Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência repetitiva. Explore oralmente que tipos de caixas poderiam ser utilizadas no lugar de caixas de presente, isso lhe dará uma percepção da interpretação de como os alunos veem as atividades propostas. Instigue os alunos a observarem como as caixas se organizam. Essa organização é o pensamento lógico dos alunos que está sendo estimulado.
Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre o que é um padrão e suas principais características.
Discuta com a turma:
- Como as caixas foram organizadas? Por cor, tamanho, espessura?
- Que outras características poderíamos utilizar na descrição desta sequência?
- Que figuras se repetem?
Leitura Complementar
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência repetitiva. Explore oralmente que tipos de caixas poderiam ser utilizadas no lugar de caixas de presente, isso lhe dará uma percepção da interpretação de como os alunos veem as atividades propostas. Instigue os alunos a observarem como as caixas se organizam. Essa organização é o pensamento lógico dos alunos que está sendo estimulado.
Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre o que é um padrão e suas principais características.
Discuta com a turma:
- Como as caixas foram organizadas? Por cor, tamanho, espessura?
- Que outras características poderíamos utilizar na descrição desta sequência?
- Que figuras se repetem?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.
Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras que se repetem?
- O que elas têm em comum?
- Como podemos descobrir a próxima figura?
- De que forma você concluiu a regra desta sequência?
- Ela possui apenas um padrão? Explique.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.
Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras que se repetem?
- O que elas têm em comum?
- Como podemos descobrir a próxima figura?
- De que forma você concluiu a regra desta sequência?
- Ela possui apenas um padrão? Explique.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.
Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras que se repetem?
- O que elas têm em comum?
- Como podemos descobrir a próxima figura?
- De que forma você concluiu a regra desta sequência?
- Ela possui apenas um padrão? Explique.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 e 9)
Orientações: Discuta com a turma as possibilidades de padrões, utilizando as mesmas figuras. Caso alguma dupla não tenha conseguido terminar a atividade, peça que expliquem até onde conseguiram. Explique que foi utilizada mais de uma regra para Guilherme construir sua sequência, desta forma o aluno perceberá que ao estabelecer um padrão, todas as características e possibilidades possíveis devem ser investigadas.
Propósito: Compartilhar as diferentes sequências que podem ser criadas com as mesmas figuras encontradas.
Discuta com a turma:
- Quais as figuras utilizadas? Alguma não foi usada pela dupla?
- Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
- Em que a dupla não concordou na execução da atividade? Em que concordaram?
- Como a discussão influenciou a elaboração da sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 e 9)
Orientações: Discuta com a turma as possibilidades de padrões, utilizando as mesmas figuras. Caso alguma dupla não tenha conseguido terminar a atividade, peça que expliquem até onde conseguiram. Explique que foi utilizada mais de uma regra para Guilherme construir sua sequência, desta forma o aluno perceberá que ao estabelecer um padrão, todas as características e possibilidades possíveis devem ser investigadas.
Propósito: Compartilhar as diferentes sequências que podem ser criadas com as mesmas figuras encontradas.
Discuta com a turma:
- Quais as figuras utilizadas? Alguma não foi usada pela dupla?
- Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
- Em que a dupla não concordou na execução da atividade? Em que concordaram?
- Como a discussão influenciou a elaboração da sequência?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade expondo os trabalhos realizados pelos alunos. Incentive a interação e troca de ideias.
Propósito: Que o aluno saiba investigar um padrão em sequência repetitiva.