10422
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Valor posicional dos algarismos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar o valor posicional dos algarismos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos: Identificar o valor posicional dos algarismos.

Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Calculadoras;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado como material de apoio;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça duplas para que comentem sobre a charada e para que um aluno ajude o outro na formulação das hipóteses. Atente-se que, no processo de pensar e tentar resolver a charada, os alunos resolvem muitos problemas e adquirem novos conhecimentos e habilidades. Investigar, levantar e checar as hipóteses são algumas das habilidades de raciocínio lógico solicitada ao desvendar o segredo. Nesse caso, a cada mudança proposta o aluno deverá analisar novamente todo o número e assim fazendo uma grande retomada dos valores posicionais no número.

Verifique que para a resolução há três possibilidades, o algarismo 7, 8 e 9. Deixe que as crianças tomem suas conclusões e questione com elas outras possibilidades além das que encontrarem.

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios, resgatando os conhecimentos adquiridos sobre o valor posicional dos números de acordo com as regras do Sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • Como você acha que pode começar a pensar nessa charada?
  • Você pode me explicar como você chegou ao algarismo da resposta?
  • Você acredita que somente esse algarismo pode mudar os números da charada?
  • Por que outros algarismos não mudariam o número?
  • Você já testou com todos os algarismos? O que descobriu?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Deixe que os alunos manipulem a calculadora à vontade, por cerca de cinco minutos, para se familiarizarem com ela. Logo após as atividades é muito importante instigar o aluno sobre o que ele aprendeu e valorizar essa atividade. Explique que a cada desafio ele deverá colocar os números encontrados e saber explicar quais teclas utilizou para a formação do novo número.

Ajude os alunos a dominarem esse recurso e formarem diferentes estratégias de cálculo. Sugira que estimem mentalmente os resultados antes de usarem a calculadora, utilizando-a como ferramenta de verificação dos resultados. Peça que usem o caderno ou folhas se for necessário para fazer antecipação dos cálculos. Dessa forma estamos dando ao aluno a autonomia na correção dos seus resultados.

Propósito: Observar os números no visor para formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal levando o aluno na construção de uma ideia pela reflexão.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Faça essa atividade em duplas. Deixe bem claro aos alunos que eles poderão apagar e recomeçar a operação sempre que for preciso. É importante que eles tenham impresso, ou copiado no caderno as regras do desafio. Perceba que ao longo da atividade serão geradas várias possibilidades de resposta que tornarão o aprendizado individual e coletivo mais significativo, pois haverá a análise de muitas hipóteses nos momentos de diálogo entre eles. Incentive os alunos a dizerem como pensaram, favorecendo assim, o aparecimento de todas as possibilidades de resposta. Provoque nos alunos perguntas que os façam pensar mais e aprender mais.

Propósito: Observar os números no visor para formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal, levando o aluno na construção de uma ideia pela reflexão.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações: Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário, mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião, que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.

Escolha uma criança para mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada. Peça mais alguns registros.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem sobre valor posicional dos algarismos no número identificando as regularidades do sistema de numeração decimal usando a calculadora.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos: Identificar o valor posicional dos algarismos.

Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Calculadoras;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado como material de apoio;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça duplas para que comentem sobre a charada e para que um aluno ajude o outro na formulação das hipóteses. Atente-se que, no processo de pensar e tentar resolver a charada, os alunos resolvem muitos problemas e adquirem novos conhecimentos e habilidades. Investigar, levantar e checar as hipóteses são algumas das habilidades de raciocínio lógico solicitada ao desvendar o segredo. Nesse caso, a cada mudança proposta o aluno deverá analisar novamente todo o número e assim fazendo uma grande retomada dos valores posicionais no número.

Verifique que para a resolução há três possibilidades, o algarismo 7, 8 e 9. Deixe que as crianças tomem suas conclusões e questione com elas outras possibilidades além das que encontrarem.

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios, resgatando os conhecimentos adquiridos sobre o valor posicional dos números de acordo com as regras do Sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • Como você acha que pode começar a pensar nessa charada?
  • Você pode me explicar como você chegou ao algarismo da resposta?
  • Você acredita que somente esse algarismo pode mudar os números da charada?
  • Por que outros algarismos não mudariam o número?
  • Você já testou com todos os algarismos? O que descobriu?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Deixe que os alunos manipulem a calculadora à vontade, por cerca de cinco minutos, para se familiarizarem com ela. Logo após as atividades é muito importante instigar o aluno sobre o que ele aprendeu e valorizar essa atividade. Explique que a cada desafio ele deverá colocar os números encontrados e saber explicar quais teclas utilizou para a formação do novo número.

Ajude os alunos a dominarem esse recurso e formarem diferentes estratégias de cálculo. Sugira que estimem mentalmente os resultados antes de usarem a calculadora, utilizando-a como ferramenta de verificação dos resultados. Peça que usem o caderno ou folhas se for necessário para fazer antecipação dos cálculos. Dessa forma estamos dando ao aluno a autonomia na correção dos seus resultados.

Propósito: Observar os números no visor para formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal levando o aluno na construção de uma ideia pela reflexão.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Faça essa atividade em duplas. Deixe bem claro aos alunos que eles poderão apagar e recomeçar a operação sempre que for preciso. É importante que eles tenham impresso, ou copiado no caderno as regras do desafio. Perceba que ao longo da atividade serão geradas várias possibilidades de resposta que tornarão o aprendizado individual e coletivo mais significativo, pois haverá a análise de muitas hipóteses nos momentos de diálogo entre eles. Incentive os alunos a dizerem como pensaram, favorecendo assim, o aparecimento de todas as possibilidades de resposta. Provoque nos alunos perguntas que os façam pensar mais e aprender mais.

Propósito: Observar os números no visor para formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal, levando o aluno na construção de uma ideia pela reflexão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações: Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário, mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião, que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).

Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu formar o número?
  • Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
  • Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.

Escolha uma criança para mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada. Peça mais alguns registros.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem sobre valor posicional dos algarismos no número identificando as regularidades do sistema de numeração decimal usando a calculadora.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano