Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem sobre formas geométricas. Relembre as formas geométricas mais simples, como o triângulo, círculo, quadrado e retângulo. Se surgirem outras formas geométricas a partir da discussão com a turma, peça para que alguns alunos venham até o quadro e desenhem. No slide 4, explore as formas geométricas que estão sendo apresentadas, fazendo os questionamentos que estão nesse slide.
Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre uma determinada ordem formada por figuras geométricas.
Discuta com a turma:
- Que outras formas geométricas conhecemos?
- Como podemos representá-las?
- Como sabemos que algo está em uma ordem?
Sugestão de Leitura extra: Confira como ensinar Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental, escrito por Santomauro (2009), Álgebra desde cedo, disponível no site da Nova Escola.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem sobre formas geométricas. Relembre as formas geométricas mais simples, como o triângulo, círculo, quadrado e retângulo. Se surgirem outras formas geométricas a partir da discussão com a turma, peça para que alguns alunos venham até o quadro e desenhem. No slide 4, explore as formas geométricas que estão sendo apresentadas, fazendo os questionamentos que estão nesse slide.
Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre uma determinada ordem formada por figuras geométricas.
Discuta com a turma:
- Que outras formas geométricas conhecemos?
- Como podemos representá-las?
- Como sabemos que algo está em uma ordem?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem a sequência de imagens e questionam junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem, para descobrir a sequência da figura.
Discuta com a turma:
- Você recorda o que é uma sequência?
- Toda sequência tem um padrão? Como sei identificar esse padrão?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem a sequência de imagens e questionam junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Explique que os alunos terão um desafio adicional nesta atividade, encontrar uma outra maneira de solucionar o mesmo problema. Se possível convide para o quadro, peça que expliquem como chegaram àquela conclusão. Peça a um aluno que não encontrou nenhuma solução que vá também, intervenha sempre que necessário para que não fiquem dúvidas na explicação dos alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem, para descobrir a sequência da figura.
Discuta com a turma:
- Você recorda o que é uma sequência?
- Toda sequência tem um padrão? Como sei identificar esse padrão?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)
Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Se trocar as cores obteremos a mesma explicação para a solução do problema?
- Poderíamos trocar os triângulos por outra figura geométrica e mesmo assim formar padrões parecidos?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)
Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas, permita que os alunos façam suas explicações.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Se trocar as cores obteremos a mesma explicação para a solução do problema?
- Poderíamos trocar os triângulos por outra figura geométrica e mesmo assim formar padrões parecidos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Esse é o momento de sintetizar a aula, e explicar os conceitos matemáticos que envolvem um sequência: regularidades, padrões, ordens etc.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos compreenderam como identificamos um padrão?
- Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das cores e o posicionamento das figuras.
Propósito: Ao realizar esse processo, esperamos que o aluno entenda que possa existir diferentes regularidades presentes em uma sequência.
Raio X
Orientações: Peça que, em dupla, os alunos leiam a atividade, e tentem utilizando seus lápis de cores completarem os quadros brancos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos no item materiais complementares.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência apresentada.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar