Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_21GRM07
Recursos
-Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. whatsApp; celular.
Para este plano foque nas etapas do Aquecimento e da Atividade principal
Aquecimento
Se você estiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador com os slides 2 e 3 e converse com eles sobre os tipos de relógios que conhecem e para que servem. Apresente no slide 2 o relógio que Bruno ganhou. Pergunte se eles conhecem o relógio digital, se algum aluno utiliza e sabe ver as horas nele. Faça comparações entre o relógio analógico e o digital. Use as perguntas:
- Para que serve um relógio?
- Na sua casa tem relógio digital?
- Qual a diferença entre um relógio analógico e um digital?
- Você consegue ler as horas em relógios digitais?
- Em qual dos dois você acha melhor ler as horas?
Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma. Depois solicite que os alunos tentem verificar a hora marcada no relógio digital. Deixe que discutam e exponham suas ideias. Proceda fazendo as perguntas dos slides e fazendo intervenções conforme seus alunos forem respondendo no bate-papo ou usando o microfone de seus computadores. Explique que os horários que os alunos terão que marcar nos relógios analógicos depois do meio dia (12 horas) são representados por 13, 14, 15, 16, e assim por diante até completar as 24 horas, ou meia noite (24 horas ou 0 horas). Que os primeiros dois números representam as horas e os dois números finais os minutos. E ainda que separamos as horas dos minutos por dois pontos.
Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos, encaminhe junto com o documento impresso da atividade de aquecimento, algumas questões para que façam reflexões. Peça que observem um relógio digital, como as horas são marcadas. Eles são facilmente encontrados em casa, nos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, celulares…. Peça que observem a correspondência entre as horas escritas na coluna dos relógios e comparem com a escrita na coluna da hora.
Você pode desenvolver essa atividade por meio do grupo da turma que pode ser criado no whatsApp. Neste caso grave áudios com as questões e envie as imagens dos slides no grupo e peça que respondam por meio de mensagem.
Atividade principal
Para realizar esta atividade encaminhe o documento impresso da atividade principal. Elabore consignas para orientá-los na interpretação da atividade, por exemplo: Peça que leiam o problema e identifiquem os horários, podendo grifá-los no texto para ficar mais fácil a visualização. Depois eles devem escrever nos relógios digitais usando algarismos todos os horários que Guilherme passou pelas estações. Então devem observar o horário de saída e de chegada e calcular o tempo que ele levou para chegar.
Você pode enviar as imagens dos slides 5 e 6 pelo whatsApp e pedir que os alunos reproduzam os relógios no caderno. Você pode gravar um áudio também com o conteúdo deles, falando as dicas e dando orientações. Peça que depois enviem para você um áudio ou mensagens por texto, contando qual estratégia usaram para descobrir o tempo que a viagem demorou. Peça que enviem foto de seus relógios marcados com os horários das estações.
Se tiver comunicação on-line síncrona com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador com os slides 5 e 6. Peça que façam os desenhos dos relógios em seus cadernos. Compartilhe algumas perguntas para promover uma reflexão de como marcar as horas nos relógios digitais e de como fazer para descobrir o tempo que Guilherme levou para chegar no seu destino final.
Discussão das soluções
A socialização das formas que os alunos usaram para calcular e chegar na resposta final é muito importante para promover algumas reflexões, como saber que horas são 14 horas, quantos minutos tem uma hora, etc. Por isso, deixe que eles compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou pelo bate-papo, as diferentes estratégias que usaram para descobrir as respostas. Pergunte:
- Vocês tiveram dificuldades em marcar as horas nos relógios?
- Como fizeram para descobrir a duração da viagem de Guilherme?
Se não tiver contato on-line com os alunos, envie as principais respostas enviadas por eles, monte um quadro com as diferentes formas de calcular a passagem do tempo, e envie junto com a validação das respostas e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que forem diferentes das apresentadas por eles.
Sistematização e Encerramento
Sistematize o conceito de tempo, retomando as discussões em sala a respeito das horas, minutos e marcações nos relógios digitais. Encerre a atividade com os alunos validando os passos que seguiram para interpretar as informações e para calcular a passagem do tempo da viagem de Guilherme. Você pode usar o conteúdo dos slides 9 e 10 e disponibilizar para os alunos por meio impresso, por imagem, ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.
Raio X
Esse é o momento de avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre o tempo e a marcação de horas no relógio digital. Encaminhe para os alunos a atividade, junto com orientações de análise do enunciado da questão e peça que realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e aos minutos para a organização da viagem de Cauê. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem. Combine um meio para que enviem a atividade resolvida para você.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que permitam a consulta em um relógio digital para que os alunos possam fazer comparações de diferentes formas de registro de horas e perceber como se dá a passagem de tempo. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares, e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular com os responsáveis.