Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_21GRM04
Recursos
Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet; Calendário anual atualizado.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. WhatsApp.
Foque nas etapas da Retomada e da Atividade principal.
Retomada
Para realizar esta atividade encaminhe por meio da internet, WhatsApp, ou impressa o documento da atividade de retomada. Eles poderão recortar os meses e colar, no caso de atividade impressa, ou podem se apoiar em imagens enviadas por você e reproduzir o quadro no caderno, e depois escrever o nome dos meses. Inicie a aula relembrando os conceitos importantes sobre os meses do ano e a quantidade de dias que cada um possui. Peça aos alunos que completem o quadro com os meses do ano, de acordo com a classificação em números de dias. Na primeira coluna, meses com 28 ou 29 dias. Na segunda coluna, meses com 30 dias e na terceira coluna, meses com 31 dias. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês. Após completarem a tabela verifique se está correta consultando com a turma um calendário. Depois pergunte:
- Os meses têm quantidade de dias diferentes?
- Como você descobriu isso?
- Como podemos verificar se vocês preencheram o quadro corretamente?
Atividade principal
Para esta atividade os alunos precisam das informações que estão nos slides 3, 4 e 5, ou do documento da atividade principal. Peça que os alunos iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises do slide 3. Depois envie as perguntas e peça que falem no grupo de whatsApp como pensaram:
- Como vocês fizeram para descobrir o dia do aniversário de cada um?
- É possível saber o dia do aniversário de Cauê sem saber o da Mariana?
Depois passe para os slides 4 e 5 e oriente a atividade, onde terão que fazer comparações entre as datas de aniversário das novas crianças. Promova os questionamentos e após as discussões, solicite aos alunos que exponham suas respostas e faça comparações com as demais respostas dos colegas. Incentive as discussões no grupo:
- Como saber a ordem dos aniversariantes?
- Vocês precisaram do calendário anual para responder essas questões?
- Como vocês fizeram para descobrir se tem alguma criança que faz aniversário no mesmo dia que outra?
Se não tiver comunicação on-line com seus alunos, encaminhe a atividade impressa para eles e inclua algumas perguntas para promover uma reflexão sobre as ações necessárias para descobrir as respostas. Depois peça que encaminhem a tarefa respondida para você.
Painel de soluções
A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que eles compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo whatsapp com diferentes respostas. Você pode disponibilizar um painel de forma digital ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Assim, quando os alunos compartilharem suas estratégias, reúna as respostas em um quadro e compartilhe com todos. Depois envie as imagens dos slides 6 e 7. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes aos meses do ano. Apresente aos alunos as duas respostas diferentes em relação aos aniversários das crianças. Questione-os sobre qual das respostas estão corretas. Depois que chegarem às conclusões, solicite aos alunos que apontem dentro da resposta errada, quais os erros. Encaminhe essas perguntas também:
- Alguém encontrou respostas diferentes?
- As duas respostas concordam que Ana faz aniversário primeiro? E você?
- Qual o mês 8? Porque você acha que na resposta 1 mencionou que Mariana faz aniversário no mês 8?
- Por que você acha que na resposta 2 as três crianças foram citadas por fazerem aniversário em mês que tem feriado, e na resposta 1, somente Ana e Cauê?
- Como vocês fizeram para descobrir qual das opções está errada? E porque ela está errada?
- Qual a coincidência que vocês encontraram?
Se não tiver contato on-line com os alunos, envie as principais respostas dos alunos, monte um quadro, inclua as perguntas e envie aos alunos junto com a validação das respostas deles e as considerações finais.
Encerramento
Encerre a atividade relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês e retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações referentes às datas especiais. Dê uma devolutiva das respostas para os alunos que podem ser coletivas ou individuais. Valorize o esforço de cada um na realização das atividades.
Raio X
Sugerimos que a situação problema proposta no raio x seja realizada como tarefa de casa. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem e avaliar o processo em relação ao conhecimento sobre os meses do ano. Encaminhe a atividade e oriente que usem um calendário para responder às questões.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que disponibilizem um calendário atual para que eles possam consultar. Solicite que leiam as atividades para eles. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares, ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular com os responsáveis.