Plano de Aula

Plano de aula: Direito à água - povos ribeirinhos e pescadores artesanais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Territorialidades e direitos de povos originários

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nessa aula, será trabalhado especificamente o direito e dinâmica de vida dos povos ribeirinhos e pescadores artesanais a partir de argumentos que identifiquem sua territorialidade.

Materiais necessários:

Revistas; jornais; imagens impressas relacionadas ao tema; papel; canetas coloridas; tesoura e cola.

Material complementar:

Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RKyGzmEgyyHyyCypRpdSR632wnjJEuBnJtmfuPUWXrXNjHmJdha8St8yRM98/geo7-03und04-imagens-da-problematizacao.pdf

Imagem da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJj3FdnmVtKYmBYjZysy6zTXygatchZUVYSNbWUwv3XS9qthf4Ey2TMBX6VM/geo7-03und04-imagem-da-acao-propositiva.pdf

Imagem da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbA2mJGt2QWdwztnVdrRypg92aDQggNhtf2qeUxyEVB2YZvn6YkHy6R8fmZG/geo7-03und04-imagem-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Os povos ribeirinhos vivem nas proximidades dos rios, que são para eles o cerne da vida, pois daí extraem grande parte de seus alimentos e deles dependem para ir e vir, inclusive às escolas. Assim como os pescadores artesanais, caracterizados principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte como canoas ou jangadas, ou ainda na captura de moluscos perto da costa, no que caracteriza o trabalho principalmente realizado por mulheres marisqueiras.

É possível ter mais informações, inclusive sobre direito e defeso nos sites indicados abaixo:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1053%3Aribeirinhos, acessado 20/04/2019.

https://www.inss.gov.br/beneficios/seguro-desemprego-do-pescador-artesanal/, acessado 20/04/2019.

https://educacaointegral.org.br/reportagens/a-escola-dos-povos-ribeirinhos-entre-a-potencia-e-os-desafios/, acessado 20/04/2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Questione se sabem do que se trata os povos ribeirinhos e pescadores artesanais, guarde as falas para utilizá-las ao longo da aula.

Como adequar à sua realidade: A depender de onde a escola se localiza, é possível utilizar de elementos do cotidiano para explicar a realidade e configuração sócio espacial e histórica desses povos.

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