Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo com Blocos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Álgebra em Movimento
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
AutorA: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Objetivos específicos
Ampliar sequências numéricas após descrever a regra de organização dos elementos.
Conceito-chave
Padrão e sequência.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ampliar sequências numéricas após descrever a regra de organização dos elementos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Faça um breve levantamento sobre as formas geométricas que as crianças encontram em seu cotidiano, como objetos, embalagens de produtos etc.
Propósito: Identificar o que eles conhecem, e o conceito que aprenderam sobre o assunto. Possibilitar que o aluno reflita sobre como as formas geométricas fazem parte do nosso dia a dia.
Discuta com a turma:
- Você consegue imaginar outros objetos semelhantes?
- Você já viu algum objeto parecido com formas geométricas em livros ou revistas?
- Que características chamou sua atenção nas imagens?
Sugestão de Leitura: O texto A prática do professor de matemática nos anos iniciais, de Perira e Borba (2016), traz um olhar sobre a prática docente, acesse aqui.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Faça um breve levantamento sobre as formas geométricas que as crianças encontram em seu cotidiano, como objetos, embalagens de produtos etc.
Propósito: Identificar o que eles conhecem, e o conceito que aprenderam sobre o assunto. Possibilitar que o aluno reflita sobre como as formas geométricas fazem parte do nosso dia a dia.
Discuta com a turma:
- Você consegue imaginar outros objetos semelhantes?
- Você já viu algum objeto parecido com formas geométricas em livros ou revistas?
- Que características chamou sua atenção nas imagens?
Atividade principal
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto de um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foram atribuídas a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.
Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.
Discuta com a turma:
- Você consegue imaginar outro padrão?
- O que você não entendeu?
- Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto de um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foram atribuídas a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.
Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.
Discuta com a turma:
- Você consegue imaginar outro padrão?
- O que você não entendeu?
- Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?
Atividade principal
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto de um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foram atribuídas a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.
Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.
Discuta com a turma:
- Você consegue imaginar outro padrão?
- O que você não entendeu?
- Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
- Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
- Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
- Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
- Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
- Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
- Qual outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
- Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
- Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
- Qual outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
- Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
- Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
- Qual outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?
Sistematização do conceito
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam como identificamos um padrão?
- Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?
Sistematização do conceito
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam como identificamos um padrão?
- Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das cores e o posicionamento das figuras, relembrando as regras que foram utilizadas na criação de cada sequência de figura.
Propósito: Ao realizar esse processo, esperamos que o aluno entenda que pode existir regularidades presentes em uma sequência a partir da cor, forma, tamanho ou quantidade dos elementos.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal, com o conceito de números crescentes e criação de figura geométrica. O raio-x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_11ALG02
Recursos
- Essencial: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail; lápis de cor.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; Materiais diversos que se repetem, como, por exemplo: bolinhas coloridas, blocos lógicos, peças de dominó, brinquedos variados, etc.
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Os alunos serão desafiados a criarem regularidades em sequências de figuras geométricas. Eles precisam ter acesso aos slides 4 e 5 com a imagem das figuras geométricas e o desafio.
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o documento impresso. Se não for possível a impressão colorida, escreva o nome das cores e peça que os alunos pintem as figuras. Inclua também algumas questões para que eles possam refletir sobre possíveis padrões na sequência de figuras geométricas.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), inicie a aula fazendo um breve levantamento sobre as formas geométricas que os alunos encontram em seu cotidiano, como, por exemplo, embalagens de produtos. Peça exemplos de coisas que se repetem, características comuns, padrões e regularidades em brinquedos, sequência em figurinhas, números, etc. Depois apresente o slide 4 para os alunos e peça que observem o que se repete na figura. Pergunte:
- Qual a semelhança destas figuras geométricas?
- Qual a diferença entre elas?
Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print das telas dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Compartilhe também os questionamentos com a turma.
É importante que os alunos percebam e explorem antes as características das figuras geométricas e dos agrupamentos apresentados, para depois criarem um padrão para a sequência.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio para que os alunos possam socializar suas criações e explicarem as regularidades envolvidas nas sequências. Eles podem enviar fotos por meio de WhatsApp e analisar os diferentes padrões das sequências criadas por eles. Eles também podem gravar áudio contando os critérios que usaram na criação das sequências. Envie essas perguntas para incentivar a discussão:
- Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
- Você é capaz de encontrar outra regra para o agrupamento realizado?
- Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
- Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?
Se não for possível essa discussão, envie junto com a tarefa algumas dessas perguntas para que os alunos tenham oportunidade de refletir sobre os diferentes padrões que podem ser criados na formação de sequências. Depois reúna as respostas diferentes e envie junto com as devolutivas, para que eles também vejam os padrões criados pelos colegas. Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente os slides 7, 8 e 9, com outras hipóteses de padronização.
Sistematização
Sistematize a aprendizagem e finalize a atividade enviando texto, mensagem ou áudio. Retome o conceito aprendido, dizendo que é possível construir diversos padrões utilizando figuras, cores e posições. Você pode compartilhar ou enviar as imagens dos slides 11 e 12.
Raio X
A atividade de Raio X serve para avaliar se os alunos entenderam que existem diferentes regularidades presentes em uma sequência. Para verificar se os alunos aplicam esses conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, você pode aplicar mais este desafio. Envie o documento do Raio X, impresso ou online, compartilhando sua tela, ou tire print do slide e encaminhe a imagem via WhatsApp. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que incentivem seus filhos na criação de sequências padronizadas. Eles podem desenhar símbolos ou utilizar materiais diversos que possam ter em casa e brincar de estabelecer regularidades em sequências. Pode ser um momento divertido e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
AutorA: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Objetivos específicos
Ampliar sequências numéricas após descrever a regra de organização dos elementos.
Conceito-chave
Padrão e sequência.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA