Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO08
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, cola e/ou fita adesiva, palitos (de sorvete, de dentes, de fósforos usados), tiras de papéis diversos e barbante (ou outro fio) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, só que cada aluno fará individualmente. Para isso, solicite com antecedência às famílias que organizem os materiais. Conduza todas as etapas conforme as orientações do plano de aula (a sugestão é que acrescente barbante ou outro fio, nos materiais). Finalize a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, pode seguir nossas sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Encaminhe a imagem do slide e orientações para que as famílias conversem com as crianças sobre o círculo, incluindo as questões do Discuta com a turma.
Atividade principal
Esta atividade deverá ser feita individualmente. Envie a comanda e as orientações para os materiais necessários (a sugestão é que acrescente nos materiais um barbante ou outro fio). Explique às famílias que devem fazer quantos círculos conseguirem, colando as pontas com cola ou fita adesiva. Não há necessidade de usar os materiais com os quais não conseguirem formar a figura. Não devem enviar os círculos, mas se conseguirem podem mandar fotos.
Discussão das soluções
Mande algumas questões para que reflitam sobre a atividade realizada, respondam e te enviem. Seguem algumas adaptações do Discuta com a turma:
1. VOCÊ CONSEGUIU MONTAR UM CÍRCULO UTILIZANDO OS PALITOS? EXPLIQUE.
2. E COM AS TIRAS DE PAPEL? COMO FEZ?
3. COM BARBANTE FOI POSSÍVEL?
4. OS PALITOS REPRESENTAM LINHAS RETAS E COM ELAS PODERÍAMOS CONSTRUIR QUADRADOS, RETÂNGULOS E TRIÂNGULOS?
5. E OS CÍRCULOS POSSUEM LINHAS RETAS?
6. SE O CÍRCULO NÃO POSSUI LINHAS RETAS, SERÁ QUE ELE TEM LADOS E VÉRTICES?
Sistematização do conceito e Encerramento
Encaminhe aos alunos como forma de devolutiva às questões um fechamento com as aprendizagens, sistematizando os conceitos trabalhados e fazendo o encerramento. Se for necessário, faça alguma intervenção.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as formas geométricas planas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.