Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
10457

Jogo das 10 cartas

Matemática / Álgebra

Alinhado à BNCC

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área:  Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas).

Objetivos específicos

Construir sequências utilizando a ordem numérica crescente e decrescente, valendo-se de regularidade.

Conceito-chave

Regularidade em ordem numérica crescente e decrescente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartas com os números de 1 à 50 em papel sulfite ou cartolina.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula retomando a ideia de ordem decrescente e crescente e a forma como se organizam, algumas vezes do maior para o menor, outras do menor para o maior. Perceba durante a explicação se os alunos conhecem a sequência numérica. Utilize se possível um quadro numérico na sala, sempre exposto e à vista dos alunos, facilita a habituação com essa lógica de organização dos números.

Propósito: Verificar se os alunos que já compreendem a ideia de maior e menor, e conhecem a sequência numérica dos números naturais para que possam identificar regularidades em uma sequência numérica distinta .

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais são os outros lugares ou atividades que eles fazem e que precisa utilizar os números.

  • Onde podemos encontrar os números?
  • O que é antecessor e sucessor?
  • Como definimos maior e menor?

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula retomando a ideia de ordem decrescente e crescente e a forma como se organizam, algumas vezes do maior para o menor, outras do menor para o maior. Perceba durante a explicação se os alunos conhecem a sequência numérica. Utilize se possível um quadro numérico na sala, sempre exposto e à vista dos alunos, facilita a habituação com essa lógica de organização dos números.

Propósito: Verificar se os alunos que já compreendem a ideia de maior e menor, e conhecem a sequência numérica dos números naturais para que possam identificar regularidades em uma sequência numérica distinta .

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais são os outros lugares ou atividades que eles fazem e que precisa utilizar os números.

  • Onde podemos encontrar os números?
  • O que é antecessor e sucessor?
  • Como definimos maior e menor?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, onde poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no link do arquivo material complementar.

Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que regularidade está presente em sua sequência?
  • Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, onde poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares.

Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que regularidade está presente em sua sequência?
  • Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, onde poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares.

Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que regularidade está presente em sua sequência?
  • Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, onde poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares.

Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que regularidade está presente em sua sequência?
  • Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, onde poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares.

Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que regularidade está presente em sua sequência?
  • Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, onde poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares.

Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que regularidade está presente em sua sequência?
  • Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 E 13)

Orientações: Convide algumas duplas a explicarem as sequências e regularidades das duas dupla para incentivar uma discussão entre os alunos e propiciar um clima de descobrimento. Peça aos alunos que observem esta sequência de Bruno e Cauê, Roberta e Ana e deixe claro que esta é apenas uma possibilidade e que poderão encontrar outras. Projete ou reproduza no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que uma regularidade pode partir de qualquer número natural.

Discuta com a turma:

  • O que muda da regra crescente para a decrescente?
  • Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
  • Qual você acha mais fácil de encontrar, uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 E 13)

Orientações: Convide algumas duplas a explicarem as sequências e regularidades das duas dupla para incentivar uma discussão entre os alunos e propiciar um clima de descobrimento. Peça aos alunos que observem esta sequência de Bruno e Cauê, Roberta e Ana e deixe claro que esta é apenas uma possibilidade e que poderão encontrar outras. Projete ou reproduza no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que uma regularidade pode partir de qualquer número natural.

Discuta com a turma:

  • O que muda da regra crescente para a decrescente?
  • Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
  • Qual você acha mais fácil de encontrar, uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 E 13)

Orientações: Convide algumas duplas a explicarem as sequências e regularidades das duas dupla para incentivar uma discussão entre os alunos e propiciar um clima de descobrimento. Peça aos alunos que observem esta sequência de Bruno e Cauê, Roberta e Ana e deixe claro que esta é apenas uma possibilidade e que poderão encontrar outras. Projete ou reproduza no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que uma regularidade pode partir de qualquer número natural.

Discuta com a turma:

  • O que muda da regra crescente para a decrescente?
  • Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
  • Qual você acha mais fácil de encontrar, uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de verificarem mais de uma possibilidade para uma regularidade.

Propósito: Sistematizar e construir sequências numéricas com regularidades.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos sobre regularidade em uma sequência de números até 12. Peça aos alunos que leiam e resolvam.

Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos acerca das possibilidades de regularidades a partir de um número natural.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Material complementar

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área:  Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas).

Objetivos específicos

Construir sequências utilizando a ordem numérica crescente e decrescente, valendo-se de regularidade.

Conceito-chave

Regularidade em ordem numérica crescente e decrescente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartas com os números de 1 à 50 em papel sulfite ou cartolina.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color