Atividade Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Dia, horas e minutos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre dias, horas, minutos e segundos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: José Ricardo Azevedo da Silva
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
Objetivos específicos
- Compreender que as unidades de medidas de tempo dia, horas e minutos representam uma quantidade de tempo;
- Identificar função dos ponteiros no relógio analógico;
- Diferenciar a forma de marcação do tempo entre os relógios digital e analógico;
Conceito-chave
- Relação entre dia, hora e minutos;
- Formas de medição do tempo;
Recursos necessários
- Cartaz da atividade de aquecimento para impressão;
- Cartaz da atividade principal para impressão;
- Atividade principal para impressão;
- Atividade complementar para impressão;
- Atividade raio x para impressão;
- Lápis;
- borracha;
- apontador;
- slides;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender que as unidades de medidas de tempo dia, horas e minutos representam uma quantidade de tempo;
- Identificar função dos ponteiros no relógio analógico;
- Diferenciar a forma de marcação do tempo entre os relógios digital e analógico;
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe com a turma o resultado que se quer alcançar durante a aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Inicie a aula separando a turma em grupos de 4 alunos. Em forma de cartaz ou em um datashow, mostre os relógios apenas com o ponteiro das horas e peça que os alunos respondam quantas horas cada relógio está marcando. Observe quais alunos estão dizendo as horas com precisão, se dizem por exemplo ”são 7 horas”, ou se falam expressões do tipo ”são quase oito horas”, ”são quase 1 hora” ou ”são cinco horas”, podendo dizer também ”são 7 horas e um pouquinho”. Explique a relação entre horas e minutos (1 hora = 60 minutos). Explique que o ponteiro das horas é o ponteiro menor. Se ele estiver apontando para o número 4, significa que são quatro horas. Se estiver apontando para o número entre 9 e 10, pode ser 9 horas e pouquinho ou quase 10. A expectativa é que os alunos compreendam que o relógio é utilizado para marcar o tempo. As unidades de medida de um relógio são as horas, minutos e segundos.
Propósito: Compreender a posição do ponteiro das horas.
Discuta com a turma:
- Para que serve um relógio?
- Quais as unidades de medidas de um relógio?
- Como saber as horas com um ponteiro, apenas?
- De que maneira podemos saber os minutos nesses relógios?
- Tem como saber as horas exatas com apenas um ponteiro?
- Um relógio analógico possui quantos ponteiros?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Ainda com a turma dividida em grupos, mostre agora os relógios apenas com os ponteiros dos minutos. Se possível, projete no slide ou apresente em forma de cartaz. Solicite que a turma observe o ponteiro dos minutos nesses relógios e responda a quantidade de tempo que cada relógio está marcando. Discuta com eles sobre os ponteiros que estão apontando diretamente para o número. O objetivo é fazê-los perceber quantos minutos estão marcando, como por exemplo: são 15 minutos, são 50 minutos, entre outros. Converse também sobre os ponteiros que se encontram entre dois números: quantos minutos marcam. Incentive os alunos a falarem expressões como: “são quase dez minutos” e “são quase 35 minutos”.
Propósito: Compreender a posição do ponteiro dos minutos.
Discuta com a turma:
- Quantos minutos vocês acham que o relógio está marcando quando o ponteiro está entre os números 6 e 7??
- Como vocês descobriram que cada algarismo do relógio representa 5 minutos?
- De que maneira vocês podem descobrir quantos minutos o número 3 representa?
- De que maneira podemos saber qual desses números representa meia hora?
- Quando o relógio marca horas exatas, como por exemplo 10 horas, em que posição estará o ponteiro dos minutos?
- Se o ponteiro dos minutos aponta para o número 8, quantos minutos foram decorridos? Quantos minutos restam para a próxima hora?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Apresente esta atividade, se possível no slide, ou imprima o cartaz com a situação-problema. Discuta com os alunos que o ponteiro maior representa os minutos e o ponteiro menor representa unidade de tempo mais longos como as horas. Explique que, quando o ponteiro maior estiver marcando exatamente 12 horas, o ponteiro menor estará apontando para um determinado número. Quando o ponteiro das horas passa do 1 para o 2, por exemplo, uma hora se passou. Desta forma, o ponteiro dos minutos dá uma volta completa, ou seja, são percorridos 60 minutos.
Propósito: Compreender a passagem do tempo observando os ponteiros do relógio analógico.
Discuta com a turma:
- Se o ponteiro das horas estiver aproximadamente no meio, entre dois números, onde o ponteiro dos minutos estará?
- Por que o ponteiro das horas se movimenta para o próximo número quando o ponteiro dos minutos vai mudando de posição?
- De que maneira podemos saber quando o ponteiro das horas marca horas exatas?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Confeccione um relógio em tamanho maior, como o de um cartaz, com a hora já registrada (16 horas e 45 minutos). Apresente a situação-problema, escrevendo na lousa. Peça para que observem a hora marcada no relógio e identifiquem a função dos ponteiros. Pergunte o que o ponteiro maior e menor, em relação à medida de tempo, representam no relógio. Dessa maneira, proponha que identifiquem a hora do início da abertura dos jogos observando a posição dos ponteiros e a sequência numérica do relógio, de modo que estabeleçam uma relação entre dia, horas e minutos.
Propósito: Desenvolver conceitos de quanto tempo as unidade de medidas dia, horas e minutos representam.
Discuta com a turma:
- De que forma vocês vão identificar o ponteiro das horas?
- Quando o ponteiro maior aponta para o número 3, quantos minutos estão sendo representados?
- Como saber o total de horas quando o ponteiro maior percorre 60 minutos?
- E se o ponteiro dos minutos completar 3 voltas no relógio? Como saber quantas horas se passaram?
- De que forma vocês vão identificar quantos minutos o número 9 representa?
- Observando o ponteiro menor, que está apontando entre os números 4 e 5, como identificar quantas horas ele está marcando?
- Se ponteiro maior estivesse indicando 55 minutos, ele apontaria para que número?
- Por que vocês acham que o ponteiro menor se movimenta à medida que os minutos são contados?
- Vocês acham que essa atividade contribuiu para o aprendizado, caso vocês precisem utilizar um relógio analógico?
- Em que número o ponteiro maior vai estar posicionado após 60 minutos terem decorrido?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Distribua a atividade e solicite que os alunos marquem a hora do encerramento da abertura dos jogos no relógio digital. Para isso, é preciso observar no relógio analógico o horário, 16 horas e 45 minutos, e escrever no relógio digital a hora equivalente a 60 minutos (1 hora) após esse horário. Peça para que os alunos expliquem como farão para saber quantos minutos faltam para a próxima hora, tendo como referência o horário do início da abertura (16h e 45 min), ou seja, faltam 15 minutos para as 17 horas.
Propósito: Espera-se que os alunos percebam que há um intervalo de tempo envolvendo horas, minutos e segundos.
Discuta com a turma:
- Se o ponteiro dos minutos estivesse no 12, que horas seriam?
- Como saber quantos minutos correspondem a meia hora?
- Vocês já ouviram falar em quarto de horas? O que significa? Corresponde a quantos minutos?
- Se contarmos dois minutos, isso significa que teremos quantos segundos?
- Como identificar qual é a próxima hora contando os minutos?
- Vocês já praticaram alguma atividade de 60 minutos? Quais?
- Poderia ser usado um cronômetro para calcular o tempo do encerramento do evento?
- Entre o relógio analógico e o digital, qual vocês preferem usar para ver as horas e os minutos?
- Como vocês poderão conseguir marcar as horas no relógio analógico observando a mesma hora no relógio digital?
- Se vocês soubessem identificar as horas apenas no relógio digital e chegassem em um local que não tivesse esse tipo de relógio (tendo apenas o relógio analógico), como vocês fariam para saber as horas?
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma as soluções apresentadas de forma oral e peça que justifiquem a resposta para que todos possam identificar as outras soluções apresentadas. Em seguida, escreva na lousa todas as soluções apresentadas. Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e peça para cada grupo escolher uma solução e escrever na lousa.
Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.
Discuta com a turma:
- Qual a semelhança entre as respostas apresentadas?
- Por que o grupo de Guilherme indicou 9 minutos?
- Os 45 minutos indicados pelo grupo de Luana correspondem a que número no relógio analógico?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Observe os alunos em seus respectivos grupos. Veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e compartilhe oralmente com a turma. Evidencie as diferenças encontradas nas resoluções e, em seguida, escreva na lousa.
Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.
Discuta com a turma:
- O que o grupo de Maria pensou quando indicou que só faltavam 3 minutos para a próxima hora?
- O grupo de Maria compreende o uso do ponteiro dos minutos?
- Por que o grupo de Felipe indicou que faltam 15 minutos?
Discussão das solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma as soluções apresentadas de forma oral e peça para os alunos justificarem a sua resposta. Em seguida, apresente as soluções encontradas pelos alunos e escreva na lousa. Observe os alunos em seus respectivos grupos. Veja suas respostas e oriente para que cada grupo escolha uma solução e explique para os demais.
Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.
Discuta com a turma:
- Como o grupo de Luana pensou para compreender que um dia é igual a 24 horas?
- Por que o grupo de Luana indicou 12 horas diárias?
Sistematização do Conhecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Retome os conhecimentos transmitidos durante a aula por meio das atividades da leitura de relógios analógico e digital, além da relação entre dia e horas, horas e minutos.
Propósito: Retomar os conhecimentos acerca do conteúdo estudado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Alguém pode citar um evento de curta duração?
- Vinte e quatro horas correspondem ao total de horas que indica qual unidade de medida de tempo?
- Qual relógio você prefere ver as horas, analógico ou digital?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
- https://novaescola.org.br/conteudo/6524/medidas-de-tempo
- Como ser bom em matemática e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado/ Jo Boaler - https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
- Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática? - https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Finalize a atividade relembrando: dos tipos de relógios analógico e digital; da função dos ponteiros (o maior e o menor); e da duração de um evento a partir do início e final.
