Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM10
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua e lápis de cor (ou giz de cera ou canetinha hidrocor)
- Opcionais:
Multiplicação na reta numerada
Tabuada online
Jogos de tabuada
Mestre da tabuada
Labirinto da tabuada
Tabuada para completar
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada e sua representação na reta numerada. Os alunos precisam ter acesso à situação problema e desenhar a reta numerada utilizando a régua. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação para os alunos oralmente, mas mostre a reta numerada e peça que desenhem uma parecida em seu caderno usando a régua. Caso não tenha Internet, você pode escrever a situação problema ou gravar um vídeo mostrando a situação e a reta numerada e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Os alunos devem copiar a reta numerada no caderno para que possam analisá-la melhor. Peça que os alunos compartilhem a reta numerada por fotografias para que você verifique a sua execução antes que eles comecem a trabalhar a situação problema nela. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem resolver a situação individualmente, utilizando os lápis de cor na reta numerada. Os alunos devem representar a sua solução através da reta numerada e consigam explicar como encontraram a sua resposta. Dê um tempo para que os alunos trabalhem com a situação antes de abrir as discussões. Se algum aluno apresentar dificuldades, ajude esses alunos que através do grande grupo ou individualmente, pedindo que usem uma régua e marquem os números mostrados na reta. Eles devem fazer o caminho apontando os números indicados. Uma outra opção é desenhar a reta numerada e cortar as letras colocando-as embaixo dos números e, assim, poder fazer a relação entre números e letras. Entretanto, não dê as respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Depois, coloque alguns questionamentos por meio de texto ou áudios:
- Como você chegou às respostas?
- Qual a tabuada da reta numerada?
- Como fez para descobrir o nome do personagem?
- Que outros nomes puderam ser formados?
- Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?
Os alunos poderão disponibilizar suas respostas e conclusões por texto, fotografia ou áudio no grande grupo. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Essa discussão é bastante importante para que consigam comparar as estratégias utilizadas.
Sistematização
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Reforce que a tabuada deve ser memorizada para agilizar os cálculos. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos online e físicos como os sugeridos na adaptação.
Eles podem brincar também com a reta numerada traçando-a no quintal ou em algum espaço que tenha em casa e tentar pular os números, assim poderão trabalhar a reta numerada de uma forma divertida.