Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM08
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Diferentes caminhos para entender e calcular problemas
Tabuada online
Jogos de tabuada
Mestre da tabuada
Labirinto da tabuada
Tabuada para completar
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal são problemas envolvendo a tabuada, então se os alunos não a dominarem muito bem, você pode disponibilizar primeiramente uma tabuada para que a completem e enviem a fotografia da atividade realizada. Os alunos precisam de acesso às duas situações problemas para poder resolvê-las. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar as situações para os alunos oralmente, mas seria bom que eles pudessem efetuar a sua leitura e escrevê-las no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print das atividades e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Os alunos também podem copiar a atividade no caderno para que possam analisá-la melhor. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem tentar resolver a situação individualmente, anotando as suas estratégias e cálculos. Os alunos devem representar a sua solução por escrito, números ou desenhos, o importante é que consigam explicar como encontraram a sua resposta. De um tempo para que os alunos trabalhem com as situações antes de abrir as discussões. Se algum aluno apresentar dificuldades, oriente-o para ir registrando cada informação a medida que ela aparece como forma de organização visual. Mostre ao aluno como se faz, lendo a primeira informação do problema e fazendo o seu registro. Ajude esses alunos que apresentarem dificuldades através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Depois, os alunos poderão disponibilizar suas respostas e conclusões por texto, fotografia ou áudio no grande grupo. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado.
Painel de soluções
Você pode utilizar os slides ou as fotografias dos slides 6 e 7 do painel de soluções para que os alunos possam verificar suas respostas e comparar as suas estratégias. Mostre que há diversas formas de resolver uma situação problema, entretanto, o resultado deve ser o correto.
Sistematização
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Reforce que a tabuada deve ser memorizada para agilizar os cálculos. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos online e físicos como os sugeridos na adaptação.