Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Papel quadriculado ou quadriculado desenhado com a régua
- Opcionais:
Tabuada: como usar a tabela pitagórica
A tabuada representa as quatro operações matemáticas através de tabela
Tabuada online
Jogos de tabuada
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada na tabela pitagórica, entretanto, utilizando a propriedade comutativa, portanto, eles devem ter em mãos a tabela para preencher ou preenchida, caderno com a tabela desenhada (antecipadamente) ou um papel quadriculado. De preferência, os alunos já devem estar com a tabela pitagórica completa para que não percam tempo da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), mostre a tabela, a situação problema e compartilhe os questionamentos de forma escrita para os alunos para que eles copiem no caderno. Peça que consultem a tabela pitagórica. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da situação problema, escrever os questionamentos e enviar via WhatsApp ou e-mail. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem tentar responder os questionamentos da situação problema e da discussão individualmente, segundo os comandos e questionamentos enviados:
1- Houve algum fator igual? Registre as multiplicações que geraram esses fatores.
2- Os fatores que não se repetiram podem ser encontrados em alguma outra multiplicação?
3- Qual o produto da interseção entre a coluna do 7 e a linha do 5?
4- Em que outra multiplicação esse produto pode ser encontrado?
5- O que se pode observar a partir da diagonal traçada em amarelo?
6- Observe a linha e a coluna que possuem linha vermelha. Você pode perceber alguma peculiaridade nos resultados dessa parte destacada?
Peça que os alunos respondam aos questionamentos no caderno e não contem como pensaram para os colegas em um primeiro momento. Ajude os alunos que apresentarem dificuldades e façam perguntas através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Dessa forma poderão compreender a disposição dos números na tabela e a lógica da multiplicação.
Depois, abra a discussão e peça que os alunos compartilhem com a turma como pensaram. Organize a exposição dos alunos para que um não atropele o pensamento do outro. Você pode pedir que se inscrevam para falar fazendo uma lista do WhatsApp ou no bate papo e siga a ordem dando a palavra para os alunos que gostariam de compartilhar. No momento da apresentação, os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. O interessante é ter uma discussão bem produtiva. Anote tudo o que for discutido e, depois, compartilhe as anotações com os alunos.
Painel de discussões
Compartilhe com os alunos o painel de discussões via texto e imagens no WhatsApp. É interessante que eles consigam comparar as suas estratégias com as mostradas no painel. Deixe que os alunos compartilhem suas impressões por fotografias, áudios ou vídeos. Dessa forma, os alunos poderão expor suas estratégias comparando-as com as que foram mostradas de forma mais clara. Pergunte se os alunos compreendam a lógica da tabela pitagórica e da multiplicação. Os alunos podem compartilhar com seus colegas suas conclusões.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos como os sugeridos na adaptação.
Sugestão de leitura para a família:
Tabuada: como usar a tabela pitagórica