Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Diários

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF03LP17 : Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF35LP30 : Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

EF15LP12 : Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

EF35LP11 : Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

EF03LP07 : Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

EF35LP14 : Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

EF03LP12 : Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF03LP13 : Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Plano 01 de 15

Diário: conhecendo o gênero.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Valéria da SilveiraMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: conhecendo o gênero. Finalidade da aula: Conhecer o gênero...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Valéria da SilveiraMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero. Finalidade da aula: Am...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF03LP12

Plano 03 de 15

Diário : ler para conhecer o gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Valéria da SilveiraMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário : ler para conhecer o gênero Finalidade da aula: Localizar informa...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF03LP12

Plano 04 de 15

Diário: formatação e diagramação do gênero.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: formatação e diagramação do gê...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP17

Plano 05 de 15

Diário: exercitando a diagramação do gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: exercitando a diagramação do gênero Finalid...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP17

Plano 06 de 15

Diário: reprodução textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: reprodução textual Finalidade da aula: Aplic...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP17

Plano 07 de 15

Diário: diferenciação do discurso direto e indireto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: diferenciação do  discurso direto e indireto...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 08 de 15

Diário: o efeito de sentido de verbos de enunciação no disc...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: o efeito de sentido de verbos de enunciação no &n...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 09 de 15

Diário: aplicação do sentido de verbos de enunciação no dis...

Título da aula: Diário: aplicação do sentido de verbos de enunciação no  discurso direto.  Finalidade da aula: Aplicar os conhecimentos do emprego do discurso direto e indireto Ano: 3º ano do Ensino Fundamental Gênero:&nb...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 10 de 15

O diário em áudio e vídeo: vlogs na internet

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: O diário em áudio e vídeo: vlogs na internet Finalidade d...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP12

EF15LP13

Plano 11 de 15

Diário: diferentes variações linguísticas no gênero do discu...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: diferentes variações linguísticas no g&eci...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP11

Plano 12 de 15

Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo. Finalid...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP12

EF15LP13

Plano 13 de 15

Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel Finalidade da...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

EF03LP13

Plano 14 de 15

Diário: produção textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: produção textual Finalidade da aula: Produzi...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP08

EF35LP09

EF03LP07

EF35LP14

EF03LP13

Plano 15 de 15

Diário: revisão e edição do texto produzido

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Valéria Da Silveira Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diário: revisão e edição do texto produzido Finali...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07