Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_11 ALG05
Recursos
- Essencial: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail; material do aluno.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano foque nas etapas da Atividade Principal e na Discussão das soluções.
Atividade principal
Esta atividade consiste em dois momentos: um para os alunos descobrirem qual é o padrão utilizado em sequências apresentadas, e o outro para a construção de novas sequências.
Os alunos precisam ter acesso ao documento da atividade principal, ou as imagens dos slides 4, 5 e 6.
Se você estiver on-line com seus alunos de forma síncrona, facilitará o compartilhamento das imagens. Assim você pode apresentar os slides com as sequências criadas pelos personagens e promover uma discussão que leve os alunos a perceberem qual foram as regularidades usadas por eles. Peça que observem e compartilhem as descobertas. Pergunte:
- Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
Depois disso, passe para o momento de criação de novas sequências.
Se você tiver comunicação com seus alunos via celular, pode criar um grupo para a turma e depois compartilhar as imagens com todos. Compartilhe também a pergunta no grupo de WhatsApp. Peça que primeiro descubram as regularidades das sequências já formadas e enviem suas conclusões, que podem ser por meio de texto ou de áudio. Depois incentive que criem outras sequências com novas regularidades. Envie o desafio também pelo celular e peça que faça registros em seus cadernos e depois tirem fotos para compartilhar com o grupo.
Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos, imprima a atividade e encaminhe aos alunos pelos seus responsáveis. Peça que após resolverem a atividade, enviem de volta para você.
Discussão das soluções
A riqueza dessa atividade está justamente na socialização das diferentes sequências criadas pelos alunos. Portanto, crie meios de promover essa interação e troca de ideias. Se tiver momento síncrono com seus alunos, peça que expliquem suas sequências, ou só mostrem, e os colegas têm que descobrir a regularidade envolvida. Se estiver se comunicando por telefone, peça que os alunos enviem as imagens de suas criações, sem explicar as regularidades. Então faça perguntas que levem os alunos perceberem as diferentes regularidades envolvidas.
- Quais as figuras utilizadas? Alguma sequência não usou todas as figuras?
- Que critérios foram levados em consideração na criação de cada sequência?
- De qual sequência você mais gostou? Por quê?
No caso de envio das tarefas impressas, reúna as formas diferentes de sequências que os alunos mandaram para você, e encaminhe para cada aluno, junto com a devolutiva da sua tarefa. Não se esqueça de valorizar a criatividade e o esforço.
Encerramento
Encerre a atividade valorizando todos os trabalhos realizados pelos alunos. Sistematize a aprendizagem dizendo que eles aprenderam a fazer investigação de padrões em sequências repetitivas e puderam criar as suas regularidades.
Raio X
Na atividade de Raio x você encontra outra oportunidade de criação de sequência para proporcionar aos seus alunos. Também poderá verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência repetitiva. Encaminhe, da forma que for possível, o documento do raio X ou a imagem do slide 10. Peça que eles façam e encaminhem para você.
Convite às famílias
Os responsáveis pelos alunos podem apoiar as atividades incentivando a criatividade e valorizando o esforço de seus filhos. Você pode enviar um pequeno texto ou áudio junto com a atividade, falando da aprendizagem envolvida, dando sugestões e orientações.