Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, desenhe as figuras no quadro e leia a problematização aos alunos.
Pergunte:
- Vocês sabem me dizer qual o nome de cada figura plana representadas nessas imagens?
- Quem lembra o que são os vértices? E os lados?
- Quantos vértices e lados tem o retângulo representado pelo chocolate? E o triângulo representado na torta?
- O círculo tem vértices? Quem sabe me explicar o por quê?
Propósito: Retomar os nomes conceituais das figuras planas e o reconhecimento dos seus lados e vértices.
Solução:
Chocolate: Retângulo com 4 lados e 4 vértices
Torta: Triângulo com 3 lados e 3 vértices
Laranja: Círculo sem lados e sem vértices
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
O que é necessário: Confecção prévia do “tapete com as formas geométricas”, pode utilizar papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo e dois dados com papel cartão ou caixa de papelão (modelos para confecção encontram-se nos materiais complementares abaixo).
Orientações:
Organize a turma em grupos de cinco alunos. Realize a leitura do slide, em seguida oriente aos alunos sobre as regras do jogo.
Regras do jogo:
Necessário:
- 2 dados (1 dado com dicas para encontrar as formas geométricas e 1 dado com figuras das mãos e pés).
- Tapete com formas geométricas planas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo)
Como jogar
- Cada grupo será formado por cinco alunos, a equipe deve escolher um integrante para lançar os dados e os outros serão os jogadores;
- Abra o tapete sobre uma área espaçosa e plana (chão da sala ou pátio);
- Peça que tirem os sapatos (o ideal é jogar de meias) e se coloquem em pé, frente a frente, em extremos opostos do tapete.
- O aluno escolhido para lançar os dados iniciará a partida jogando o primeiro dado que mostrará qual parte do corpo será utilizada (mão ou pé) e em seguida lançará o segundo dado para ter a pista que determinará a figura geométrica. (ex.: dado 1- mão / dado 2 - “TEM TRÊS VÉRTICES”);
- Todos os jogadores devem obedecer aos comandos indicados pelos dados (ex. Deverão colocar a mão em um triângulo);
- Lança-se novamente os dados e uma nova posição será necessária, porém mantendo a primeira e assim sucessivamente;
- A partida termina quando algum integrante cair ou tocar o joelho ou cotovelo no tapete.
O professor deve garantir o rodízio dos grupos até que todos os alunos participem da brincadeira, mesmo os alunos escolhidos para lançar os dados.
Propósito: Reconhecer as figuras geométricas corretas por meio de pistas.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Converse com a turma que agora é hora de discutir o que eles descobriram. Deixe os dados e o tapete com as formas geométricas expostos para que as crianças possam visualizá-los
Estimule para que algum aluno inicie a roda de conversa expondo algumas características das figuras geométricas que ele descobriu com a aula.
Discuta com a turma:
O professor deve perguntar:
- Pensando nas opções do dado, qual era a única possibilidade de nos posicionarmos no círculo? Por quê? (sem vértices e sem lados)
- Quem pode me dizer uma “dica” (característica) para colocar a mão no quadrado? (tem lados e vértices)
- Alguém pode me mostrar os vértices do triângulo? Quantos são? (3 vértices)
- E os lados do retângulo, alguém pode me mostrar? Quantos são? (4 vértices)
- Quais das figuras expostas no “tapete” possuem lados?
Propósito: Comparar soluções encontradas e possíveis dificuldades durante a brincadeira.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula retomando o que foi aprendido. Disponibilize algum tempo para que as crianças possam expor alguma dúvida.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as figuras planas e suas características.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia o contexto para os alunos.
Distribua uma folha impressa para cada aluno e peça que, individualmente, numere as figuras planas de acordo com suas características e/ou nomenclatura.
Para essa atividade, se necessário, o professor deve fazer o papel de leitor do banco de dados.
Durante a atividade ande pela sala e observe os alunos e as suas possíveis dificuldades.
Propósito: Verificar se os alunos são capazes de reconhecer figuras planas e suas características.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar