Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Coloque os alunos em círculo, faça uma roda de conversa sobre os tipos de relógios que eles conhecem e para que serve. Apresente no slide a conversa entre Roberta e Bruno. Pergunte com quem concordam, quem está com a razão, Bruno ou Roberta. Deixe que os alunos exponham suas ideias. Nesse momento é importante mostrar um relógio analógico e digital para que os alunos percebam a diferença entre eles. Questione-os sobre a diferença entre os relógios, você pode dividir a lousa ao meio e ir anotando as ideias dos alunos de acordo com cada relógio.
Propósito: Compreender a diferença entre os relógios.
Discuta com a turma:
Para que serve um relógio?
Na sua casa tem relógio analógico?
Qual a diferença entre um relógio analógico e digital?
Em qual dos dois você acha melhor ler as horas?
Materiais complementares
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Antes que o professor explique os conceitos, é necessário ouvir e perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, maior representa as horas e menor representa os minutos. Que o dia tem 24 horas, que cada hora tem 60 minutos. Deixe que os alunos realizem a atividade. Vá interferindo caso apareçam dúvidas. Depois, solicite que exponham suas respostas e os caminhos que utilizaram para realizar a atividade.
Propósito: Compreender os conceitos de horas e minutos e fazer marcação em relógios analógicos.
Discuta com a turma:
O que marca o ponteiro pequeno do relógio? E o ponteiro grande?
Uma hora corresponde a quantos minutos?
Meia hora corresponde a quantos minutos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, faça algumas comparações, por exemplo: pergunte se gastamos mais tempo escovando os dentes ou almoçando, colocando um bolo para assar no forno ou assistindo um filme no cinema etc. Os alunos têm dificuldades em dominar a noção de tempo, sendo um conceito construído progressivamente. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Peça que atentem-se às dicas. Chame atenção sobre o tempo que Carolina tem para completar as tarefas (duas horas) e o início (9 horas). Você pode consultar o Guia de intervenções, com alguns possíveis erros dos alunos em relação a essa aula.
Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.
Discuta com a turma:
Carolina tem duas horas para realizar as tarefas, quantos minutos tem duas horas?
Esse tempo é suficiente para realizar todas as atividades?
Materiais complementares
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Nesse momento, o professor pode solicitar aos alunos que formem grupos com 3 componentes. Deixe que se organizem, que verifiquem se sobrou alguém, se os grupos ficaram completos, se algum grupo ficará com mais de 3 etc. Após a formação dos grupos, deixe que analisem as questões. Deixe que façam discussão, perceba como os grupos estão distribuindo o tempo para cada tarefa, se estão com dificuldades para marcar as horas nos relógios. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Ao final, reserve um tempo para o debate, convide-os a expor sobre as soluções que encontraram. É importante desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. Cada grupo possivelmente fará distribuições de horários diferentes, aproveite esse momento de exposição e faça comparações entre os grupos. Discuta nesse momento se a distribuição do tempo foi coerente, por exemplo se algum grupo colocou 1 hora para escovar os dentes, sendo que nessa atividade gastamos somente alguns minutos etc. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem.
Nesse site você encontra atividades sobre marcação de horas em relógios analógicos e também modelos de relógio para você confeccionar com sua turma. Você também pode consultar esse vídeo com orientações bem práticas sobre a marcação em relógios analógicos.
Propósito: Distribuir as horas nos relógios e realizar marcações.
Discuta com a turma:
Alguém distribuiu as horas de forma diferente?
Como vocês fizeram para distribuir as horas?
Vocês tiveram dificuldades em marcar as horas nos relógios?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes à distribuição do tempo e a marcação nos relógios analógicos. Apresente aos alunos as duas formas diferentes que os grupos de Daniel e Cauê realizaram a atividade. Nesse slide estão as conclusões que o grupo de Daniel chegou. Oriente aos alunos que o grupo de Daniel ao marcar o horário de fazer a tarefa da escola 09:30, colocou o ponteiro que marca as horas entre o 9 e o 10 e não no 9, já que se passaram 30 minutos. Nesse momento é importante demonstrar isso usando um relógio, para que o conhecimento se consolide. O mesmo acontece com o horário marcado para escovar os dentes, 10:30. O ponteiro pequeno que marca as horas fica entre o 10 e o 11. Questione-os sobre a forma como esse grupo encontrou sua solução, se o tempo foi distribuído corretamente, se as marcações nos relógios estão corretas, compare com as respostas dos próprios alunos.
Propósito: Comparar respostas de dois grupos diferentes, refletindo sobre as soluções.
Discuta com a turma:
A forma como o grupo de Daniel dividiu os horários estão corretas?
Você percebeu algum erro? Qual?
Alguém fez a mesma distribuição de tempo?
O grupo de Daniel deixou de seguir alguma dica?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)
Orientações: Após a análise das conclusões do grupo de Daniel, apresente esse slide com as conclusões do grupo de Cauê. Faça as mesmas indagações e comparações com as respostas dos próprios alunos.
Propósito: Comparar respostas de dois grupos diferentes, refletindo sobre as soluções.
Discuta com a turma:
A forma como o grupo de Cauê dividiu os horários estão corretas?
Você percebeu algum erro? Qual?
Alguém fez a mesma distribuição de tempo?
O grupo de Cauê deixou de seguir alguma dica?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)
Orientações: Questione-os sobre a respostas dos dois e as conclusões em que chegaram. Depois, solicite aos alunos que façam comparações entre as respostas dos grupos de Daniel e Cauê, e que ainda apontem os erros dentro das respostas dos dois. Questione se o tempo distribuído pelos grupos foi feito adequadamente. Por exemplo, se o grupo de Daniel separou 30 minutos para todas as atividades, ou seja, o mesmo tempo para fazer tarefa e o mesmo para escovar os dentes, seria necessário esse tempo todo? O grupo de Cauê fez distribuição do tempo diferente, colocando um tempo maior para as tarefas da escola, pergunte se os alunos concordam. Segundo esse grupo, as atividades terminariam 11h30min, mas a mãe de Carolina estipulou 2 horas. Dessa forma eles conseguiriam terminar a tempo? Questione os alunos sobre isso.
Propósito: fazer os alunos refletirem sobre as soluções.
Discuta com a turma:
Com a distribuição do horário feita pelos dois grupos é possível afirmar que conseguiriam terminar a tempo do horário estipulado pela mãe de Carolina?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito de tempo, retomando as discussões em sala a respeito das horas, minutos e marcações nos relógios. Lembre do Aquecimento, das atividades sobre distribuição do tempo e discussões das soluções.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações e para responder as problematizações referentes ao relógio analógico.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 e 13)
Orientações: Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa.
Propósito: avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre o tempo e a marcação de horas no relógio analógico.