Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM06
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Tabela Pitagórica
Tabela Pitagórica para construir
- Opcionais:
Tabuada da multiplicação: benefícios de estudar
Tabuada física para imprimir e completar
Tabuada online
Jogos de tabuada
Mestre da tabuada
Dino da tabuada
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada, realizada através de um jogo, portanto, eles devem ter em mãos a cartela do jogo que é uma tabela pitagórica que pode ter sido completada em algum outro momento. Você pode enviá-la com antecedência e gravado um vídeo explicando como os alunos devem completá-la. Caso a turma ainda não tenha o domínio da tabuada, você pode disponibilizar um arquivo com as tabuadas do 1 ao 10. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o jogo para os alunos e demonstrá-lo jogando uma partida com você mesmo. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da cartela do jogo e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Nesse caso, é interessante que você grave um vídeo explicando o jogo e mostrando como se joga, dessa forma os alunos poderão compreender melhor do que somente lendo as regras. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivenciando.
Esses desafios utilizando a batalha naval, podem ser realizados de forma individual. Peça que os alunos primeiramente resolvam o desafio 1 pintando os navios encontrados. Depois, devem fazer o contrário, posicionar outro navio, entretanto, devem escrever as multiplicações utilizadas para os produtos pintados. Como essa resolução é bastante visual, peça que os alunos compartilhem suas tabelas por fotografias. Depois efetue os questionamentos e peça que respondam por escrito ou por áudio demonstrando as estratégias que utilizaram para o preenchimento, o que encontraram de mais difícil ou de mais fácil. Se for possível, você pode continuar a atividade em grupos, uns desafiando os outros. Se estiver utilizando o Zoom, é possível fazer grupos separados. No WhatsApp, você já pode deixar grupos previamente montados para essas ocasiões em que precisarão trabalhar em grupos. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para verificar se o trabalho está sendo produtivo.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Reforce que a tabuada deve ser memorizada para agilizar os cálculos. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos online ou físicos como os sugeridos na adaptação.