14276
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - As crianças e suas danças

Nesta atividade, a professora organiza uma votação para que os pequenos selecionem uma música para dançar.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Roselaine Pontes de Almeida

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:

As crianças e suas danças

As danças e as culturas

Estações para brincar de dançar

Organizando coreografias

Dançando para os colegas

Faça um levantamento prévio das músicas preferidas das crianças e as anote em cartolinas ou papel kraft..Baixe essas músicas e as salve em um CD ou outro dispositivo. Salve também músicas de diferentes ritmos (clássica, latina/ cubana, batuques/percussão, africana, pop americana etc), que não se restrinjam ao repertório infantil e sugiram diferentes movimentos de dança: mais lentos e suaves, mais rápidos e agitados, ritmados.

Materiais:

Tocador de som

Cartolina ou papel kraft

Canetão

Tesoura

Fita adesiva

Adesivos ou etiquetas (um para cada criança)

Materiais para registro fotográfico e em vídeo (câmera fotográfica ou celular) e escrito (papel/caderno e caneta)

Espaços:

Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, quadra), desde que seja amplo e tenha espaço suficiente para permitir o deslocamento das crianças. Inicialmente, todo o grupo será organizado em roda. Depois, as crianças devem ficar livres para dançar em pequenos grupos ou individualmente. Ao final, todas voltam para a roda.

Tempo sugerido:

Entre 45 e 60 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças mostram-se livres e motivadas para explorar o ambiente e dançar? Como utilizam o corpo nessa experiência?

2. Como as crianças interagem e se movimentam durante as danças?Elas combinam movimentos e procuram imitar umas às outras?

3. De que forma as crianças exploram os espaços durante a dança? Como realizam essas escolhas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A dança pode ser uma experiência vivida por todas as crianças, respeitando-se toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas desse tipo de vivência. Ajude quem apresenta dificuldade em iniciar movimentos ou quem não participa da atividade por timidez ou receio de não conseguir. Incentive as crianças a se ajudarem e respeite as preferências delas na forma como dançam e na escolha de seus parceiros de dança.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo para sentar em roda com você e conte que hoje a atividade vai ser muito prazerosa, pois vai envolver música e dança. Investigue as experiências das crianças com a dança, perguntando quem gosta de dançar, que tipo de música preferem dançar e se costumam dançar sozinhas ou não e com quem costumam fazer isso.


2

Relembre as crianças sobre o dia em que fizeram a atividade de escrita das músicas preferidas delas num cartaz e mostre-o a elas. Peça ajuda para colarem juntos o cartaz na parede ou em uma superfície plana. Conte que você irá colocar algumas músicas para que elas possam ouvir e dançar, mas que para escolher qual será essa música você propõe uma votação. Pergunte se alguém sabe o que é e como funciona uma votação. Deixe que as crianças falem o que já sabem. Incentive o levantamento de hipóteses e a exposição de opiniões.


3

Explique ao grupo como será a votação: diga que você vai ler novamente o nome de cada uma das músicas anotadas no cartaz e que, ao ler a sua preferida, a criança vai até ao cartaz e faz uma marquinha ou cola algum objeto (um adesivo, uma etiqueta) ao lado do nome dela. Ao final da votação, pergunte às crianças como será possível saber qual música foi a mais votada e as convide a identificar, pela contagem dos votos, qual foi a vencedora.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, agora que cada uma já escolheu sua música preferida, como podemos saber qual música foi a mais votada? Quem consegue saber qual foi? Como foi possível descobrir isso, apenas olhando para o cartaz? Que tal contarmos juntos quantos votos cada música recebeu?


4

Comunique às crianças que agora você irá colocar a música vencedora da votação para tocar, mas que depois outras músicas também serão tocadas. Convide-as para dançar, cantar ou brincar da forma que ficarem mais à vontade. Deixe-as livres para se expressar como quiserem. Procure não interferir nas formas de manifestação delas. Dance junto se for convidado por elas ou se tiver vontade de fazer isso.