Propósito: Explorar oralmente o que os alunos apreenderam no decorrer da aula.
Discuta com a turma:
- Se um dia tem 24 horas, quantas horas terá um dia e meio?
- Se uma corrida dura 2 minutos, quantos segundos se passaram?
- Se o evento tem 60 minutos, quantas horas correspondem a 20 minutos?
Raio-X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Distribua a atividade impressa e observe o desempenho dos alunos.
Propósito: Explorar os conhecimentos apreendidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Se tivesse que marcar meia hora antes, que hora seria?
- Como vocês podem marcar meia hora, uma hora, uma hora e meia e duas horas os relógio de ponteiros?
- A hora em que Maria teria que ter acordado era exata?
- Se faltam 20 minutos para o despertador tocar, em que número o ponteiro dos minutos estará?
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Nesta atividade, questione a turma sobre os conceitos de medidas de tempo: se uma hora é igual a 60 minutos, a metade desse tempo equivale a meia hora. Faça com que percebam que quando o ponteiro maior estiver apontando para o número 6, isso quer dizer que representa 30 minutos ou meia hora. Evidencie que os numerais expostos no relógio seguem a sequência de 1 a 12, entretanto, cada numeral representa uma parte da hora que corresponde a 5 minutos. Prepare e use um relógio em forma de cartaz. Ensine os intervalos de tempo contando de 5 em 5 ao redor do relógio. Por exemplo: quando o ponteiro maior estiver no número 1, passaram-se 5 minutos da hora e quando estiver no número 2, já se foram 10 minutos, no 3 é igual a 15 minutos. Estimule-os a dizer que passaram-se 20 minutos da hora identificando que o número 4 representa 20 minutos.
Propósito: Auxiliar os alunos e avaliar se a turma compreendeu os conceitos estudados.
Discuta com a turma:
- Se o ponteiro dos minutos aponta para o número 2 e, ao observar novamente, ele já está no 11, quer dizer que quantos minutos se passaram?
- O que são horas exatas? Quais números usamos para representar?
- No relógio digital, o que representa o número que vem antes dos dois pontos? E o que vem depois?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_21GRM03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (em último caso).
Atividade principal e um relógio analógico
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Relógio para montar
Relógio online
Relógios virtuais
Jogo: Aprendendo as horas
Jogo da memória das horas online
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre a função dos ponteiros do relógio em relação às horas e minutos. Você pode enviar os relógios de forma separada para os alunos, um a um (por WhatsApp, por exemplo), para que eles escrevam as horas que estão marcando. Eles podem enviar as respostas pelo próprio WhatsApp e eles mesmos podem ir comentando as respostas dos colegas e compartilhando as suas opiniões. Através dessa atividade você pode verificar se os alunos têm conhecimentos prévios para embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é diferenciar a forma de marcação do tempo entre os relógios digital e analógico. Os alunos precisam ter acesso à atividade principal. Caso esteja em uma videoconferência por alguma das ferramentas citadas acima, apresente os slides e siga as orientações da atividade com a turma. Eles podem responder às questões levantando a mão e abrindo o seu microfone ou pelo bate-papo. Caso esteja utilizando outras ferramentas (por exemplo, o WhatsApp), você pode fotografar os slides ou enviar o arquivo da atividade principal para que os alunos tenham acesso e respondam pelo mesmo meio. Outra opção é utilizar o relógio virtual do celular dos alunos ou mesmo que montem um relógio e seus ponteiros para utilizar durante a aula. As situações propostas podem partir do relógio que estiver usando na hora. Peça que observem a hora que está no relógio analógico e a representem usando o digital. Crie eventos para que calculem a duração do evento e a hora que termina. Fazendo dessa forma, você pode trazer a situação problema para a realidade dos alunos da turma. Os alunos podem responder aos questionamentos pelo mesmo meio.
Discussão das soluções
Se você estiver optado pelos slides, compartilhe em forma de fotografia ou ao vivo os slides da discussão para que os alunos possam comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio. Caso tenha utilizado o relógio ao vivo, mostre a resolução pelo próprio relógio em fotografias e promova a discussão das soluções apresentadas pelos alunos.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe da mesma forma que você usa para compartilhar as outras atividades. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
Para que a família saiba como você está trabalhando e como ajudar os alunos, envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
As famílias também podem explorar os relógios que há em casa e perguntar as horas de início e fim de atividades. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: José Ricardo Azevedo da Silva
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
Objetivos específicos
- Compreender que as unidades de medidas de tempo dia, horas e minutos representam uma quantidade de tempo;
- Identificar função dos ponteiros no relógio analógico;
- Diferenciar a forma de marcação do tempo entre os relógios digital e analógico;
Conceito-chave
- Relação entre dia, hora e minutos;
- Formas de medição do tempo;
Recursos necessários
- Cartaz da atividade de aquecimento para impressão;
- Cartaz da atividade principal para impressão;
- Atividade principal para impressão;
- Atividade complementar para impressão;
- Atividade raio x para impressão;
- Lápis;
- borracha;
- apontador;
- slides;