Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta contida no mesmo.
Conversa com as crianças sobre quais figuras geométricas elas conhecem.
Em seguida pergunte: Qual o nome dessa figura (aponte para o círculo)? Os alunos podem trazer diversas respostas, se o nome correto da figura não aparecer o professor deve chamar atenção que a figura se chama círculo.
Converse com a turma:
O que vocês sabem sobre o círculo?
Será que ele tem as mesmas características do quadrado?
Olhe a sua volta e fale aonde tem um círculo?
Anote as ideias das crianças no quadro e deixe exposta para ser retomada no final da aula.
Propósito: Levantar ideias sobre as características do círculo.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
O que é necessário: Palitos de sorvete, tiras de papel colorido e cola.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta nele.
Converse com a turma:
Todo mundo sabe fazer um círculo? Levante o seu dedinho indicador e faça um círculo no ar.
Hoje utilizaremos dois tipos de material: os palitos de sorvete e as tiras de papel, nosso objetivo é construir círculos, será que conseguiremos utilizar esses dois tipos de materiais para construí-los?
O trabalho será feito em duplas e para isso é preciso trabalhar em equipe.
Separe as duplas e distribua a cola, os palitos de sorvete e as tiras de papel. Reserve 2 minutos para que as crianças manipulem o material.
Propósito: Manipular diferentes materiais para tentar montar círculos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e lance o desafio.
Converse com a turma:
Agora é hora de tentar construir os círculos utilizando os materiais disponíveis. Peça aos alunos para construírem o maior número de círculos que puderem.
Peça que utilizem a cola para fechar os círculos.
Propósito: Utilizar os materiais disponíveis para construir círculos.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta.
Converse com as crianças que agora é hora de contar como foi a experiência de construir círculos utilizando diferentes materiais.
Chame duas duplas e peça que eles relatem como foi a experiência da construção dos círculos.
Após os relatos discuta com a turma
Discuta com a turma:
Alguém conseguiu montar um círculo utilizando os palitos de sorvete?
Para quem conseguiu me explique como fez?
E as tiras de papel, quem conseguiu montar círculos com elas?
Por que não conseguimos montar círculos utilizando palitos de sorvete?
Os palitos representam linhas retas e com elas poderíamos construir quadrados, retângulos e triângulos.
E os círculos possuem linhas retas? (o círculo possui uma linha curva fechada)
Se o círculo não possui linhas retas, será que ele tem lados e vértices? (não tem lados e vértices).
Propósito: Discutir as características da figura geométrica círculo como figura plana sem vértices e sem lados.
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Conceito principal: Características do círculo como figura plana sem lado e sem vértice.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leita contexto.
Resgate as anotações dos conhecimentos prévios sobre o círculo feitas no início da aula e compare com o que aprenderam na aula de hoje.
Converse com a turma:
O círculo é uma figura plana, ele não tem vértices e lados como os os quadrados, retângulos e triângulos. Ele é formado por uma linha curva.
Propósito: Sistematizar a característica do círculo como figura plana sem vértices e sem lados.
Indicação:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e retome o que foi aprendido nessa aula.
Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.
Propósito: Retomar as características do círculo.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Organize sobre uma mesa diversos objetos como: lápis de cor, cadarço de tênis, barbante, tira de papel, canudos, fita métrica, palitos de fósforo.
Converse com as crianças que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam na aula de hoje.
Peça que os alunos se aproximem da mesa, observem e manuseiem os objetos, a fim de perceber com quais deles podemos construir círculos.
Após a observação, entregue uma folha de sulfite e peça que registrem quais objetos que acreditam serem possíveis de utilizar na construção de círculos.
Propósito: Perceber que não é possível construir círculos utilizam linhas retas.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar