Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO09
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, lápis de cor ou giz de cera e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Tanto para as aulas simultâneas como para as aulas assíncronas, a sugestão é que realize a aula em dois encontros ou momentos. O primeiro para a retomada e a atividade principal e o segundo para a discussão das soluções e o encerramento.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem os conhecimentos sobre as características das figuras geométricas planas. Deixe isso claro nas orientações aos familiares. Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.
Atividade principal
Aula simultânea: A brincadeira proposta no plano de aula pode ser utilizada quando estiverem em aulas presenciais, para retomar as características das figuras geométricas planas estudadas, mas não é viável para as aulas remotas. A sugestão é que envie com antecedência imagens de figuras para casa (umas 20, mas bem menores, pois serão coladas numa sulfite), para que recortem ou reproduzam (por impressão ou desenho a mão) e recortem, colocando-os num envelope ou saquinho. A atividade será a seguinte:
Divida a turma em 4 grupos.
Cada um jogará individualmente e marcará pontos para o seu grupo.
Devem separar as figuras de acordo com suas características, dentro do tempo marcado pelo professor (1 minuto).
Depois de terminado o tempo, deverão colar apenas as figuras que conseguiram separar neste tempo (a proposta de organização encontra-se abaixo).
Enviarão a atividade a você para que confira (encaminhar a atividade no papel ou uma digitalização).
Cada acerto vale um ponto para o grupo.
Explique que apresentará o placar no próximo encontro.
Aula assíncrona: A proposta é que envie com antecedência imagens de figuras para casa (umas 20, mas bem menores, pois serão coladas numa sulfite), para que recortem ou reproduzam (por impressão ou desenho a mão) e recortem. São necessários dois jogos de figuras, separados em dois envelopes ou saquinhos.
A atividade será a seguinte:
Podem participar 2 jogadores.
Cada um receberá um envelope com figuras e uma folha para colar (modelo abaixo).
Devem separar as figuras de acordo com suas características, dentro do tempo marcado (1 minuto). Podem usar o cronômetro de um celular ou outra pessoa marcar o tempo.
Depois de terminado o tempo, deverão colar apenas as figuras que conseguiram separar neste tempo.
Enviarão as atividades a você, com nome dos jogadores, para que confira (encaminhar as atividades no papel ou uma digitalização).
Cada acerto vale um ponto.
Ganha quem acertou mais.
Explique que enviará o resultado na devolutiva.
Observação: Caso não queira fazer um jogo, pode enviar a atividade para que separem as figuras e colem.
MODELO PARA QUE COLEM AS FIGURAS (para impressão dê mais espaço na segunda linha da coluna):

Discussão das soluções
Aula simultânea: Envie de volta as atividades a cada aluno, com as intervenções necessárias, antes do segundo encontro da aula. Apresente o placar do jogo e faça uma discussão utilizando as questões adaptadas do Discuta com a turma:
- ABAIXO DA ORIENTAÇÃO: “3 LADOS E 3 VÉRTICES”, QUAIS FIGURAS PLANAS VOCÊS ACHAM QUE DEVERIAM COLAR?
- E PARA “SEM LADOS E SEM VÉRTICES”?
- E PARA 4 LADOS E 4 VÉRTICES?
- VOCÊS TÊM DÚVIDA COM RELAÇÃO A ALGUMA FIGURA?
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades, com as devidas intervenções e a pontuação de cada jogador. Envie junto as questões adaptadas do Discuta com a turma, para que respondam e te encaminhem. Um adulto poderá auxiliar na leitura e ser o escriba das respostas, se necessário. Oriente as famílias.
- ABAIXO DA ORIENTAÇÃO: “3 LADOS E 3 VÉRTICES”, QUAIS FIGURAS PLANAS VOCÊS ACHAM QUE DEVERIAM COLAR?
- E PARA “SEM LADOS E SEM VÉRTICES”?
- E PARA 4 LADOS E 4 VÉRTICES?
- VOCÊS TÊM DÚVIDA COM RELAÇÃO A ALGUMA FIGURA?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas das questões, com um fechamento baseado no slide de encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.