5

Enquanto a música toca, observe e registre as iniciativas e os comportamentos das crianças: se dançam livremente, se realizam movimentos diversos, se imitam o colega, se apenas observam, se fazem de conta que estão tocando algum instrumento, se demonstram alegria e espontaneidade ao se movimentar, se convidam outras crianças para que dancem juntos. A ideia de iniciar com uma música conhecida e escolhida pelas crianças é para trazer um contexto de familiaridade, favorecendo o envolvimento delas com a proposta.

Possíveis ações do professor neste momento: Ao observar a criança que, por qualquer motivo, prefere não se movimentar ao som da música, você pode dançar fazendo movimentos próximos da criança, convidando-a para dançar junto com você. Se mesmo assim ela não se envolver, respeite a vontade dela e convide-a a observar os colegas junto com você.


6

Experimente trocar a música, colocando algumas já selecionadas por você, permitindo que essa mudança interfira no modo como as crianças movimentam o corpo: de forma mais lenta e suave, mais rápido e agitado, ritmado, etc. Observe a reação delas e procure conhecer a forma como elas se expressam pela dança, com uso do corpo e de seus movimentos.


7

Durante a atividade, é possível que algumas crianças não demonstrem envolvimento com a proposta, outras podem ficar cansadas e não querer mais dançar. Nesse caso, respeite o sentimento da criança e permita que ela fique à vontade para parar quando quiser. Você também pode pedir auxílio dela para fotografar os colegas, oferecendo a ela a câmera fotográfica ou o celular para que faça os registros.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for acabando, avise a todas que em cinco minutos vocês se reunirão em roda. Aproveite esse momento para colocar músicas mais lentas e dramáticas, que sugiram o tom de finalização da atividade. Passados os cinco minutos, reúna todo o grupo em roda e peça para as crianças contarem como foi a experiência: se a atividade as agradou, se conhecem outras pessoas que gostam de dançar, se é possível dançar sem música, com qualquer música etc. Também é possível pedir para que cada criança mostre um movimento que gostou de fazer durante a proposta ou que você tenha observado. Incentive todas elas a participar desse momento, expressando-se de diferentes formas.

Desdobramentos

Esta mesma atividade pode ser repetida diversas vezes, variando os tipos de músicas propostas e incluindo a utilização de objetos sonoros, para que as crianças dancem e toquem também. Inclua músicas regionais, assim você amplia o repertório cultural das delas. Aproveite para mostrar fotos e vídeos de danças em diferentes culturas.

Engajando as famílias

Comunique às famílias sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido sobre danças e as culturas e proponha que auxiliem as crianças a investigar formas como as pessoas dançam. Comunique que estas descobertas podem ser registradas em forma de desenho, fotos ou em pequenos vídeos, que deverão ser trazidos à escola para apresentações e discussões com os colegas. Caso queiram, os familiares podem informar quais músicas costumam ouvir coms os filhos. Se possível, faça uma coletânea musical com as canções trazidas pelos familiares para ser socializada com as crianças.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

As danças e as culturas

ATIVIDADE 03

Estações para brincar de dançar

ATIVIDADE 04

Organizando coreografias

ATIVIDADE 05

Dançando para os colegas

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG03 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com as partes do corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

As crianças e suas danças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Desvio de obstáculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com cordas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Corrida do Sapo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Estações para brincar de dançar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coreografias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percursos com tecidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cantigas de rodas conhecidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montagem de circuito

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de um jogo de percurso

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Cacuriá do Maranhão

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras musicais

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo o próprio brinquedo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Esconde esconde de objetos sonoros

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

O cuidado e o faz de conta: Banho de bonecos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fotografando o meu entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Gravando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Creche / Educação Infantil / Unidade

As crianças e suas danças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Corrida do Sapo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coreografias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodada de caretas da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando para os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo livros e histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras musicais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann