10521
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - PoligonArte _ Polígonos Regulares

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Retomar o conceito de polígonos regulares e convexo; distinguir polígonos regulares de não regulares; pontuar características de polígonos regulares.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Oleneva Sanches Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o conceito de polígonos regulares;
  • Retomar o conceito de polígono convexo;
  • Distinguir polígonos regulares de não regulares;
  • Produzir trabalhos plásticos contemplando polígonos regulares e não regulares;
  • Pontuar características de polígonos regulares;
  • Esboçar figuras de polígonos regulares e não regulares, a partir de algumas de suas características.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Quadro e pincel;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Papel tipo A4 branco ou de cor;
  • Papéis coloridos;
  • Compasso, tesoura, lápis, borracha, transferidor, régua ou esquadro, tesoura e cola;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações:

  • Utilize os slides 3 e 4 para provocar reflexões acerca dos polígonos regulares. Veja sugestões de intervenção em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento. Se necessário, utilize o quadro para complementações.
  • Para mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.

Propósito: Retomar o conceito de polígonos regulares, a partir de suas características.

Discuta com a turma: (As respostas estão entre parênteses)
Slide 3 - Foco nas características gerais de um polígono regular. Peça para os estudantes analisarem o slide, e, em seguida, utilize cada “fala” para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • Por que as figuras destacadas são polígonos regulares? (Porque seus ângulos e lados são de mesma medida)
  • O que você toma por base para considerar essas figuras como regulares? (A igualdade de medidas de seus ângulos e lados)
  • Vamos nomear essas figuras? (Triângulo, quadrado, hexágono, pentágono, decágono)
  • A figura rosa, que nome ela tem? (Pentágono) Por quê? (Porque tem 5 ângulos e 5 lados). O que você considera para nomeá-la? (Número de ângulos, lados). Se é um polígono regular e tem 5 lados, quantos ângulos e quantos vértices ele tem? (Mesma quantidade: 5). E a figura vermelha? (É um triângulo) E a lilás? (Hexágono).

Slide 4 - Foco na característica de convexidade dos polígonos regulares. Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide, e, em seguida, utilize-o para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • O que há de comum entre os polígonos amarelo e vermelho? (Ambas têm 6 lados).
  • Com base no diálogo: se ambos têm 6 lados, como podemos nomeá-los? (Hexágonos) Qual a diferença entre os dois? (Uma é convexa e a outra não). O que aconteceria se o segmento AB estivesse no polígono vermelho? (Todos os pontos do segmento estariam dentro do polígono). Por quê? (Porque o hexágono vermelho é convexo) E nos demais polígonos regulares, como os do slide anterior? (Todos os polígonos regulares teriam o segmento de reta, integralmente, dentro dos limites do seu plano).

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações:

  • Utilize os slides 3 e 4 para provocar reflexões acerca dos polígonos regulares. Veja sugestões de intervenção em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento. Se necessário, utilize a lousa para complementações.
  • Para mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.

Propósito: Retomar o conceito de polígonos regulares, a partir de suas características.
Discuta com a turma: (as respostas estão entre parênteses)
Slide 3 - Foco nas características gerais de um polígono regular. Peça para os estudantes analisarem o slide, e, em seguida, utilize cada “fala” para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • Por que as figuras destacadas são polígonos regulares? (Porque seus ângulos e lados são de mesma medida)
  • O que você toma por base para considerar essas figuras como regulares? (A igualdade de medidas de seus ângulos e lados)
  • Vamos nomear essas figuras? (Triângulo, quadrado, hexágono, pentágono, decágono)
  • A figura rosa, que nome ela tem? (Pentágono) Por quê? (Porque tem 5 ângulos e 5 lados). O que você considera para nomeá-la? (Número de ângulos, lados). Se é um polígono regular e tem 5 lados, quantos ângulos e quantos vértices ele tem? (Mesma quantidade: 5). E a figura vermelha? (É um triângulo) E a lilás? (Hexágono).

Slide 4 - Foco na característica de convexidade dos polígonos regulares. Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide, e, em seguida, utilize-o para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • O que há de comum entre os polígonos amarelo e vermelho? (Ambas têm 6 lados).
  • Com base no diálogo: se ambos têm 6 lados, como podemos nomeá-los? (Hexágonos) Qual a diferença entre os dois? (Uma é convexa e a outra não). O que aconteceria se o segmento AB estivesse no polígono vermelho? (Todos os pontos do segmento estariam dentro do polígono). Por quê? (Porque o hexágono vermelho é convexo) E nos demais polígonos regulares, como os do slide anterior? (Todos os polígonos regulares teriam o segmento de reta, integralmente, dentro dos limites do seu plano).

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slide 5 e 6)

Orientações:

  • Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide 5, antes de fazer mediações, mas não exceda mais de 1 minuto.Se não puder projetar, escreva no quadro.
  • Divida a turma em grupos de 4 a 6 componentes e, como sugestão, faça um sorteio para definir os grupos que trabalharão com polígonos regulares e com os não regulares.
  • Em seguida, vá para o slide 6, para explicar a sequência da atividade: dobradura, montagem, colagem e exposição.
  • Durante a confecção das PoligonArtes, faça intervenções, provocando reflexões acerca das características dos polígonos regulares. Considere o Discuta com a Turma, ponderando as intervenções mais relevantes ao seu contexto, no momento.
  • Imprima, previamente, a Atividade Principal, pelo menos uma para cada grupo e aos recursos (polígonos) que você deve preparar previamente à aula, a seguir.

Preparo de recursos para a aula:

1) Confecção dos polígonos de base - Utilize folhas de papel A4 de cor de sua preferência ou disponibilidade (branca, bege, preta, etc.), aproveite a largura da folha (21 cm) para recortar quadrados e retângulos (sugestão: 21cm X 25cm). Veja exemplos quantitativos abaixo.

2) Confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes - Utilize folhas de papel colorido ou de cores fortes, para recortar quadrados e círculos com 8 cm, respectivamente, de lado e de diâmetro. Veja exemplos quantitativos abaixo.

Exemplos quantitativos para preparo dos recursos - Considerando uma turma com 40 estudantes, da qual poderiam ser formados 8 grupos de 5 estudantes cada: 1) Para a confecção dos polígonos de base, você deve preparar 8 quadrados e retângulos, sendo metade (4) de quadrados e a outra metade (4) de retângulos. Observe que nossa sugestão é aproveitar a largura de uma folha de papel A4 e, para isso, você deve dispor de 8 folhas, para recortar quadrados de 21 cm de lado e retângulos de 21cm X 25cm); 2) Para confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes, você deve preparar 6 quadrados e círculos para cada grupo, sendo metade (3) de quadrados e metade (3) de círculos, totalizando 48 figuras (24 quadrados e 24 círculos) para toda a turma) .

  • Considere as Atividade Complementares ao Professor, a seguir, para você cumprir com êxito os objetivos de aprendizagem:

Atividades Complementares ao Professor:

1ª) Para ampliar as possibilidades de intervenção e discussão, assista ao vídeo sobre Polígonos regulares, no YouTube, disponível aqui.

2ª) Para saber mais sobre dobraduras de polígonos regulares, acesse aqui o documento disponibilizado pela Profa. Solanis Regina.

  • Apenas como sugestão, procure o professor de Artes da escola e mostre os produtos da atividade PoligonArtes, propondo-lhe que faça com os estudantes as molduras das obras para uma exposição na área comum da escola. Melhor que isso, planeje esta aula com o professor de Artes, tornando-a interdisciplinar no que se refere às dobraduras e à exposição das produções.

Propósito:Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares.

Discuta com a turma (respostas entre parênteses):

  • Como você conceitua um polígono? (Figura plana, fechada por segmentos de reta).
  • Quais as características de um polígono? (Ser plana, fechada por lados).
  • Quais as características de um polígono regular? (Ser plano, fechado e convexo e ter medidas iguais).
  • É mesmo um dodecágono o exemplo do slide 5? (Sim). Por que ele não é regular? (Porque 4 dos seus vértices apontam para dentro do polígono, traçando um segmento de reta neste polígono, parte dos pontos deste segmento poderiam estar fora do plano da figura. Além disso, as medidas dos lados não são as mesmas).
  • O que deve ser observado para concluir se um polígono é ou não regular? (Se a figura é convexa, tem lados e ângulos iguais).
  • O que é um polígono convexo? (Todos os seus vértices apontam para fora da figura).
  • Por que podemos afirmar que um triângulo equilátero é um polígono regular? (Porque é convexo e tem 3 lados e 3 ângulos de mesmas medidas). E um quadrado? (Porque é convexo e tem 4 lados e 4 ângulos de mesmas medidas).

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slide 5 e 6)

Orientações:

  • Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide 5, antes de fazer mediações, mas não exceda mais de 1 minuto.Se não puder projetar, escreva no quadro.
  • Divida a turma em grupos de 4 a 6 componentes e, como sugestão, faça um sorteio para definir os grupos que trabalharão com polígonos regulares e com os não regulares.
  • Em seguida, vá para o slide 6, para explicar a sequência da atividade: dobradura, montagem, colagem e exposição.
  • Durante a confecção das PoligonArtes, faça intervenções, provocando reflexões acerca das características dos polígonos regulares. Considere o Discuta com a Turma, ponderando as intervenções mais relevantes ao seu contexto, no momento.
  • Imprima, previamente, a Atividade Principal, pelo menos uma para cada grupo e aos recursos (polígonos) que você deve preparar previamente à aula, a seguir.

Preparo de recursos para a aula:

1) Confecção dos polígonos de base - Utilize folhas de papel A4 de cor de sua preferência ou disponibilidade (branca, bege, preta, etc.), aproveite a largura da folha (21 cm) para recortar quadrados e retângulos (sugestão: 21cm X 25cm). Veja exemplos quantitativos abaixo.

2) Confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes - Utilize folhas de papel colorido ou de cores fortes, para recortar quadrados e círculos com 8 cm, respectivamente, de lado e de diâmetro. Veja exemplos quantitativos abaixo.

Exemplos quantitativos para preparo dos recursos - Considerando uma turma com 40 estudantes, da qual poderiam ser formados 8 grupos de 5 estudantes cada: 1) Para a confecção dos polígonos de base, você deve preparar 8 quadrados e retângulos, sendo metade (4) de quadrados e a outra metade (4) de retângulos. Observe que nossa sugestão é aproveitar a largura de uma folha de papel A4 e, para isso, você deve dispor de 8 folhas, para recortar quadrados de 21 cm de lado e retângulos de 21cm X 25cm); 2) Para confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes, você deve preparar 6 quadrados e círculos para cada grupo, sendo metade (3) de quadrados e metade (3) de círculos, totalizando 48 figuras (24 quadrados e 24 círculos) para toda a turma) .

  • Considere as Atividade Complementares ao Professor, a seguir, para você cumprir com êxito os objetivos de aprendizagem:

Atividades Complementares ao Professor:

1ª) Para ampliar as possibilidades de intervenção e discussão, assista ao vídeo sobre Polígonos regulares, no YouTube, disponível aqui.

2ª) Para saber mais sobre dobraduras de polígonos regulares, acesse aqui o documento disponibilizado pela Profa. Solanis Regina.

  • Apenas como sugestão, procure o professor de Artes da escola e mostre os produtos da atividade PoligonArtes, propondo-lhe que faça com os estudantes as molduras das obras para uma exposição na área comum da escola. Melhor que isso, planeje esta aula com o professor de Artes, tornando-a interdisciplinar no que se refere às dobraduras e à exposição das produções.

Propósito:Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares.

Discuta com a turma (respostas entre parênteses):

  • Como você conceitua um polígono? (Figura plana, fechada por segmentos de reta).
  • Quais as características de um polígono? (Ser plana, fechada por lados).
  • Quais as características de um polígono regular? (Ser plano, fechado e convexo e ter medidas iguais).
  • É mesmo um dodecágono o exemplo do slide 5? (Sim). Por que ele não é regular? (Porque 4 dos seus vértices apontam para dentro do polígono, traçando um segmento de reta neste polígono, parte dos pontos deste segmento poderiam estar fora do plano da figura. Além disso, as medidas dos lados não são as mesmas).
  • O que deve ser observado para concluir se um polígono é ou não regular? (Se a figura é convexa, tem lados e ângulos iguais).
  • O que é um polígono convexo? (Todos os seus vértices apontam para fora da figura).
  • Por que podemos afirmar que um triângulo equilátero é um polígono regular? (Porque é convexo e tem 3 lados e 3 ângulos de mesmas medidas). E um quadrado? (Porque é convexo e tem 4 lados e 4 ângulos de mesmas medidas).

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Informe à turma a proposta da atividade: Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares; mas não ultrapasse 1 minuto.
  • Divida a turma em 2 grupos: um grupo que produzirá PoligonArtes com polígonos regulares e o outro, com não regulares.
  • Diante da exposição das PoligonArtes de todos os grupos: espontaneamente, estudantes do grupo que produziu PoligonArtes com polígonos regulares deverá comentar, a partir das características deste tipo de polígono, sobre os polígonos não regulares pertinentes às PoligonArtes do outro grupo; e vice-versa.
  • Permita a intervenção de outros membros do grupo e intervenha, sempre que necessário.
  • Como você dispõe de 12 minutos para a atividade, cronometre o tempo, dando 5 min de comentários/discussão para cada grupo.
  • Se necessário, volte ao Discuta com a turma da Retomada e da Atividade Principal para rever algumas provocações pertinentes, sempre ponderando as mais relevantes ao seu contexto no momento
  • Outras provocações, confira o Guia de Intervenções.

Propósito: Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este slide pontua o conteúdo trabalhado e sua apresentação deve ser muito breve. A partir de descrições curtas e objetivas, pontuar as características dos polígonos regulares, buscando enfatizar os aspectos que tornam os polígonos não regulares.

Propósito: Sintetizar, de modo ilustrativo e descritivo, o conteúdo trabalhado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 9 e 10)

Orientações:

  • O slide 9 visa à sensibilização para a avaliação: a partir de algumas características de polígonos, esboçar um desenho da figura e classificá-los como regulares ou não regulares.
  • Utilize o slide 9 para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer enfatizar novamente a importância de avaliar todas as características para esboçar e classificar o polígono.
  • Não estenda mais de 1 min no slide 9.
  • Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque farão uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características dos polígonos regulares.
  • Imprima previamente a atividade (slide 10) para que seja realizada individualmente.

Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre características dos polígonos para classificá-los como regulares ou não regulares.

Discuta com a turma:

  • Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre os fatores que levam a caracterizar um polígono como regular ou não regular. Diversas provocações estão disponíveis no Guia de Intervenção.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 9 e 10)

Orientações:

  • O slide 9 visa à sensibilização para a avaliação: a partir de algumas características de polígonos, esboçar um desenho da figura e classificá-los como regulares ou não regulares.
  • Utilize o slide 9 para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer enfatizar novamente a importância de avaliar todas as características para esboçar e classificar o polígono.
  • Não estenda mais de 1 min no slide 9.
  • Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque farão uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características dos polígonos regulares.
  • Imprima previamente a atividade (slide 10) para que seja realizada individualmente.

Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre características dos polígonos para classificá-los como regulares ou não regulares.

Discuta com a turma:

  • Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre os fatores que levam a caracterizar um polígono como regular ou não regular. Diversas provocações estão disponíveis no Guia de Intervenção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o conceito de polígonos regulares;
  • Retomar o conceito de polígono convexo;
  • Distinguir polígonos regulares de não regulares;
  • Produzir trabalhos plásticos contemplando polígonos regulares e não regulares;
  • Pontuar características de polígonos regulares;
  • Esboçar figuras de polígonos regulares e não regulares, a partir de algumas de suas características.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Quadro e pincel;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Papel tipo A4 branco ou de cor;
  • Papéis coloridos;
  • Compasso, tesoura, lápis, borracha, transferidor, régua ou esquadro, tesoura e cola;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações:

  • Utilize os slides 3 e 4 para provocar reflexões acerca dos polígonos regulares. Veja sugestões de intervenção em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento. Se necessário, utilize o quadro para complementações.
  • Para mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.

Propósito: Retomar o conceito de polígonos regulares, a partir de suas características.

Discuta com a turma: (As respostas estão entre parênteses)
Slide 3 - Foco nas características gerais de um polígono regular. Peça para os estudantes analisarem o slide, e, em seguida, utilize cada “fala” para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • Por que as figuras destacadas são polígonos regulares? (Porque seus ângulos e lados são de mesma medida)
  • O que você toma por base para considerar essas figuras como regulares? (A igualdade de medidas de seus ângulos e lados)
  • Vamos nomear essas figuras? (Triângulo, quadrado, hexágono, pentágono, decágono)
  • A figura rosa, que nome ela tem? (Pentágono) Por quê? (Porque tem 5 ângulos e 5 lados). O que você considera para nomeá-la? (Número de ângulos, lados). Se é um polígono regular e tem 5 lados, quantos ângulos e quantos vértices ele tem? (Mesma quantidade: 5). E a figura vermelha? (É um triângulo) E a lilás? (Hexágono).

Slide 4 - Foco na característica de convexidade dos polígonos regulares. Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide, e, em seguida, utilize-o para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • O que há de comum entre os polígonos amarelo e vermelho? (Ambas têm 6 lados).
  • Com base no diálogo: se ambos têm 6 lados, como podemos nomeá-los? (Hexágonos) Qual a diferença entre os dois? (Uma é convexa e a outra não). O que aconteceria se o segmento AB estivesse no polígono vermelho? (Todos os pontos do segmento estariam dentro do polígono). Por quê? (Porque o hexágono vermelho é convexo) E nos demais polígonos regulares, como os do slide anterior? (Todos os polígonos regulares teriam o segmento de reta, integralmente, dentro dos limites do seu plano).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.(slide 3 e 4)

Orientações:

  • Utilize os slides 3 e 4 para provocar reflexões acerca dos polígonos regulares. Veja sugestões de intervenção em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento. Se necessário, utilize a lousa para complementações.
  • Para mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.

Propósito: Retomar o conceito de polígonos regulares, a partir de suas características.
Discuta com a turma: (as respostas estão entre parênteses)
Slide 3 - Foco nas características gerais de um polígono regular. Peça para os estudantes analisarem o slide, e, em seguida, utilize cada “fala” para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • Por que as figuras destacadas são polígonos regulares? (Porque seus ângulos e lados são de mesma medida)
  • O que você toma por base para considerar essas figuras como regulares? (A igualdade de medidas de seus ângulos e lados)
  • Vamos nomear essas figuras? (Triângulo, quadrado, hexágono, pentágono, decágono)
  • A figura rosa, que nome ela tem? (Pentágono) Por quê? (Porque tem 5 ângulos e 5 lados). O que você considera para nomeá-la? (Número de ângulos, lados). Se é um polígono regular e tem 5 lados, quantos ângulos e quantos vértices ele tem? (Mesma quantidade: 5). E a figura vermelha? (É um triângulo) E a lilás? (Hexágono).

Slide 4 - Foco na característica de convexidade dos polígonos regulares. Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide, e, em seguida, utilize-o para puxar a discussão, ponderando as questões mais relevantes ao seu contexto, no momento:

  • O que há de comum entre os polígonos amarelo e vermelho? (Ambas têm 6 lados).
  • Com base no diálogo: se ambos têm 6 lados, como podemos nomeá-los? (Hexágonos) Qual a diferença entre os dois? (Uma é convexa e a outra não). O que aconteceria se o segmento AB estivesse no polígono vermelho? (Todos os pontos do segmento estariam dentro do polígono). Por quê? (Porque o hexágono vermelho é convexo) E nos demais polígonos regulares, como os do slide anterior? (Todos os polígonos regulares teriam o segmento de reta, integralmente, dentro dos limites do seu plano).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slide 5 e 6)

Orientações:

  • Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide 5, antes de fazer mediações, mas não exceda mais de 1 minuto.Se não puder projetar, escreva no quadro.
  • Divida a turma em grupos de 4 a 6 componentes e, como sugestão, faça um sorteio para definir os grupos que trabalharão com polígonos regulares e com os não regulares.
  • Em seguida, vá para o slide 6, para explicar a sequência da atividade: dobradura, montagem, colagem e exposição.
  • Durante a confecção das PoligonArtes, faça intervenções, provocando reflexões acerca das características dos polígonos regulares. Considere o Discuta com a Turma, ponderando as intervenções mais relevantes ao seu contexto, no momento.
  • Imprima, previamente, a Atividade Principal, pelo menos uma para cada grupo e aos recursos (polígonos) que você deve preparar previamente à aula, a seguir.

Preparo de recursos para a aula:

1) Confecção dos polígonos de base - Utilize folhas de papel A4 de cor de sua preferência ou disponibilidade (branca, bege, preta, etc.), aproveite a largura da folha (21 cm) para recortar quadrados e retângulos (sugestão: 21cm X 25cm). Veja exemplos quantitativos abaixo.

2) Confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes - Utilize folhas de papel colorido ou de cores fortes, para recortar quadrados e círculos com 8 cm, respectivamente, de lado e de diâmetro. Veja exemplos quantitativos abaixo.

Exemplos quantitativos para preparo dos recursos - Considerando uma turma com 40 estudantes, da qual poderiam ser formados 8 grupos de 5 estudantes cada: 1) Para a confecção dos polígonos de base, você deve preparar 8 quadrados e retângulos, sendo metade (4) de quadrados e a outra metade (4) de retângulos. Observe que nossa sugestão é aproveitar a largura de uma folha de papel A4 e, para isso, você deve dispor de 8 folhas, para recortar quadrados de 21 cm de lado e retângulos de 21cm X 25cm); 2) Para confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes, você deve preparar 6 quadrados e círculos para cada grupo, sendo metade (3) de quadrados e metade (3) de círculos, totalizando 48 figuras (24 quadrados e 24 círculos) para toda a turma) .

  • Considere as Atividade Complementares ao Professor, a seguir, para você cumprir com êxito os objetivos de aprendizagem:

Atividades Complementares ao Professor:

1ª) Para ampliar as possibilidades de intervenção e discussão, assista ao vídeo sobre Polígonos regulares, no YouTube, disponível aqui.

2ª) Para saber mais sobre dobraduras de polígonos regulares, acesse aqui o documento disponibilizado pela Profa. Solanis Regina.

  • Apenas como sugestão, procure o professor de Artes da escola e mostre os produtos da atividade PoligonArtes, propondo-lhe que faça com os estudantes as molduras das obras para uma exposição na área comum da escola. Melhor que isso, planeje esta aula com o professor de Artes, tornando-a interdisciplinar no que se refere às dobraduras e à exposição das produções.

Propósito:Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares.

Discuta com a turma (respostas entre parênteses):

  • Como você conceitua um polígono? (Figura plana, fechada por segmentos de reta).
  • Quais as características de um polígono? (Ser plana, fechada por lados).
  • Quais as características de um polígono regular? (Ser plano, fechado e convexo e ter medidas iguais).
  • É mesmo um dodecágono o exemplo do slide 5? (Sim). Por que ele não é regular? (Porque 4 dos seus vértices apontam para dentro do polígono, traçando um segmento de reta neste polígono, parte dos pontos deste segmento poderiam estar fora do plano da figura. Além disso, as medidas dos lados não são as mesmas).
  • O que deve ser observado para concluir se um polígono é ou não regular? (Se a figura é convexa, tem lados e ângulos iguais).
  • O que é um polígono convexo? (Todos os seus vértices apontam para fora da figura).
  • Por que podemos afirmar que um triângulo equilátero é um polígono regular? (Porque é convexo e tem 3 lados e 3 ângulos de mesmas medidas). E um quadrado? (Porque é convexo e tem 4 lados e 4 ângulos de mesmas medidas).

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slide 5 e 6)

Orientações:

  • Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o slide 5, antes de fazer mediações, mas não exceda mais de 1 minuto.Se não puder projetar, escreva no quadro.
  • Divida a turma em grupos de 4 a 6 componentes e, como sugestão, faça um sorteio para definir os grupos que trabalharão com polígonos regulares e com os não regulares.
  • Em seguida, vá para o slide 6, para explicar a sequência da atividade: dobradura, montagem, colagem e exposição.
  • Durante a confecção das PoligonArtes, faça intervenções, provocando reflexões acerca das características dos polígonos regulares. Considere o Discuta com a Turma, ponderando as intervenções mais relevantes ao seu contexto, no momento.
  • Imprima, previamente, a Atividade Principal, pelo menos uma para cada grupo e aos recursos (polígonos) que você deve preparar previamente à aula, a seguir.

Preparo de recursos para a aula:

1) Confecção dos polígonos de base - Utilize folhas de papel A4 de cor de sua preferência ou disponibilidade (branca, bege, preta, etc.), aproveite a largura da folha (21 cm) para recortar quadrados e retângulos (sugestão: 21cm X 25cm). Veja exemplos quantitativos abaixo.

2) Confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes - Utilize folhas de papel colorido ou de cores fortes, para recortar quadrados e círculos com 8 cm, respectivamente, de lado e de diâmetro. Veja exemplos quantitativos abaixo.

Exemplos quantitativos para preparo dos recursos - Considerando uma turma com 40 estudantes, da qual poderiam ser formados 8 grupos de 5 estudantes cada: 1) Para a confecção dos polígonos de base, você deve preparar 8 quadrados e retângulos, sendo metade (4) de quadrados e a outra metade (4) de retângulos. Observe que nossa sugestão é aproveitar a largura de uma folha de papel A4 e, para isso, você deve dispor de 8 folhas, para recortar quadrados de 21 cm de lado e retângulos de 21cm X 25cm); 2) Para confecção dos polígonos para dobraduras dos polígonos pelos estudantes, você deve preparar 6 quadrados e círculos para cada grupo, sendo metade (3) de quadrados e metade (3) de círculos, totalizando 48 figuras (24 quadrados e 24 círculos) para toda a turma) .

  • Considere as Atividade Complementares ao Professor, a seguir, para você cumprir com êxito os objetivos de aprendizagem:

Atividades Complementares ao Professor:

1ª) Para ampliar as possibilidades de intervenção e discussão, assista ao vídeo sobre Polígonos regulares, no YouTube, disponível aqui.

2ª) Para saber mais sobre dobraduras de polígonos regulares, acesse aqui o documento disponibilizado pela Profa. Solanis Regina.

  • Apenas como sugestão, procure o professor de Artes da escola e mostre os produtos da atividade PoligonArtes, propondo-lhe que faça com os estudantes as molduras das obras para uma exposição na área comum da escola. Melhor que isso, planeje esta aula com o professor de Artes, tornando-a interdisciplinar no que se refere às dobraduras e à exposição das produções.

Propósito:Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares.

Discuta com a turma (respostas entre parênteses):

  • Como você conceitua um polígono? (Figura plana, fechada por segmentos de reta).
  • Quais as características de um polígono? (Ser plana, fechada por lados).
  • Quais as características de um polígono regular? (Ser plano, fechado e convexo e ter medidas iguais).
  • É mesmo um dodecágono o exemplo do slide 5? (Sim). Por que ele não é regular? (Porque 4 dos seus vértices apontam para dentro do polígono, traçando um segmento de reta neste polígono, parte dos pontos deste segmento poderiam estar fora do plano da figura. Além disso, as medidas dos lados não são as mesmas).
  • O que deve ser observado para concluir se um polígono é ou não regular? (Se a figura é convexa, tem lados e ângulos iguais).
  • O que é um polígono convexo? (Todos os seus vértices apontam para fora da figura).
  • Por que podemos afirmar que um triângulo equilátero é um polígono regular? (Porque é convexo e tem 3 lados e 3 ângulos de mesmas medidas). E um quadrado? (Porque é convexo e tem 4 lados e 4 ângulos de mesmas medidas).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Informe à turma a proposta da atividade: Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares; mas não ultrapasse 1 minuto.
  • Divida a turma em 2 grupos: um grupo que produzirá PoligonArtes com polígonos regulares e o outro, com não regulares.
  • Diante da exposição das PoligonArtes de todos os grupos: espontaneamente, estudantes do grupo que produziu PoligonArtes com polígonos regulares deverá comentar, a partir das características deste tipo de polígono, sobre os polígonos não regulares pertinentes às PoligonArtes do outro grupo; e vice-versa.
  • Permita a intervenção de outros membros do grupo e intervenha, sempre que necessário.
  • Como você dispõe de 12 minutos para a atividade, cronometre o tempo, dando 5 min de comentários/discussão para cada grupo.
  • Se necessário, volte ao Discuta com a turma da Retomada e da Atividade Principal para rever algumas provocações pertinentes, sempre ponderando as mais relevantes ao seu contexto no momento
  • Outras provocações, confira o Guia de Intervenções.

Propósito: Reconhecer as características dos polígonos regulares, distinguindo-os dos não regulares.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este slide pontua o conteúdo trabalhado e sua apresentação deve ser muito breve. A partir de descrições curtas e objetivas, pontuar as características dos polígonos regulares, buscando enfatizar os aspectos que tornam os polígonos não regulares.

Propósito: Sintetizar, de modo ilustrativo e descritivo, o conteúdo trabalhado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 9 e 10)

Orientações:

  • O slide 9 visa à sensibilização para a avaliação: a partir de algumas características de polígonos, esboçar um desenho da figura e classificá-los como regulares ou não regulares.
  • Utilize o slide 9 para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer enfatizar novamente a importância de avaliar todas as características para esboçar e classificar o polígono.
  • Não estenda mais de 1 min no slide 9.
  • Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque farão uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características dos polígonos regulares.
  • Imprima previamente a atividade (slide 10) para que seja realizada individualmente.

Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre características dos polígonos para classificá-los como regulares ou não regulares.

Discuta com a turma:

  • Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre os fatores que levam a caracterizar um polígono como regular ou não regular. Diversas provocações estão disponíveis no Guia de Intervenção.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 9 e 10)

Orientações:

  • O slide 9 visa à sensibilização para a avaliação: a partir de algumas características de polígonos, esboçar um desenho da figura e classificá-los como regulares ou não regulares.
  • Utilize o slide 9 para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer enfatizar novamente a importância de avaliar todas as características para esboçar e classificar o polígono.
  • Não estenda mais de 1 min no slide 9.
  • Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque farão uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características dos polígonos regulares.
  • Imprima previamente a atividade (slide 10) para que seja realizada individualmente.

Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre características dos polígonos para classificá-los como regulares ou não regulares.

Discuta com a turma:

  • Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre os fatores que levam a caracterizar um polígono como regular ou não regular. Diversas provocações estão disponíveis no Guia de Intervenção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano