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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Variáveis visuais do mapa: cor

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender a variável visual cor a partir da interpretação de mapas econômicos e demográficos

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a leitura de mapas econômicos e demográficos, executada pelos alunos, com as cores utilizadas neles. A utilização coerente e correta de cores numa base cartográfica pode permitir a leitura dos fenômenos geográficos de uma maneira mais instantânea, facilitando o ensino e aprendizado dos mapas e suas informações projetadas. Para isso, serão disponibilizados mapas para os alunos interpretarem, focando principalmente nas cores utilizadas. Na sequência haverá uma proposta de construção de um mapa temático, a partir de um mapa mudo, verificando o aprendizado do aluno e suas representações visuais a partir da utilização de cores.

Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas dos mapas dos slides, lápis de cor e/ou canetinha hidrocor, papel sulfite, fita adesiva

Material complementar:

Elaboração de Mapa - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa da Pobreza no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfueWMnEKrhzf7vdt4SfqwWgNpmah8UpDD6W9EmsC4zxRAmEjc6PtBuz4BGY/ge07-09und10-mapa-da-pobreza-contextualizacao.pdf

Mapa da Densidade Demográfica no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa Mudo do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KE599JqgnfDm8zKcrzTk2xzvDHXAvHD5pXWrMm4jKamWAgd7rXZrwEhYE4NH/ge07-09und10-mapa-mudo-brasil.pdf

Para você saber mais:

Mapas, gráficos e redes: As variáveis visuais

Disponível em: https://www.ofitexto.com.br/comunitexto/mapas-graficos-e-redes-as-variaveis-visuais/ Acesso em 10 abr. 2019.

Definição de cores para a geração de mapas temáticos

Disponível em: http://www.esteio.com.br/downloads/2007/definicao_cores.pdf Acesso em 10 abr. 2019.

Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos

Disponível em: http://www.uel.br/cce/geo/didatico/omar/orientacao_metodologica.pdf Acesso em 10 abr. 2019.

Importância das cores nos mapas

Disponível em: https://gismaps.com.br/importancia-das-cores-nos-mapas/ Acesso em 10 abr. 2019.

O mapa, cores e símbolos

Disponível em: http://www.cpoc.pt/index.php?op1=107&op2=1&op3=5 Acesso em 10 abr. 2019.

Significado das Cores quentes e frias

Disponível em: https://www.significados.com.br/cores-quentes-e-frias/ Acesso em 10 abr. 2019.

Contextos prévios: Noções básicas da regionalização do Brasil (localização das grandes regiões e estados brasileiros) e suas características básicas econômicas e populacionais (pelo menos em relação à um estado/região em relação a outro/outra). É recomendado também que entendam o básico de representação cartográfica e a relação legenda - representação no mapa.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a utilização de cores em mapas temáticas, especialmente os econômicos e demográficos. A variável visual cor, especificamente seus tons, é considerada eficiente para a representação de diferenças nominais, agrupando objetos pertencentes a uma mesma classe ou distinguindo grupos de formas semelhantes. Ela pode ser utilizada também para hierarquizar essas formas semelhantes. Diante disso, podemos distinguir uma cor da outra a partir de seu tom. Devido a complexidade da utilização das cores em cartografia, nessa aula será discutida algumas formas de se interpretar e construir um mapa com uma facilidade de visualização cartográfica junto à seus alunos.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apesar de uma estética questionável, o mapa exposto no slide é bem didático para introduzir o estudo das cores nos mapas para os alunos. Ele traz informações por estado da situação econômica (pobreza) no Brasil. Apesar do mapa não apresentar legenda e escala, o que é importante aqui é destacar a função das cores na diferenciação e hierarquização da informação principal do mapa: pobreza. Diante disso, pergunte aos alunos:

1- O que se trata o mapa exposto no slide?

2- Por que as cores são diferentes no mapa?

3- Quais as diferenças entre as cores mais escuras e claras do mapa?

A gradação dos tons das cores no mapa é utilizada para diferenciar estados pobres e ricos, numa hierarquia de 5 grandezas de condições econômicas. É esperado que os alunos percebam a gradação, identificando, de uma maneira mais ampla e generalizada, a diferenciação econômica dos estados. Aqui, caso julgue necessário, pergunte quais cores representam os estados mais vulneráveis economicamente. Portanto, é interessante destacar que o Brasil - assim como mostra o mapa - está praticamente dividido em três regiões: os de cor amarela, menos pobres; os de cor laranja, com um nível mais avançado de pobreza; e os de cores vermelho claro, vermelho escuro e preto, com um nível crítico de pobreza. Dê destaque a cor preta, que indica um grau de miséria bem mais elevado que todos outros estados. Entendendo essa introdução das cores no mapa, dê sequência a aula propondo uma problematização sobre o tema.

