Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Coloque os alunos em círculo, faça uma roda de conversa relembrando sobre os tipos de relógios que eles conhecem, e para que servem. Apresente no slide a conversa entre João e Guilherme. Pergunte se eles conhecem o relógio analógico e digital, e se algum aluno utiliza e sabe ver as horas neles. Se na sala de aula tiver algum relógio, aproveite para explorar. Compare o relógio analógico, que tem ponteiros, ao digital, que as horas são marcadas por números. Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma.
Propósito: Lembrar como são os relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Para que serve um relógio?
- Na sua casa tem relógio digital? E analógico?
- Qual a diferença entre relógio analógico e digital
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Após a conversa inicial, apresente a atividade aos alunos. Agora, podem sentar em duplas para refletirem juntos sobre as questões. A atividade de retomada consiste em passar as horas de um relógio analógico para digital, e vice versa. Solicite que os alunos tentem verificar a hora marcada no relógio analógico de João. Deixe que discutam e exponham suas ideias. Incentive-os a passar a hora para o relógio digital. Lembre que os horários que os alunos terão que marcar nos relógios analógicos depois do meio dia (12 horas) são representados por 13, 14, 15, 16 e assim por diante, até completar as 24 horas ou meia noite (24 horas ou 0 horas); que os primeiros dois números representam as horas, e os dois números finais os minutos; e ainda que separamos as horas dos minutos por dois pontos ( : ). Agora, os alunos deverão verificar a hora marcada no relógio digital de Guilherme e passar para o relógio analógico de João. Deixe que façam a tentativa. Antes que o professor relembre os conceitos, é necessário ouvir e perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, o maior representa as horas e o menor representa os minutos. Que o dia tem 24 horas, que cada hora tem 60 minutos. Depois, solicite que exponham suas respostas e os caminhos que utilizaram para realizar a atividade.
Propósito: Lembrar os conceitos sobre os relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Você consegue ler as horas em relógios digitais? E em analógicos?
- Qual dos ponteiros no relógio analógico representa as horas, o maior ou menor?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, como por exemplo quanto tempo eles acreditam que demoram ao sair de casa até a escola. Peça que anotem num papel e calculem que horas teriam que sair de casa para chegar a tempo na escola. É importante verificar se eles já têm essa noção. Deixar que exponham para os colegas suas considerações. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Questione-os sobre o enunciado, se preciso leia novamente em voz alta. Utilize as anotações dos alunos para fazer uma comparação, como por exemplo, quem acredita que leva o mesmo tempo que os personagens no trajeto de casa até a escola. Propor que os alunos calculem mentalmente outros horários, como por exemplo se saíssem de casa às 12 horas, que horário os personagens chegariam à escola.
O Guia de Intervenção também pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Consulte aqui mais informações sobre Medida de Tempo.
Você também pode ver esse vídeo que ensina a ler as horas em relógios analógicos e digitais.
Para saber mais sobre trocas que fazem os alunos avançarem clique aqui.
Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a questão.
Discuta com a turma:
- Quem demora mais tempo para chegar à escola, João, Karina ou Ana?
- Quem chega primeiro?
- Se eles saíssem de casa às 12 horas, que horário chegariam à escola?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Nesse momento, solicite que os alunos formem grupos com 3 componentes. Os grupos deverão discutir para encontrar os horários corretos para fazerem as marcações nos relógios digitais e analógicos. Deixe que façam suas hipóteses de marcações nos relógios. Após a atividade, peça que os grupos socializem suas respostas e as marcações nos relógios.
Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem.
Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- 13 horas corresponde a que horas? E 17 horas?
- Qual a diferença entre o relógio analógico e o digital?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Ainda em grupos, passe para esse slide que tem uma nova proposta, agora do horário de saída da escola para o trajeto até a casa. Perceba que agora os alunos terão que refletir que o tempo gasto para a ida até a escola é o mesmo tempo para o retorno para a casa. Pode surgir na discussão que o tempo gasto para a volta para casa seja maior por conta de ter que passar em algum outro lugar, parar na padaria etc, ou menor por voltar de carro ou moto. Essa discussão é válida, aproveite então essas questões para que os alunos façam a estimativa de tempo, como por exemplo de carro demora mais ou menos tempo, etc. Circule pela sala verificando se os alunos estão interagindo e discutindo sobre a atividade. Proponha aos grupos que socializem suas respostas. Eles podem ir no quadro, desenhar um relógio análogico e outro digital e marcar as horas.
Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Quanto tempo você gasta para voltar para casa após a escola? É o mesmo tempo que leva na ida?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao momento de chegada na escola e da chegada em casa, e a marcação nos relógios analógicos e digitais. Apresente aos alunos a confusão de Carolina sobre a ordem de chegada das crianças na escola. Questione-os sobre o tempo que cada um demora para chegar à escola, quem leva mais tempo, quem leva menos tempo etc. Em seguida, promova um debate, peça que os alunos se dividam na sala de acordo com a resposta que acham correta, letra A, B ou C. Peça que os alunos expliquem porque escolheram cada letra.
Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e ordenar corretamente.
Discuta com a turma:
- Qual a letra está com a ordem correta de chegada na escola? Como vocês chegaram nessa conclusão?
- Quem levar mais tempo será o primeiro a chegar à escola? Ou menos tempo?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Nesse slide, os alunos deverão refletir sobre o horário de entrada na escola (13 horas) e se ocorreu algum atraso de acordo com o tempo que cada um gasta para chegar. E também sobre o retorno para casa. Questione se concordam com o pensamento de Carolina. Deixe que exponham sua opinião.
Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e em casa.
Discuta com a turma:
- Você concorda com Carolina, Karina chegou atrasada na escola?
- No final da aula, quem chegou em casa primeiro? Foi João, como Carolina acredita?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Apresente aos alunos as marcações nos relógios de Carolina e peça que analisem. Questione-os sobre o que aconteceu com as marcações nos relógios de Carolina, se concordam ou não. Deixe que exponham suas ideias. Solicitar que a sala se divida ao meio, aqueles que acham as marcações de Carolina corretas e os que acham que estão incorretas. O grupo que acha que está incorreta, peça que exponham sua opinião e digam onde está o erro. Verifique se irão perceber que dois relógios analógicos estão com os ponteiros invertidos.
Propósito: Discutir sobre as marcações nos relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Se João chega na escola 12h40min saindo de casa às 12h30min, quanto tempo demorou? Está correto?
- Se Karina chegou na escola à 1 hora, é correto afirmar que chegou atrasada?
- Você concorda com as marcações nos relógios que Carolina fez?
- Como saber as horas que devem ser marcadas nos relógios?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)
Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e as horas marcadas em cada relógio. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um e registre as soluções na lousa.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)
Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios analógicos, porém com uma diferença de 20 minutos sobre os relógios digitais. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar