Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Quantas Horas?
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tempo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lívia Cardozo Amarante
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. |
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)
Objetivos Específicos
Compreender as diferenças entre os relógios analógicos e digitais;
Passar as horas dos relógios analógicos para digitais e vice e versa.
Conceito chave
Relógio analógico e digital
Recursos necessários
Folhas de atividades
Lápis e borracha
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lívia Cardozo Amarante
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. |
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)
Objetivos Específicos
Compreender as diferenças entre os relógios analógicos e digitais;
Passar as horas dos relógios analógicos para digitais e vice e versa.
Conceito chave
Relógio analógico e digital
Recursos necessários
Folhas de atividades
Lápis e borracha
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Coloque os alunos em círculo, faça uma roda de conversa relembrando sobre os tipos de relógios que eles conhecem, e para que servem. Apresente no slide a conversa entre João e Guilherme. Pergunte se eles conhecem o relógio analógico e digital, e se algum aluno utiliza e sabe ver as horas neles. Se na sala de aula tiver algum relógio, aproveite para explorar. Compare o relógio analógico, que tem ponteiros, ao digital, que as horas são marcadas por números. Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma.
Propósito: Lembrar como são os relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Para que serve um relógio?
- Na sua casa tem relógio digital? E analógico?
- Qual a diferença entre relógio analógico e digital
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Após a conversa inicial, apresente a atividade aos alunos. Agora, podem sentar em duplas para refletirem juntos sobre as questões. A atividade de retomada consiste em passar as horas de um relógio analógico para digital, e vice versa. Solicite que os alunos tentem verificar a hora marcada no relógio analógico de João. Deixe que discutam e exponham suas ideias. Incentive-os a passar a hora para o relógio digital. Lembre que os horários que os alunos terão que marcar nos relógios analógicos depois do meio dia (12 horas) são representados por 13, 14, 15, 16 e assim por diante, até completar as 24 horas ou meia noite (24 horas ou 0 horas); que os primeiros dois números representam as horas, e os dois números finais os minutos; e ainda que separamos as horas dos minutos por dois pontos ( : ). Agora, os alunos deverão verificar a hora marcada no relógio digital de Guilherme e passar para o relógio analógico de João. Deixe que façam a tentativa. Antes que o professor relembre os conceitos, é necessário ouvir e perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, o maior representa as horas e o menor representa os minutos. Que o dia tem 24 horas, que cada hora tem 60 minutos. Depois, solicite que exponham suas respostas e os caminhos que utilizaram para realizar a atividade.
Propósito: Lembrar os conceitos sobre os relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Você consegue ler as horas em relógios digitais? E em analógicos?
- Qual dos ponteiros no relógio analógico representa as horas, o maior ou menor?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, como por exemplo quanto tempo eles acreditam que demoram ao sair de casa até a escola. Peça que anotem num papel e calculem que horas teriam que sair de casa para chegar a tempo na escola. É importante verificar se eles já têm essa noção. Deixar que exponham para os colegas suas considerações. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Questione-os sobre o enunciado, se preciso leia novamente em voz alta. Utilize as anotações dos alunos para fazer uma comparação, como por exemplo, quem acredita que leva o mesmo tempo que os personagens no trajeto de casa até a escola. Propor que os alunos calculem mentalmente outros horários, como por exemplo se saíssem de casa às 12 horas, que horário os personagens chegariam à escola.
O Guia de Intervenção também pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Consulte aqui mais informações sobre Medida de Tempo.
Você também pode ver esse vídeo que ensina a ler as horas em relógios analógicos e digitais.
Para saber mais sobre trocas que fazem os alunos avançarem clique aqui.
Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a questão.
Discuta com a turma:
- Quem demora mais tempo para chegar à escola, João, Karina ou Ana?
- Quem chega primeiro?
- Se eles saíssem de casa às 12 horas, que horário chegariam à escola?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Nesse momento, solicite que os alunos formem grupos com 3 componentes. Os grupos deverão discutir para encontrar os horários corretos para fazerem as marcações nos relógios digitais e analógicos. Deixe que façam suas hipóteses de marcações nos relógios. Após a atividade, peça que os grupos socializem suas respostas e as marcações nos relógios.
Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem.
Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- 13 horas corresponde a que horas? E 17 horas?
- Qual a diferença entre o relógio analógico e o digital?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientações: Ainda em grupos, passe para esse slide que tem uma nova proposta, agora do horário de saída da escola para o trajeto até a casa. Perceba que agora os alunos terão que refletir que o tempo gasto para a ida até a escola é o mesmo tempo para o retorno para a casa. Pode surgir na discussão que o tempo gasto para a volta para casa seja maior por conta de ter que passar em algum outro lugar, parar na padaria etc, ou menor por voltar de carro ou moto. Essa discussão é válida, aproveite então essas questões para que os alunos façam a estimativa de tempo, como por exemplo de carro demora mais ou menos tempo, etc. Circule pela sala verificando se os alunos estão interagindo e discutindo sobre a atividade. Proponha aos grupos que socializem suas respostas. Eles podem ir no quadro, desenhar um relógio análogico e outro digital e marcar as horas.
Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Quanto tempo você gasta para voltar para casa após a escola? É o mesmo tempo que leva na ida?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao momento de chegada na escola e da chegada em casa, e a marcação nos relógios analógicos e digitais. Apresente aos alunos a confusão de Carolina sobre a ordem de chegada das crianças na escola. Questione-os sobre o tempo que cada um demora para chegar à escola, quem leva mais tempo, quem leva menos tempo etc. Em seguida, promova um debate, peça que os alunos se dividam na sala de acordo com a resposta que acham correta, letra A, B ou C. Peça que os alunos expliquem porque escolheram cada letra.
Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e ordenar corretamente.
Discuta com a turma:
- Qual a letra está com a ordem correta de chegada na escola? Como vocês chegaram nessa conclusão?
- Quem levar mais tempo será o primeiro a chegar à escola? Ou menos tempo?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Nesse slide, os alunos deverão refletir sobre o horário de entrada na escola (13 horas) e se ocorreu algum atraso de acordo com o tempo que cada um gasta para chegar. E também sobre o retorno para casa. Questione se concordam com o pensamento de Carolina. Deixe que exponham sua opinião.
Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e em casa.
Discuta com a turma:
- Você concorda com Carolina, Karina chegou atrasada na escola?
- No final da aula, quem chegou em casa primeiro? Foi João, como Carolina acredita?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Apresente aos alunos as marcações nos relógios de Carolina e peça que analisem. Questione-os sobre o que aconteceu com as marcações nos relógios de Carolina, se concordam ou não. Deixe que exponham suas ideias. Solicitar que a sala se divida ao meio, aqueles que acham as marcações de Carolina corretas e os que acham que estão incorretas. O grupo que acha que está incorreta, peça que exponham sua opinião e digam onde está o erro. Verifique se irão perceber que dois relógios analógicos estão com os ponteiros invertidos.
Propósito: Discutir sobre as marcações nos relógios analógicos e digitais.
Discuta com a turma:
- Se João chega na escola 12h40min saindo de casa às 12h30min, quanto tempo demorou? Está correto?
- Se Karina chegou na escola à 1 hora, é correto afirmar que chegou atrasada?
- Você concorda com as marcações nos relógios que Carolina fez?
- Como saber as horas que devem ser marcadas nos relógios?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)
Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e as horas marcadas em cada relógio. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um e registre as soluções na lousa.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)
Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios analógicos, porém com uma diferença de 20 minutos sobre os relógios digitais. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_21GRM08
Recursos
Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. whatsApp; Relógio digital e analógico..
Para este plano foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Se você estiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador com os slides 4, 5 e 6 e converse com eles sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, como por exemplo quanto tempo eles acreditam que demoram ao sair de casa até a escola. É importante verificar se eles já têm essa noção. Pergunte: - Quanto tempo você gasta para voltar para casa após a escola? É o mesmo tempo que leva na ida? Após essa conversa inicial, apresente o slide e solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Questione-os sobre o enunciado, se precisar leia junto com eles. Proponha aos alunos que calculem mentalmente outros horários, como por exemplo se saíssem de casa às 12 horas, que horário os personagens chegariam à escola.
- Quem demora mais tempo para chegar à escola, João, Karina ou Ana?
- Quem chega primeiro?
- Se eles saíssem de casa às 12 horas, que horário chegariam à escola?
Os alunos podem discutir para encontrar os horários corretos e fazer as marcações nos relógios digitais e analógicos. Deixe que façam suas hipóteses de marcações nos relógios. Após a atividade, peça que eles socializem suas respostas. Faça essas perguntas:
- 13 horas corresponde a que horas? E 17 horas?
- Qual a diferença entre a hora marcada no relógio analógico e no digital?
Depois passe para o slide 6 que tem uma nova proposta, agora do horário de saída da escola para o trajeto até a casa. Os alunos terão que refletir que o tempo gasto para a ida até a escola é o mesmo tempo para o retorno para a casa. Pode surgir na discussão que o tempo gasto para a volta para casa seja maior por conta de ter que passar em algum outro lugar, parar na padaria etc, ou menor por voltar de carro ou moto. Essa discussão é válida, aproveite então essas questões para que os alunos façam a estimativa de tempo, como por exemplo, de carro demora mais ou menos tempo, etc.
Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos, encaminhe junto com o documento impresso da atividade de aquecimento, algumas questões para que façam reflexões. Elabore também anotações com orientações da atividades para que eles façam por partes. Peça que observem um relógio digital, como as horas são marcadas e comparem com o analógico. Peça que observem a correspondência entre as horas escritas dos relógios digitais e a posição dos ponteiros no analógico.
Você pode desenvolver essa atividade por meio do grupo da turma que pode ser criado no whatsApp. Neste caso grave áudios com as questões e envie as imagens dos slides no grupo uma a uma, intercalando as questões correspondentes a cada etapa da atividade. Peça que respondam através de mensagem e encaminhem fotos das marcações nos relógios.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio para que os alunos possam socializar as respostas e explicar como chegaram nelas, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou pelo bate-papo no grupo de whatsApp.
Se você tiver um momento síncrono com eles, depois que compartilharem suas estratégias e resoluções, compartilhe a tela do seu computador com os slides 7, 8 e 9. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao momento de chegada na escola e da chegada em casa, e a marcação nos relógios analógicos e digitais. Apresente aos alunos a confusão de Carolina sobre a ordem de chegada das crianças na escola. Pergunte:
- Qual a letra está com a ordem correta de chegada na escola? Como vocês chegaram nessa conclusão?
- Quem levar mais tempo será o primeiro a chegar à escola? Ou menos tempo?
- No final da aula, quem chegou em casa primeiro?
- Se João chega na escola 12h40min saindo de casa às 12h30min, quanto tempo demorou? Está correto?
- Se Karina chegou na escola há 1 hora, é correto afirmar que chegou atrasada?
- Como saber as horas que devem ser marcadas nos relógios?
Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais respostas enviadas por eles, monte um quadro com as diferentes formas de registrar o tempo nos relógios, e envie junto com a validação das respostas e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que diferirem das apresentadas por eles.
Encerramento
Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais. Valorize os caminhos percorridos por cada um para a realização das atividades.
Raio X
Encaminhe para os alunos a atividade, junto com orientações de análise do enunciado da questão e peça que realizem a atividade. Solicite que se atentem às horas marcadas em cada relógio. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem. Combine um meio para que enviem a atividade resolvida para você.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que ajudem com a leitura dos textos e enunciados. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares, e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular com os responsáveis.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lívia Cardozo Amarante
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. |
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)
Objetivos Específicos
Compreender as diferenças entre os relógios analógicos e digitais;
Passar as horas dos relógios analógicos para digitais e vice e versa.
Conceito chave
Relógio analógico e digital
Recursos necessários
Folhas de atividades
Lápis e borracha