o erro ocorreu e como ele poderia ser evitado.
Nos slides 8 a 10, apresentam-se algumas resoluções, onde:
No slide 8, discutimos uma estratégia que poderia ter sido usada para obter a quantidade de pisos que seriam necessários para cobrir todo o espaço. Nessa resolução foi feita a partição do corredor em três partes (I, II e III) e em seguida o cálculo da quantidade de pisos para cobrir cada região, essas quantidades foram somadas juntamente com a quantidade de pisos necessários para cobrir a sala.
No slide 9, é apresentada uma segunda estratégia para encontrar a quantidade de pisos necessária para pavimentar todo o espaço. O corredor foi dividido em duas partes (I, II). Foi determinada a quantidade de pisos que seria necessária para cobrir cada parte, essas quantidades foram somadas, juntamente com a quantidade de pisos necessária para cobrir a sala.
No slide 10 considerou-se as dimensões do espaço total ocupado pela sala e corredor (quadrado de lado x + 4). A partir disso, foi determinada a quantidade total de pisos necessária para essa pavimentação. Observe que como, independente da estratégia, o espaço ocupado pela sala e corredor não mudam, temos que todas as expressões encontradas para definir a quantidade de pisos são equivalentes. Reforce isso com os alunos.
Propósito: Oportunizar que os alunos apresentem as suas estratégias de solução e também apresentar e discutir com eles algumas possibilidades de resolução da atividade.
Discuta com a turma:
Como você pensou para chegar a essa resposta?
Quais outras estratégias poderíamos usar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientação: Reserve esse momento para que alguns de seus alunos mostrem como chegaram às respostas de cada item da atividade. Você pode fazer o convite a alguns deles ou perguntar quem gostaria de mostrar como pensou. Lembre-se de que mesmo aqueles que não chegaram à respostas corretas tiveram um raciocínio no processo de solução e podem trazer muitas contribuições apresentando-o à turma para que investiguem juntos por que o erro ocorreu e como ele poderia ser evitado.
Nos slides 8 a 10, apresentam-se algumas resoluções, onde:
No slide 8, discutimos uma estratégia que poderia ter sido usada para obter a quantidade de pisos que seriam necessários para cobrir todo o espaço. Nessa resolução foi feita a partição do corredor em três partes (I, II e III) e em seguida o cálculo da quantidade de pisos para cobrir cada região, essas quantidades foram somadas juntamente com a quantidade de pisos necessários para cobrir a sala.
No slide 9, é apresentada uma segunda estratégia para encontrar a quantidade de pisos necessária para pavimentar todo o espaço. O corredor foi dividido em duas partes (I, II). Foi determinada a quantidade de pisos que seria necessária para cobrir cada parte, essas quantidades foram somadas, juntamente com a quantidade de pisos necessária para cobrir a sala.
No slide 10 considerou-se as dimensões do espaço total ocupado pela sala e corredor (quadrado de lado x + 4). A partir disso, foi determinada a quantidade total de pisos necessária para essa pavimentação. Observe que como, independente da estratégia, o espaço ocupado pela sala e corredor não mudam, temos que todas as expressões encontradas para definir a quantidade de pisos são equivalentes. Reforce isso com os alunos.
Propósito: Oportunizar que os alunos apresentem as suas estratégias de solução e também apresentar e discutir com eles algumas possibilidades de resolução da atividade.
Discuta com a turma:
Como você pensou para chegar a essa resposta?
Quais outras estratégias poderíamos usar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientação: Reserve esse momento para que alguns de seus alunos mostrem como chegaram às respostas de cada item da atividade. Você pode fazer o convite a alguns deles ou perguntar quem gostaria de mostrar como pensou. Lembre-se de que mesmo aqueles que não chegaram à respostas corretas tiveram um raciocínio no processo de solução e podem trazer muitas contribuições apresentando-o à turma para que investiguem juntos por que o erro ocorreu e como ele poderia ser evitado.
Nos slides 8 a 10, apresentam-se algumas resoluções, onde:
No slide 8, discutimos uma estratégia que poderia ter sido usada para obter a quantidade de pisos que seriam necessários para cobrir todo o espaço. Nessa resolução foi feita a partição do corredor em três partes (I, II e III) e em seguida o cálculo da quantidade de pisos para cobrir cada região, essas quantidades foram somadas juntamente com a quantidade de pisos necessários para cobrir a sala.
No slide 9, é apresentada uma segunda estratégia para encontrar a quantidade de pisos necessária para pavimentar todo o espaço. O corredor foi dividido em duas partes (I, II). Foi determinada a quantidade de pisos que seria necessária para cobrir cada parte, essas quantidades foram somadas, juntamente com a quantidade de pisos necessária para cobrir a sala.
No slide 10 considerou-se as dimensões do espaço total ocupado pela sala e corredor (quadrado de lado x + 4). A partir disso, foi determinada a quantidade total de pisos necessária para essa pavimentação. Observe que como, independente da estratégia, o espaço ocupado pela sala e corredor não mudam, temos que todas as expressões encontradas para definir a quantidade de pisos são equivalentes. Reforce isso com os alunos.
Propósito: Oportunizar que os alunos apresentem as suas estratégias de solução e também apresentar e discutir com eles algumas possibilidades de resolução da atividade.
Discuta com a turma:
Como você pensou para chegar a essa resposta?
Quais outras estratégias poderíamos usar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientação: Reserve esse momento para que alguns de seus alunos mostrem como chegaram às respostas de cada item da atividade. Você pode fazer o convite a alguns deles ou perguntar quem gostaria de mostrar como pensou. Lembre-se de que mesmo aqueles que não chegaram à respostas corretas tiveram um raciocínio no processo de solução e podem trazer muitas contribuições apresentando-o à turma para que investiguem juntos por que o erro ocorreu e como ele poderia ser evitado.
Nos slides 8 a 10, apresentam-se algumas resoluções, onde:
No slide 8, discutimos uma estratégia que poderia ter sido usada para obter a quantidade de pisos que seriam necessários para cobrir todo o espaço. Nessa resolução foi feita a partição do corredor em três partes (I, II e III) e em seguida o cálculo da quantidade de pisos para cobrir cada região, essas quantidades foram somadas juntamente com a quantidade de pisos necessários para cobrir a sala.
No slide 9, é apresentada uma segunda estratégia para encontrar a quantidade de pisos necessária para pavimentar todo o espaço. O corredor foi dividido em duas partes (I, II). Foi determinada a quantidade de pisos que seria necessária para cobrir cada parte, essas quantidades foram somadas, juntamente com a quantidade de pisos necessária para cobrir a sala.
No slide 10 considerou-se as dimensões do espaço total ocupado pela sala e corredor (quadrado de lado x + 4). A partir disso, foi determinada a quantidade total de pisos necessária para essa pavimentação. Observe que como, independente da estratégia, o espaço ocupado pela sala e corredor não mudam, temos que todas as expressões encontradas para definir a quantidade de pisos são equivalentes. Reforce isso com os alunos.
Propósito: Oportunizar que os alunos apresentem as suas estratégias de solução e também apresentar e discutir com eles algumas possibilidades de resolução da atividade.
Discuta com a turma:
Como você pensou para chegar a essa resposta?
Quais outras estratégias poderíamos usar?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Leia atentamente as informações dos slides 11 e 12 com os alunos. Verifique se os alunos se os alunos compreenderam que as expressões por eles obtidas para a quantidade de pisos são equivalentes. Argumente que isso é verdadeiro porque a área coberta pelos não muda, independente das estratégias usadas, assim como os pisos são os mesmos em todas as ocasiões.
Note que no slide 12, o raciocínio desenvolvido pelos alunos na atividade principal é generalizado. Observe que x e a são incógnitas quaisquer. Na atividade o “a” era equivalente a 4 metros (lado da sala). Apresente essa associação aos alunos. Ou faça perguntas para que eles percebam a equivalência, por exemplo:
- qual é a relação da expressão que vocês encontraram com essa que está expressa aqui?
Você pode escrever outros exemplos no quadro e fatorá-los, para que os alunos compreendam a relação.
Propósito: Sistematizar o conceito e as ideias focalizadas na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Pergunte aos alunos: Por que (x + 4) . (x + 4) = (x + 4)²? No aquecimento foi visto que o produto de potências de mesma base pode ser escrito em uma potência, que terá a mesma base e os expoente somados.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Leia atentamente as informações dos slides 11 e 12 com os alunos. Verifique se os alunos se os alunos compreenderam que as expressões por eles obtidas para a quantidade de pisos são equivalentes. Argumente que isso é verdadeiro porque a área coberta pelos não muda, independente das estratégias usadas, assim como os pisos são os mesmos em todas as ocasiões.
Note que no slide 12, o raciocínio desenvolvido pelos alunos na atividade principal é generalizado. Observe que x e a são incógnitas quaisquer. Na atividade o “a” era equivalente a 4 metros (lado da sala). Apresente essa associação aos alunos. Ou faça perguntas para que eles percebam a equivalência, por exemplo:
- qual é a relação da expressão que vocês encontraram com essa que está expressa aqui?
Você pode escrever outros exemplos no quadro e fatorá-los, para que os alunos compreendam a relação.
Propósito: Sistematizar o conceito e as ideias focalizadas na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Pergunte aos alunos: Por que (x + 4) . (x + 4) = (x + 4)²? No aquecimento foi visto que o produto de potências de mesma base pode ser escrito em uma potência, que terá a mesma base e os expoente somados.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a aula explicitando aos alunos o que foi aprendido na aula. Certifique-se de todas as informações ficaram claras.
Propósito: Apresentar de modo resumido a ideia central discutida na aula.
Materiais complementares:
Você encontrará uma boa matéria sobre o tema dessa aula na reportagem “Produtos Notáveis” publicada no site da Nova Escola. Confira no link.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: O objetivo da atividade é que o estudante realize uma fatoração do tipo (a+b)² relacionando com a expressão algébrica associada. Para esse caso, temos que a quantidade de ladrilhos poderá ser definida por a²+40a+400, que tem por fatoração (a+20)².
Peça aos alunos que a respondam individualmente e circule pela sala para observar quais são as estratégias utilizadas por eles e se ainda há alguma dúvida sobre a temática estudada.
Discuta com a turma:
- Quais outras expressões equivalentes podem ser usadas?
- Como as expressões usadas se relacionam com a representação geométrica do salão de festas?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_05ALG02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, questione sobre a fatoração algébrica gerada por expressões do tipo: a² + ab. (a.(a+b))
Atividade principal
Proponha para os alunos refazerem as tarefas de dobrar e recortar a folha, mas com algumas modificações, nessa ordem:
1) Faça uma dobra e corte a folha conforme a imagem abaixo (A4, do caderno...):
2) Depois de cortar, chame o lado do quadrado pela letra a e o lado menor do retângulo cortado de b e recoloque o retângulo ao lado do quadrado. Anote o comprimento dos lados usando a e b para escrever.
3) Agora, em outra folha, recorte um retângulo com um lado medindo (a + b) e o outro medindo b, pois já sabem quem é a medida a e b nessa situação.
4) Coloque o quadrado cortado da primeira folha, o retângulo menor e o maior, um encostado no outro (=justaposto) de modo a formar um outro retângulo maior.
5) Faça a multiplicação e veja a expressão que aparece.
Painel de soluções
1) Depende da folha.
2) Assim, os lados do retângulo ficarão:
3) Assim, os lados do retângulo maior ficarão:
4) Peça para mandarem a foto.
5) A = (a + b).(a + b) = (a + b)²
Discussão das soluções
Aplicando a distributiva (ou, simplesmente, lembrando dos produtos notáveis), resolva a expressão: (a + b)² = (a + b).(a + b) = a² + a.b + a.b + b² = a² + 2. a.b + b².
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que escrever qualquer expressão algébrica a² + 2. a.b + b² , é gerada por (a + b)² . Ou seja, (a + b)² é a fatoração de a² + 2. a.b + b² .
- Peça que reparem que em qualquer posição justaposta das figuras, a área não muda. Por isso, podemos escolher uma posição que nos seja melhor para o cálculo da área.
Raio X
Sugira que fatorem a expressão: c² + 4.c + 4 = ?
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e acessem o link https://www.youtube.com/watch?v=FLk879D4fos se tiverem dúvidas sobre como dobrar.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Aparecida Britto
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
EF09MA09: Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Objetivos específicos
Entender que as expressões (x + a)² e x² + 2ax +a² são equivalentes.
Fatorar expressões do tipo x² + 2ax +a².
Conceito-chave
Fatoração de expressões algébricas
Recursos necessários
- Projetor para apresentação dos slides da aula;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.