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Plano de aula - Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a adição.

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 10/12/2018
Código: MAT1_05NUM08

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Cálculo mental com somas até 10.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.

Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Reconhecer os números do zero ao 10;
  3. Quantificar até 10;
  4. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Conceito-chave

Cálculo mental com somas até 10.

Recursos necessários

  1. Material de contagem (opcional);
  2. Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, atividade do Raio X;
  3. Cartaz (opcional): Retomada (materiais e regras do jogo), Encerramento e Raio X.

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, 4, e 5).

Orientação: Projete o slide ou faça a pergunta que está nele diretamente para as crianças.

Propósito: Apresentar o jogo, explicar como funciona e destacar seu objetivo: Realizar somas até 10.

Discuta com a turma:

  • Por que será que o jogo se chama “Corrida dos números”?

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, 4, e 5).

Orientação: Projete o slide ou faça um cartaz ou apresente os materiais necessários para a realização do jogo: o conjunto de cartas numeradas do 0 ao 10, tendo duas cartas com o número 5; metade de uma folha A4 e lápis para cada aluno do grupo. Explique que os alunos trabalharão em grupo de 4 alunos.

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, 4, e 5).

Orientação: Projete o slide ou faça um cartaz com as orientações sobre como o jogo funciona.

Destaque, inicialmente, o objetivo da “Corrida dos números”: escolher duas cartas que juntas dê 10. Leia cada uma das etapas do jogo, explicando para os alunos o que tem que ser feito. Observe se houve compreensão por parte de todos como o jogo acontecerá.

Por fim, reforce que eles têm que encontrar um jeito de descobrir se as duas cartas que escolheram dão 10.

Enfatize que quem primeiro descobrir deve dizer: “Deu 10.” Feita a verificação da resposta conforme as regras lidas, inicia-se uma nova rodada seguindo o comando do professor.

Não deixe de pedir que cada um escreva na sua folha os números que somaram 10. Observação: É importante marcar um tempo para cada jogada, uma vez que a turma trabalhará em grupos. Dessa forma, você terá condições de passar pelas mesas enquanto as crianças estão jogando.

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Distribua o material necessário para a realização da “Corrida dos números”. Peça que primeiramente embaralhem as cartas numeradas sobre a mesa. Diga que aguardem o seu comando para poderem pegar as cartas. Dê início ao jogo definindo que comando deverão aguardar (Frases como: “Já!”, “Podem começar!”, o uso de um apito, o bater de mãos etc.). A cada nova jogada, as cartas devem ser outra vez embaralhadas.

Propósito: Estimular o cálculo mental com somas até 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Discuta com a turma:

  • Quantas cartas vocês vão escolher?
  • Quanto tem que dar as cartas escolhidas?
  • Quem primeiro descobrir o resultado, dirá o quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Regras do jogo

Tempo previsto: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide ou leia a frase que está nele. Interaja com os alunos enquanto estão jogando. Passe pelas mesas e observe as cartas escolhidas. Fique atento às estratégias que estão empregando para descobrir o resultado. Converse no grupo sobre a verificação da resposta.

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre as formas de representar seu raciocínio, oportunizando a troca de opiniões, a verificação e a comparação de resultados.

Discuta com a turma:

À medida que passa nos grupos, pergunte:

  • Como você pensou para escolher as cartas?
  • As cartas que você escolheu deu dez?
  • Se você pegou o zero (0) a outra carta pode ser maior ou menor que 9 para dar 10?
  • Se você pegar o 3 e o 7 será que dá 10? E, se seu colega pegar o 7 e o 3 será que também dará 10?
  • Se você pegar uma carta com o número 5, que número deverá ter na outra carta? O que você descobriu?
  • O que vocês fizeram para conferir a resposta do colega?
  • Caso algum aluno tenha formado 10 com as cartas 2 e 8, pergunte: Só posso somar 10 juntando o 2 com o 8? Posso juntar outro número com o 2 para dar 10? Será que dá?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Projete ou reproduza em cartaz o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, destacando algumas possibilidades de somas encontradas pelos grupos.

Propósito: Socializar o que foi aprendido com o jogo, destacando algumas possibilidades de somar 10 com duas cartas do jogo.

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientação: Projete ou reproduza no quadro ou em cartaz o problema. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos a entenderam. Entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os trabalhar individualmente.

Propósito: Estimular os alunos a usarem o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

  • Quem será que somou 10? Luiz ou Bruna?
  • Como vocês pretendem fazer para descobrir?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.

Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Reconhecer os números do zero ao 10;
  3. Quantificar até 10;
  4. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Conceito-chave

Cálculo mental com somas até 10.

Recursos necessários

  1. Material de contagem (opcional);
  2. Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, atividade do Raio X;
  3. Cartaz (opcional): Retomada (materiais e regras do jogo), Encerramento e Raio X.


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