Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM07
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Tabuada da multiplicação: benefícios de estudar
Tabuada online
Jogos de tabuada
Mestre da tabuada
Labirinto da tabuada
Tabuada para completar
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada, então se os alunos não a dominarem muito bem, você pode disponibilizar primeiramente uma tabuada para que a completem e enviem a fotografia da atividade realizada. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a atividade para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. A parte da ilustração é essencial para que a resolvam. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da atividade e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. A parte escrita com os questionamentos pode ser enviada em forma de texto, mas é essencial que eles tenham acesso à imagem. Os alunos podem copiar a atividade no caderno representando a imagem com desenhos para que possam analisá-la melhor. Eles também podem focar somente nos números e desenhar somente as pedras que devem ser coloridas, entretanto, devem prestar atenção ao posicionamento da pedras. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem tentar resolver a situação individualmente, completando os caminhos que a personagem deve seguir para chegar na outra margem do rio, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Ajude os alunos que apresentarem dificuldades através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Depois, os alunos poderão disponibilizar sua atividade realizada via fotografia e as respostas para os questionamentos por texto ou áudio no grande grupo. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado.
Painel de soluções
Você pode utilizar o slide ou a fotografia 6 do painel de soluções para que os alunos possam verificar se fizeram o caminho corretamente. Os outros questionamentos podem ser colocados por texto ou áudio.
Sistematização
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Reforce que a tabuada deve ser memorizada para agilizar os cálculos. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos online e físicos como os sugeridos na adaptação.