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Plano de aula - Os povos da floresta e Amazônia Legal

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Conhecer os povos da floresta (indígenas) que vivem no território da Amazônia Legal

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Laiany Rose Souza Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem o objetivo de compreender as territorialidades das comunidades tradicionais, assim como reconhecer a legitimidade de suas formas de existência, discutindo sua luta por reconhecimento de direitos e pela demarcação de terras. Este plano objetiva a compreensão e reflexão acerca das relações de existência e vivência entre os povos da floresta (o enfoque dado neste plano são os povos indígenas, apesar de compreendermos que existem diversos outros povos e comunidades tradicionais que vivam das florestas) e as delimitações da Amazônia legal no sentido de pensar as ameaças enfrentadas por esses povos a partir do desmatamento e avanço da fronteira agrícola.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Caderno
  • Lápis e borracha

Material complementar:

Imagens da contextualização disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

Imagens da ação propositiva disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XnnX7jMfvN2cJ6N3cpBcTtCEGJtqYy5zsAN44tgYcXEpPUazvPs5qk3hJGaC/ge07-03und02-acao-propositiva-imagens.pdf

Imagem da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCmd5JFbff2tYvah3avcdPsv6YCx5N6df44Ye7nYz8QnpUvhzeFpSuU5tEmr/ge07-03und02-sistematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

O que é a Amazônia Legal. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, nov. 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 de março de 2019.

Modos de ocupar o território. Mirim Povos Indígenas. ISA. Disponível em: <https://mirim.org/modos-de-ocupar-o-territorio>. Acesso em: 25 de março de 2019.

“No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”. Entrevista em 26 de Abril de 2006, Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_é_índio.pdf>. Acesso em: 25 de março de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir acerca das relações de existência e vivência entre os povos da floresta e as delimitações da Amazônia legal.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja situada na região que compreende a Amazônia legal, questionar quem são os povos que vivem e as territorialidades, ou seja, expressões culturais e simbólicas que demarcam na produção do espaço o modo de ser e viver das comunidades.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente para a turma os dois mapas, e mostre que a Amazônia vai além do Brasil, essa representação também é chamada de Amazônia internacional. No Brasil, a Amazônia engloba nove estados brasileiros, e a essa demarcação chama-se Amazônia Legal. Realizada baseada em critério político, que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem.

Peça para que citem elementos que os façam lembrar da Amazônia, podem ser figurativos, da fauna, flora, sociais, o que desejarem, logo apresente as fotos 1, 2, 3 e 4 e peça para que reflitam sobre a mensagem que elas querem passar, buscando que causem impacto das suas respostas, mostrando a população em preto e branco para dar um tom de sobriedade e a condição do verde figurativo quando pensasse em Amazônia transmutado na devastação e queimadas. Mostre o mapa das reservas indígenas e instigue a perceber que a maioria se encontram na Amazônia Legal.

Material complementar

Imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Questione se a turma conhece o significado dessa representação do mapa, e instigue a perceber que não segue as fronteiras dos estados, englobando nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônia, que vai além do Brasil. Essa demarcação chamada de Amazônia Legal foi realizada baseada em critério político, que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem.

Peça para que citem elementos que os façam lembrar da Amazônia, podem ser figurativos, da fauna, flora, sociais, o que desejarem, logo apresente as fotos 1, 2, 3 e 4 e peça para que reflitam sobre a mensagem que elas querem passar, buscando que causem impacto das suas respostas, mostrando a população em preto e branco para dar um tom de sobriedade e a condição do verde figurativo quando pensasse em Amazônia transmutado na devastação e queimadas. Mostre o mapa das reservas indígenas e instigue a perceber que a maioria se encontram na Amazônia Legal.

Material complementar

Imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Questione se a turma conhece o significado dessa representação do mapa, e instigue a perceber que não segue as fronteiras dos estados, englobando nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônia, que vai além do Brasil. Essa demarcação chamada de Amazônia Legal foi realizada baseada em critério político, que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem.

Peça para que citem elementos que os façam lembrar da Amazônia, podem ser figurativos, da fauna, flora, sociais, o que desejarem, logo apresente as fotos 1, 2, 3 e 4 e peça para que reflitam sobre a mensagem que elas querem passar, buscando que causem impacto das suas respostas, mostrando a população em preto e branco para dar um tom de sobriedade e a condição do verde figurativo quando pensasse em Amazônia transmutado na devastação e queimadas. Mostre o mapa das reservas indígenas e instigue a perceber que a maioria se encontram na Amazônia Legal.

Material complementar

Imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Comente para turma que “hoje 112 milhões de hectares reconhecidos como terras indígenas no Brasil, pouco mais de um oitavo do território brasileiro (13,2%). É na Amazônia Legal que estão 98,6% dessas terras, mas quase 52% da população indígena estão fora dessa região” (INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS, 2013). Questione o por quê de tantos indígenas fora das suas terras, é esperado que expliquem sobre a morte de muitos povos, ou mesmo que se tornaram “não-indígenas”. Para relacionar a Amazônia Legal se necessário volte aos mapas, e provoque a turma a saber se onde viviam os povos da floresta agora vivem os bois (criação de gado do agronegócio). Existem projetos de lei em tramitação que colocam em risco a condição de vida desses povos, assim como da fauna e flora, como o caso do PL 3.751/2015. E questione quais os impactos que causariam. Espera-se que possam pontuar impactos sócio-ambientais e de impacto sobre o desaparecimento de povos e culturas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia para a turma esse fragmento de texto publicado no livro Ecologia, Economia e Cultura (2005), de como os Ikpeng tratavam do manejo dos peixes. Provoque a turma com a frase da Fernanda Kaingang “Nenhum futuro pode ser construído sem os povos da floresta”, e se possível apresente o vídeo (2m19s) em que ela apresenta a partir de dados (como especialista em biodiversidade) essa constatação, o link: <https://www.youtube.com/watch?v=z96jMM53zCY>, acessado em 13 de maio de 2019. Peça que escrevam um parágrafo sobre a importância da Amazônia legal para os povos da floresta. Em seguida convide a turma a imaginar a condição de vida desses povos com diferentes línguas, culturas, crenças, sendo retirado de seus locais e condicionados a viver numa área demarcada como as reservas indígenas, para aproximar da imaginação utilize da realidade dos alunos: “imagina se toda sua família fosse retirada do local que vive e posta a viver confinada num único espaço pequeno e que tivesse impacto do mundo ao redor”. E relacione com a condição de vida dos povos das florestas que são quem sustentam o chamado Pulmão do mundo ao mesmo tempo que sofrem em seus territórios os impactos ambientais, sociais, políticos e a violência. Peça para que escrevam outro parágrafo sobre a importância dos povos indígenas para a garantia da Amazônia, mostrando como são importantes as reservas indígenas, mas ao mesmo tempo quanto foi tomado e dizimado.

Material complementar

Imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XnnX7jMfvN2cJ6N3cpBcTtCEGJtqYy5zsAN44tgYcXEpPUazvPs5qk3hJGaC/ge07-03und02-acao-propositiva-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se encontre em comunidade indígena as histórias podem trazer questões que podem ser melhor exploradas para essa atividade, levando em consideração a diversidade e o cuidado (empatia) para tratar das questões.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Faça um grande círculo e peça para que falem da relação dos povos da floresta e a preservação do meio ambiente, em seguida explique que as tribos indígenas tem muitas línguas diferentes, então conduza a brincadeira falando que em uma das reuniões de todas as tribos, elas construíram uma palavra junto a um gesto corporal para cantarem juntas e se comunicar. Assim ensine cada palavra junto com gesto para que todos possam repetir mostrando que aprendeu. A primeira tribo ensinou o EPO = tapas nas coxas, a segunda ETATA = cruzar os braços com palmadinhas como se estivesse se abraçando, a terceira Ê = esticar os braços e estalar os dedos e a última ETUQUI TUQUI = com as pontinhas dos dedos bate em cima da cabeça.

Em seguida cante a música juntando aos movimentos.

Epo Etata Epo

Epo Etata Ê…

Epo Etata Epo

Etuqui tuqui Epo

Etuqui tuqui Ê…

Enquanto canta, fazer os gestos correspondentes e aos poucos conduzir a música para aumentar a velocidade ou fazer de olhos fechados. Pode escutar o ritmo dessa música em Bob Zoom, EPOI TAI TAIE no link: https://youtu.be/sjqN088brTk?list=RDsjqN088brTk

Material complementar

Imagem disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCmd5JFbff2tYvah3avcdPsv6YCx5N6df44Ye7nYz8QnpUvhzeFpSuU5tEmr/ge07-03und02-sistematizacao-imagens.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem o objetivo de compreender as territorialidades das comunidades tradicionais, assim como reconhecer a legitimidade de suas formas de existência, discutindo sua luta por reconhecimento de direitos e pela demarcação de terras. Este plano objetiva a compreensão e reflexão acerca das relações de existência e vivência entre os povos da floresta (o enfoque dado neste plano são os povos indígenas, apesar de compreendermos que existem diversos outros povos e comunidades tradicionais que vivam das florestas) e as delimitações da Amazônia legal no sentido de pensar as ameaças enfrentadas por esses povos a partir do desmatamento e avanço da fronteira agrícola.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Caderno
  • Lápis e borracha

Material complementar:

Imagens da contextualização disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

Imagens da ação propositiva disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XnnX7jMfvN2cJ6N3cpBcTtCEGJtqYy5zsAN44tgYcXEpPUazvPs5qk3hJGaC/ge07-03und02-acao-propositiva-imagens.pdf

Imagem da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCmd5JFbff2tYvah3avcdPsv6YCx5N6df44Ye7nYz8QnpUvhzeFpSuU5tEmr/ge07-03und02-sistematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

O que é a Amazônia Legal. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, nov. 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 de março de 2019.

Modos de ocupar o território. Mirim Povos Indígenas. ISA. Disponível em: <https://mirim.org/modos-de-ocupar-o-territorio>. Acesso em: 25 de março de 2019.

“No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”. Entrevista em 26 de Abril de 2006, Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_é_índio.pdf>. Acesso em: 25 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir acerca das relações de existência e vivência entre os povos da floresta e as delimitações da Amazônia legal.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja situada na região que compreende a Amazônia legal, questionar quem são os povos que vivem e as territorialidades, ou seja, expressões culturais e simbólicas que demarcam na produção do espaço o modo de ser e viver das comunidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente para a turma os dois mapas, e mostre que a Amazônia vai além do Brasil, essa representação também é chamada de Amazônia internacional. No Brasil, a Amazônia engloba nove estados brasileiros, e a essa demarcação chama-se Amazônia Legal. Realizada baseada em critério político, que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem.

Peça para que citem elementos que os façam lembrar da Amazônia, podem ser figurativos, da fauna, flora, sociais, o que desejarem, logo apresente as fotos 1, 2, 3 e 4 e peça para que reflitam sobre a mensagem que elas querem passar, buscando que causem impacto das suas respostas, mostrando a população em preto e branco para dar um tom de sobriedade e a condição do verde figurativo quando pensasse em Amazônia transmutado na devastação e queimadas. Mostre o mapa das reservas indígenas e instigue a perceber que a maioria se encontram na Amazônia Legal.

Material complementar

Imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Questione se a turma conhece o significado dessa representação do mapa, e instigue a perceber que não segue as fronteiras dos estados, englobando nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônia, que vai além do Brasil. Essa demarcação chamada de Amazônia Legal foi realizada baseada em critério político, que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem.

Peça para que citem elementos que os façam lembrar da Amazônia, podem ser figurativos, da fauna, flora, sociais, o que desejarem, logo apresente as fotos 1, 2, 3 e 4 e peça para que reflitam sobre a mensagem que elas querem passar, buscando que causem impacto das suas respostas, mostrando a população em preto e branco para dar um tom de sobriedade e a condição do verde figurativo quando pensasse em Amazônia transmutado na devastação e queimadas. Mostre o mapa das reservas indígenas e instigue a perceber que a maioria se encontram na Amazônia Legal.

Material complementar

Imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

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Orientações: Questione se a turma conhece o significado dessa representação do mapa, e instigue a perceber que não segue as fronteiras dos estados, englobando nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônia, que vai além do Brasil. Essa demarcação chamada de Amazônia Legal foi realizada baseada em critério político, que buscava reunir problemas econômicos, políticos e sociais similares, a fim de planejar o “desenvolvimento”, principalmente relacionado ao avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio que impactam diretamente no modo de vida das populações que viviam/vivem.

Peça para que citem elementos que os façam lembrar da Amazônia, podem ser figurativos, da fauna, flora, sociais, o que desejarem, logo apresente as fotos 1, 2, 3 e 4 e peça para que reflitam sobre a mensagem que elas querem passar, buscando que causem impacto das suas respostas, mostrando a população em preto e branco para dar um tom de sobriedade e a condição do verde figurativo quando pensasse em Amazônia transmutado na devastação e queimadas. Mostre o mapa das reservas indígenas e instigue a perceber que a maioria se encontram na Amazônia Legal.

Material complementar

Imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Comente para turma que “hoje 112 milhões de hectares reconhecidos como terras indígenas no Brasil, pouco mais de um oitavo do território brasileiro (13,2%). É na Amazônia Legal que estão 98,6% dessas terras, mas quase 52% da população indígena estão fora dessa região” (INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS, 2013). Questione o por quê de tantos indígenas fora das suas terras, é esperado que expliquem sobre a morte de muitos povos, ou mesmo que se tornaram “não-indígenas”. Para relacionar a Amazônia Legal se necessário volte aos mapas, e provoque a turma a saber se onde viviam os povos da floresta agora vivem os bois (criação de gado do agronegócio). Existem projetos de lei em tramitação que colocam em risco a condição de vida desses povos, assim como da fauna e flora, como o caso do PL 3.751/2015. E questione quais os impactos que causariam. Espera-se que possam pontuar impactos sócio-ambientais e de impacto sobre o desaparecimento de povos e culturas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia para a turma esse fragmento de texto publicado no livro Ecologia, Economia e Cultura (2005), de como os Ikpeng tratavam do manejo dos peixes. Provoque a turma com a frase da Fernanda Kaingang “Nenhum futuro pode ser construído sem os povos da floresta”, e se possível apresente o vídeo (2m19s) em que ela apresenta a partir de dados (como especialista em biodiversidade) essa constatação, o link: <https://www.youtube.com/watch?v=z96jMM53zCY>, acessado em 13 de maio de 2019. Peça que escrevam um parágrafo sobre a importância da Amazônia legal para os povos da floresta. Em seguida convide a turma a imaginar a condição de vida desses povos com diferentes línguas, culturas, crenças, sendo retirado de seus locais e condicionados a viver numa área demarcada como as reservas indígenas, para aproximar da imaginação utilize da realidade dos alunos: “imagina se toda sua família fosse retirada do local que vive e posta a viver confinada num único espaço pequeno e que tivesse impacto do mundo ao redor”. E relacione com a condição de vida dos povos das florestas que são quem sustentam o chamado Pulmão do mundo ao mesmo tempo que sofrem em seus territórios os impactos ambientais, sociais, políticos e a violência. Peça para que escrevam outro parágrafo sobre a importância dos povos indígenas para a garantia da Amazônia, mostrando como são importantes as reservas indígenas, mas ao mesmo tempo quanto foi tomado e dizimado.

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Imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XnnX7jMfvN2cJ6N3cpBcTtCEGJtqYy5zsAN44tgYcXEpPUazvPs5qk3hJGaC/ge07-03und02-acao-propositiva-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se encontre em comunidade indígena as histórias podem trazer questões que podem ser melhor exploradas para essa atividade, levando em consideração a diversidade e o cuidado (empatia) para tratar das questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Faça um grande círculo e peça para que falem da relação dos povos da floresta e a preservação do meio ambiente, em seguida explique que as tribos indígenas tem muitas línguas diferentes, então conduza a brincadeira falando que em uma das reuniões de todas as tribos, elas construíram uma palavra junto a um gesto corporal para cantarem juntas e se comunicar. Assim ensine cada palavra junto com gesto para que todos possam repetir mostrando que aprendeu. A primeira tribo ensinou o EPO = tapas nas coxas, a segunda ETATA = cruzar os braços com palmadinhas como se estivesse se abraçando, a terceira Ê = esticar os braços e estalar os dedos e a última ETUQUI TUQUI = com as pontinhas dos dedos bate em cima da cabeça.

Em seguida cante a música juntando aos movimentos.

Epo Etata Epo

Epo Etata Ê…

Epo Etata Epo

Etuqui tuqui Epo

Etuqui tuqui Ê…

Enquanto canta, fazer os gestos correspondentes e aos poucos conduzir a música para aumentar a velocidade ou fazer de olhos fechados. Pode escutar o ritmo dessa música em Bob Zoom, EPOI TAI TAIE no link: https://youtu.be/sjqN088brTk?list=RDsjqN088brTk

Material complementar

Imagem disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCmd5JFbff2tYvah3avcdPsv6YCx5N6df44Ye7nYz8QnpUvhzeFpSuU5tEmr/ge07-03und02-sistematizacao-imagens.pdf

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