Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva no quadro o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).
Orientação: Diga para os alunos que eles irão realizar uma brincadeira. Faça um cartaz com as duas adivinhações e cole no quadro. Coloque os alunos em círculo. Esse é o momento de despertar o interesse dos alunos em relação a um conteúdo novo, portanto deve ser um momento de descontração.
Propósito: Aguçar o interesse dos alunos pela aprendizagem de forma prazerosa.
Discuta com a turma:
- Vocês já brincaram de adivinhação?
- Quem será que vai descobrir a resposta?
Aquecimento
Orientação: Inicie com a primeira adivinha, solicite que tentem responder em um pedaço de papel, mas sem falar para o(a) colega o que descobriu, fazendo um clima de segredo. Dê um tempo para os alunos conseguirem responder. Depois, recolha os papéis e coloque no quadro as respostas dos alunos. Discuta com a turma sobre as respostas. Em seguida, passe para a segunda adivinha, deixem que pensem e coloquem suas respostas no papel. Recolha os papéis novamente e escreva no quadro as respostas dos alunos, tudo com muita descontração. Pode aparecer nessa segunda adivinha as respostas “fevereiro e maio” (a palavra maio tem quatro letras), então, questione os alunos sobre o porquê de terem chegado nessas conclusões.
Propósito: Fomentar as discussões sobre meses do ano e dias da semana de forma lúdica.
Discuta com a turma:
- Como podemos chamar os sábados e domingos?
- Como você fez para encontrar o mês mais curto?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientação: Apresente a situação para os alunos e estimule a interpretação das informações apresentadas, observando se compreendem qual é o segundo e terceiro mês do ano, como também se identificam a sequência dos dias da semana e se sabem o significado da expressão “penúltimo ensaio”.
Discuta com a turma:
- O ano é formado por quantos meses?
- Qual é o segundo mês do ano? E o terceiro?
- O que significa “penúltimo ensaio” e “próximo mês”?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientação: Solicite que os alunos sentem em duplas para continuarem com as reflexões sobre a problemática. Entregue para as duplas a atividade. Observe que o calendário não está preenchido e que os alunos precisarão preencher para retirar as informações.
Propósito: Levantar as informações contidas na problemática.
Discuta com a turma:
Quais as informações foram possíveis retirar do texto? Verifique se conseguiram perceber todas as questões no enunciado. Caso não consigam, fomentar as discussões no sentido do entendimento de cada item disposto no enunciado.
Que dia as meninas se encontraram para a reunião?
Qual o terceiro mês do ano?
A Apresentação será em qual dia da semana?
Atividade para impressão:
Atividade principal
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDHUSsqu7dd9K9cXUsht9p2NEEfwRHvyRNpJkdHpf5N4RCEpknD2TwGE92Cn/atividade-principal-final-1.pdf
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Após a introdução da problemática, deixe que os alunos tentem resolver as questões. Ande pela sala e observe se está havendo troca entre as duplas. Coloque no quadro as respostas encontradas pelas duplas e discuta com eles sobre como chegaram às conclusões. É muito importante que os alunos tenham compreendido as informações no enunciado das questões. O Guia de intervenção pode ajudar. A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradualmente pela criança, mas o professor pode proporcionar uma larga gama de vivências nas quais os alunos são estimuladas a observar durante o ano todo.
Propósito: Refletir sobre as informações para encontrar as datas no calendário.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir o mês? Tinha essa informação?
- Qual estratégia utilizaram para descobrir quantos dias faltam para a apresentação?
- Alguém encontrou uma data diferente?
Painel de solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a compreensão das problemáticas. Apresente as respostas das duas crianças e inicie as discussões com os alunos. Volte ao enunciado da questão, onde se tem muitas informações importantes, analise junto com os alunos cada uma delas. Peça que digam se concordam com Bruno ou Maria e expliquem o porquê. Valorize as estratégias de cada um e analise o também o erro de Bruno. Maria acertou, Bruno fez alguma confusão, ele pensou que dia 22 de março seria o dia do penúltimo ensaio e também o dia da apresentação.
Propósito: Analisar as questões baseadas nas respostas de duas crianças.
Discuta com a turma: - Vocês perceberam que o enunciado do problema tem muitas informações? Quais informações vocês encontraram no enunciado do problema?
- Como fizeram para saber que dia é 22? Completaram o calendário? Seria possível saber as informações sem preencher o calendário?
- Por onde começamos o preenchimento? Por qual dia da semana?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Discuta com os alunos as respostas das duas crianças. Bruno afirma que já chegou o dia, portanto, acredita que a apresentação do grupo será dia 22 de março. Já Maria, acredita que faltam 2 dias, portanto, a apresentação será dia 24 de março. Questione os alunos sobre qual das respostas consideram a correta, deixe que exponham sua opinião. Depois que conseguirem chegar a conclusão, questione porque Bruno errou.
Propósito: Discutir as questões analisando algumas respostas.
Discuta com a turma:- Quem acertou? Bruno ou Maria?
- Por que você acredita que Bruno afirmou que já chegou o dia?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Apresente as duas respostas de Bruno e Maria e questione os alunos se algum dos dois acertaram. Deixe que exponham sua opinião e analise a resposta de cada um. Bruno encontrou 8 dias, Maria 9 dias. Maria encontrou um dia a mais porque considerou também o dia da apresentação dia 24, porém esse dia não deveria entrar no cálculo, já que é sábado. Após a apresentação do slide e discussão, você poderá propor uma nova discussão com as perguntas abaixo. Nesse momento podem aparecer várias opções, como acrescentar mais um dia da semana para o ensaio, incluir ensaios aos finais de semana etc… O importante é considerar as propostas dos alunos, desde que aconteçam 10 dias ou mais de ensaios.
Propósito: Discutir os caminhos que os alunos traçaram para responderem se até o dia da apresentação será possível realizar 10 ensaios no mês de março.
Discuta com a turma:
- Qual dos dois encontraram a resposta correta?
- Quem errou? Bruno ou Maria? Qual foi o erro?
- Qual solução vocês proporiam para que o grupo de Balé conseguissem realizar os 10 ensaios e ficarem prontos para a apresentação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito de tempo retomando as discussões em sala a respeito do calendário, situando os alunos no espaço e tempo das atividades diárias e escolares.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para conseguirem preencher o calendário mensal e encontrar as informações necessárias para responder a problematização.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: Apresente as suposições de cada uma das meninas em relação ao dia da viagem, para que verifiquem qual delas acertou, analisando o calendário mensal preenchido. Nessa fase, os alunos são convidados a fazer uma reflexão sobre as três possíveis respostas, utilizando os conhecimentos adquiridos durante a aula.
Propósito: Fazer uma reflexão e análise sobre as suposições, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na aula.