Material complementar

Mapa da Pobreza no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfueWMnEKrhzf7vdt4SfqwWgNpmah8UpDD6W9EmsC4zxRAmEjc6PtBuz4BGY/ge07-09und10-mapa-da-pobreza-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: No mapa explorado na contextualização, sua função primordial era de diferenciar escalas e padrões de pobreza, por estados brasileiros. Dessa forma, cores que se assemelham agruparam uma informação específica, se diferenciando de outras cores que apresentam um outro tipo de informação específica, dentro de uma proposta geral do mapa, ou seja, a pobreza. Assim, existem diferenciais de pobreza entre os estados, que acontecem por diversos motivos, oculto no mapa, pois seu objetivo tem um limite possível de visualização. Diante disso, lance a pergunta do slide para os alunos. É esperado que eles reflitam sobre a diferenciação das cores de acordo com as diferentes informações que o mapa quer mostrar. Porém, provavelmente se questionaram quais cores serão utilizadas num eventual mapa que eles façam. Dessa forma, proponha exemplos de cores que podem se diferenciam, segundo seus tons. Por exemplo, as cores quentes são compatíveis para se utilizar uma gradação de cores, como o vermelho, laranja e amarelo. As cores frias são úteis para isso também, como por exemplo o azul escuro, o azul claro e o verde. Na ação propositiva se espera um maior esclarecimento quanto a isso.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: A ideia central é produzir um mapa demográfico, num fundo de mapa mudo, utilizando uma base cartográfica do IBGE que trata do mesmo tema. O mapa do IBGE traz a densidade demográfica por quilômetro quadrado. A proposta é os alunos proporem suas cores, de acordo com o que foi estudado ao longo da aula, mas agora por estados da Federação. Divida a sala em pequenos grupos (3 a 4 pessoas), utilize os papéis sulfites e proponha a atividade que está no link a seguir:

ELABORAÇÃO DE MAPA - AÇÃO PROPOSITIVA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa da Densidade Demográfica no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa Mudo do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KE599JqgnfDm8zKcrzTk2xzvDHXAvHD5pXWrMm4jKamWAgd7rXZrwEhYE4NH/ge07-09und10-mapa-mudo-brasil.pdf

Oriente os alunos a observarem atentamente as cores utilizadas no mapa de densidade demográfica do IBGE e responder as perguntas. Na sequência, eles terão que categorizar as dimensões das densidades propostas, como por exemplo: vermelho (alta densidade), laranja (média densidade) e amarelo (baixa densidade). Eles terão dificuldade com os estados da Bahia, Minas Gerais e Maranhão, que apresenta disparidades num mesmo território. Dê-lhes autonomia para decidir isso, qualificando da forma que eles discutirem nos grupos. Passe pelos grupos observando, ouvindo e se predispondo a ajudar caso eles necessitem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: É importante nessa etapa sistematizar os conhecimentos passados ao longo da aula, discutindo os resultados e soluções apresentados na ação propositiva. Assim que terminada a atividade de elaboração do mapa, recolha as folhas e observe rapidamente as diferentes formas de utilização de cores nos mapas. Convide o grupo a falar um pouco no trabalho, explicando a utilização das cores, seus tons e gradações, a hierarquização da informação principal (densidade demográfica) com a atividade em mãos, voltados para a classe. Assim que cada grupo termina sua fala, cole o trabalho no quadro ou parede da classe. Opte por falar ao final das apresentações ou construa um debate juntamente com a fala dos alunos. Deixe claro que cada mapa tem finalidades e objetivos diferenciados. Quem define o conteúdo de um mapa é quem o constrói, tal como um texto escrito. Não dá para se falar de recursos naturais num mapa que se propõe a falar de população, por exemplo. As cores, quando bem usadas, pode trazer uma clareza nas informações do mapa, podendo este ser utilizado pela maioria das pessoas. Um mapa com cores bem delineadas e escolhidas é como um texto bem escrito, com uma caligrafia bem delineada, com uma fluência verbal coesa e coerente. É esperado que, neste momento, os alunos tenham se apropriados do básico em utilização de cores e informações num mapa temático que, neste caso, foi um demográfico e um econômico. Feche a aula informando que o conhecimento aprendido hoje poderá ser utilizado em outras aulas de geografia, seja qualquer assunto que tratado, conquanto se utilize mapa.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a leitura de mapas econômicos e demográficos, executada pelos alunos, com as cores utilizadas neles. A utilização coerente e correta de cores numa base cartográfica pode permitir a leitura dos fenômenos geográficos de uma maneira mais instantânea, facilitando o ensino e aprendizado dos mapas e suas informações projetadas. Para isso, serão disponibilizados mapas para os alunos interpretarem, focando principalmente nas cores utilizadas. Na sequência haverá uma proposta de construção de um mapa temático, a partir de um mapa mudo, verificando o aprendizado do aluno e suas representações visuais a partir da utilização de cores.

Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas dos mapas dos slides, lápis de cor e/ou canetinha hidrocor, papel sulfite, fita adesiva

Material complementar:

Elaboração de Mapa - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa da Pobreza no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfueWMnEKrhzf7vdt4SfqwWgNpmah8UpDD6W9EmsC4zxRAmEjc6PtBuz4BGY/ge07-09und10-mapa-da-pobreza-contextualizacao.pdf

Mapa da Densidade Demográfica no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa Mudo do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KE599JqgnfDm8zKcrzTk2xzvDHXAvHD5pXWrMm4jKamWAgd7rXZrwEhYE4NH/ge07-09und10-mapa-mudo-brasil.pdf

Para você saber mais:

Mapas, gráficos e redes: As variáveis visuais

Disponível em: https://www.ofitexto.com.br/comunitexto/mapas-graficos-e-redes-as-variaveis-visuais/ Acesso em 10 abr. 2019.

Definição de cores para a geração de mapas temáticos

Disponível em: http://www.esteio.com.br/downloads/2007/definicao_cores.pdf Acesso em 10 abr. 2019.

Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos

Disponível em: http://www.uel.br/cce/geo/didatico/omar/orientacao_metodologica.pdf Acesso em 10 abr. 2019.

Importância das cores nos mapas

Disponível em: https://gismaps.com.br/importancia-das-cores-nos-mapas/ Acesso em 10 abr. 2019.

O mapa, cores e símbolos

Disponível em: http://www.cpoc.pt/index.php?op1=107&op2=1&op3=5 Acesso em 10 abr. 2019.

Significado das Cores quentes e frias

Disponível em: https://www.significados.com.br/cores-quentes-e-frias/ Acesso em 10 abr. 2019.

Contextos prévios: Noções básicas da regionalização do Brasil (localização das grandes regiões e estados brasileiros) e suas características básicas econômicas e populacionais (pelo menos em relação à um estado/região em relação a outro/outra). É recomendado também que entendam o básico de representação cartográfica e a relação legenda - representação no mapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a utilização de cores em mapas temáticas, especialmente os econômicos e demográficos. A variável visual cor, especificamente seus tons, é considerada eficiente para a representação de diferenças nominais, agrupando objetos pertencentes a uma mesma classe ou distinguindo grupos de formas semelhantes. Ela pode ser utilizada também para hierarquizar essas formas semelhantes. Diante disso, podemos distinguir uma cor da outra a partir de seu tom. Devido a complexidade da utilização das cores em cartografia, nessa aula será discutida algumas formas de se interpretar e construir um mapa com uma facilidade de visualização cartográfica junto à seus alunos.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apesar de uma estética questionável, o mapa exposto no slide é bem didático para introduzir o estudo das cores nos mapas para os alunos. Ele traz informações por estado da situação econômica (pobreza) no Brasil. Apesar do mapa não apresentar legenda e escala, o que é importante aqui é destacar a função das cores na diferenciação e hierarquização da informação principal do mapa: pobreza. Diante disso, pergunte aos alunos:

1- O que se trata o mapa exposto no slide?

2- Por que as cores são diferentes no mapa?

3- Quais as diferenças entre as cores mais escuras e claras do mapa?

A gradação dos tons das cores no mapa é utilizada para diferenciar estados pobres e ricos, numa hierarquia de 5 grandezas de condições econômicas. É esperado que os alunos percebam a gradação, identificando, de uma maneira mais ampla e generalizada, a diferenciação econômica dos estados. Aqui, caso julgue necessário, pergunte quais cores representam os estados mais vulneráveis economicamente. Portanto, é interessante destacar que o Brasil - assim como mostra o mapa - está praticamente dividido em três regiões: os de cor amarela, menos pobres; os de cor laranja, com um nível mais avançado de pobreza; e os de cores vermelho claro, vermelho escuro e preto, com um nível crítico de pobreza. Dê destaque a cor preta, que indica um grau de miséria bem mais elevado que todos outros estados. Entendendo essa introdução das cores no mapa, dê sequência a aula propondo uma problematização sobre o tema.

Material complementar

Mapa da Pobreza no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfueWMnEKrhzf7vdt4SfqwWgNpmah8UpDD6W9EmsC4zxRAmEjc6PtBuz4BGY/ge07-09und10-mapa-da-pobreza-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: No mapa explorado na contextualização, sua função primordial era de diferenciar escalas e padrões de pobreza, por estados brasileiros. Dessa forma, cores que se assemelham agruparam uma informação específica, se diferenciando de outras cores que apresentam um outro tipo de informação específica, dentro de uma proposta geral do mapa, ou seja, a pobreza. Assim, existem diferenciais de pobreza entre os estados, que acontecem por diversos motivos, oculto no mapa, pois seu objetivo tem um limite possível de visualização. Diante disso, lance a pergunta do slide para os alunos. É esperado que eles reflitam sobre a diferenciação das cores de acordo com as diferentes informações que o mapa quer mostrar. Porém, provavelmente se questionaram quais cores serão utilizadas num eventual mapa que eles façam. Dessa forma, proponha exemplos de cores que podem se diferenciam, segundo seus tons. Por exemplo, as cores quentes são compatíveis para se utilizar uma gradação de cores, como o vermelho, laranja e amarelo. As cores frias são úteis para isso também, como por exemplo o azul escuro, o azul claro e o verde. Na ação propositiva se espera um maior esclarecimento quanto a isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: A ideia central é produzir um mapa demográfico, num fundo de mapa mudo, utilizando uma base cartográfica do IBGE que trata do mesmo tema. O mapa do IBGE traz a densidade demográfica por quilômetro quadrado. A proposta é os alunos proporem suas cores, de acordo com o que foi estudado ao longo da aula, mas agora por estados da Federação. Divida a sala em pequenos grupos (3 a 4 pessoas), utilize os papéis sulfites e proponha a atividade que está no link a seguir:

ELABORAÇÃO DE MAPA - AÇÃO PROPOSITIVA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa da Densidade Demográfica no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9ZbJ8wX8KvX8skDqxeRPw2nrM5NPkyDMGwpCtaJgVBkJy7wJu8HHRWN5D8k/ge07-09und10-elaboracao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Mapa Mudo do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KE599JqgnfDm8zKcrzTk2xzvDHXAvHD5pXWrMm4jKamWAgd7rXZrwEhYE4NH/ge07-09und10-mapa-mudo-brasil.pdf

Oriente os alunos a observarem atentamente as cores utilizadas no mapa de densidade demográfica do IBGE e responder as perguntas. Na sequência, eles terão que categorizar as dimensões das densidades propostas, como por exemplo: vermelho (alta densidade), laranja (média densidade) e amarelo (baixa densidade). Eles terão dificuldade com os estados da Bahia, Minas Gerais e Maranhão, que apresenta disparidades num mesmo território. Dê-lhes autonomia para decidir isso, qualificando da forma que eles discutirem nos grupos. Passe pelos grupos observando, ouvindo e se predispondo a ajudar caso eles necessitem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: É importante nessa etapa sistematizar os conhecimentos passados ao longo da aula, discutindo os resultados e soluções apresentados na ação propositiva. Assim que terminada a atividade de elaboração do mapa, recolha as folhas e observe rapidamente as diferentes formas de utilização de cores nos mapas. Convide o grupo a falar um pouco no trabalho, explicando a utilização das cores, seus tons e gradações, a hierarquização da informação principal (densidade demográfica) com a atividade em mãos, voltados para a classe. Assim que cada grupo termina sua fala, cole o trabalho no quadro ou parede da classe. Opte por falar ao final das apresentações ou construa um debate juntamente com a fala dos alunos. Deixe claro que cada mapa tem finalidades e objetivos diferenciados. Quem define o conteúdo de um mapa é quem o constrói, tal como um texto escrito. Não dá para se falar de recursos naturais num mapa que se propõe a falar de população, por exemplo. As cores, quando bem usadas, pode trazer uma clareza nas informações do mapa, podendo este ser utilizado pela maioria das pessoas. Um mapa com cores bem delineadas e escolhidas é como um texto bem escrito, com uma caligrafia bem delineada, com uma fluência verbal coesa e coerente. É esperado que, neste momento, os alunos tenham se apropriados do básico em utilização de cores e informações num mapa temático que, neste caso, foi um demográfico e um econômico. Feche a aula informando que o conhecimento aprendido hoje poderá ser utilizado em outras aulas de geografia, seja qualquer assunto que tratado, conquanto se utilize mapa.

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