9534
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo as Formas Geométricas Planas

POR: Artur Ribeiro dos Santos, 18/09/2018
Código: MAT1_09GEO01

1º ano / Matemática / Geometria

PLano de Aula Alinhado à BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Conceito-chave

Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo; nomeação, contagem de lados e vértices nos polígonos estudados)

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar ou imprimir o slide para as crianças.

Propor uma roda de conversa sobre o formato de coisas, objetos, móveis.

Levantar os conhecimentos prévios trazidos pelas crianças acerca do tema.

Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os objetos.

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios das crianças.

Discuta com a turma:

  • Alguém já parou pra pensar sobre o formato que as coisas tem?
  • Todos os objetos no mundo tem o mesmo formato e as mesmas características?
  • Podemos dizer que a tampa da mesa de vocês, tem o mesmo formato do quadro? por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentar a discussão sobre formas geométricas planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.

Identificar e nomear cada uma delas.

Discutir suas características e propriedades.

Propósito: Apresentar o círculo, o quadrado, o triângulo e o retângulo como formas geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dar um exemplo de um objeto que tenha o formato parecido com o do caderno?
  • E um objeto parecido com o relógio da parede?
  • Todos esses objetos tem características de formas geométricas planas?
  • Quais as características do círculo?
  • Quais as características do quadrado?
  • Quais as características do retângulo?
  • Quais as características do triângulo?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar ou ler a questão para as crianças.

Levantar as hipóteses das crianças acerca da existência ou não de objetos que se pareçam com formas geométricas planas dentro da sala de aula.

Propor que as crianças busquem pelo espaço da sala de aula por objetos e mobiliários que se pareçam com formas geométricas planas.

Propósito: Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas geométricas planas que aprendemos hoje?
  • Podemos encontrar alguma figura geométrica plana em objetos do nosso dia a dia?
  • Vamos procurar quais formas geométricas planas encontramos dentro da sala de aula?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projetar a tabela ou construí-la no quadro ou papel craft.

Conduzir a escrita coletiva para as crianças.

Assumir o papel de escriba.

Encorajar as crianças a lançar hipóteses sobre os objetos e mobiliários encontrados na sala de aula, relacionando-os com os nomes das formas geométricas planas apresentadas.

Retomar as características que definem o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo como formas geométricas planas

Preencher a tabela de acordo com as informações dadas pelas crianças.

Garantir que o registro seja claro e correto do ponto de vista conceitual.

Propósito: Registrar as hipóteses das crianças

Discuta com a turma:

  • Notem a forma que tem a porta do armário. Será que se trata de uma figura geométrica plana?
  • Quem saberia me dizer o nome dela?
  • E a lousa, também teria a forma de uma figura geométrica plana?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Reler todos os dados da tabela com as crianças.

Relacione a forma dos objetos levantados com as características das figuras geométricas planas.

Compare as respostas das crianças.

Propósito: Analisar os resultados obtidos

Discuta com a turma:

Apresentar as questões norteadoras:

  • “Alguém saberia dizer o nome de algum objeto que não temos na sala de aula, mas que tem as características de alguma forma geométrica plana?”.
  • “E qual seria a forma geométrica plana desse objeto?”.
  • “Quem concorda com esse exemplo?”.
  • “Vamos reler nossa lista e ver o que mais conseguimos observar.”.

Materiais Complementares:

Segue aqui a resolução dessa atividade.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retomar os conceitos apresentados sobre as formas geométricas planas.

Discutir as características de cada uma das figuras geométricas planas propostas.

Propósito: Sistematizar os conteúdos apresentados.

Discuta com a turma:

  • “Se vocês tivessem que conversar com seus pais ou seus amigos de outras salas sobre formas geométricas planas, o que contariam?”
  • “Como vocês descreveriam o quadrado?”
  • “E o triângulo, como é que é?”
  • “Qual a diferença entre o quadrado e o retângulo?”

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Propor uma roda de conversa sobre o que fora aprendido durante a aula.

Retomar os momentos da aula discutindo o que fora observado pelas crianças.

Propósito: Finalizar a discussão da aula sobre figuras geométricas planas

Discuta com a turma:

  • O que descobrimos sobre figuras geométricas planas hoje?
  • Quais são as figuras geométricas planas que estudamos?
  • Onde encontramos objetos com a forma de uma figura geométricas planas?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregar a folha de atividade para cada aluno.

Ler o enunciado para todas as crianças.

Circular pelo espaço da sala de aula atento a quem precise de auxílio para realizar a atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas geométricas planas que estudamos?
  • Quais objetos do nosso dia-a-dia se parecem com formas geométricas planas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Conceito-chave

Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo; nomeação, contagem de lados e vértices nos polígonos estudados)

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes