GEO7_03UND04 - Imagem da ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Direito à água - povos ribeirinhos e pescadores artesanais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Territorialidades e direitos de povos originários
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nessa aula, será trabalhado especificamente o direito e dinâmica de vida dos povos ribeirinhos e pescadores artesanais a partir de argumentos que identifiquem sua territorialidade.
Materiais necessários:
Revistas; jornais; imagens impressas relacionadas ao tema; papel; canetas coloridas; tesoura e cola.
Material complementar:
Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RKyGzmEgyyHyyCypRpdSR632wnjJEuBnJtmfuPUWXrXNjHmJdha8St8yRM98/geo7-03und04-imagens-da-problematizacao.pdf
Imagem da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJj3FdnmVtKYmBYjZysy6zTXygatchZUVYSNbWUwv3XS9qthf4Ey2TMBX6VM/geo7-03und04-imagem-da-acao-propositiva.pdf
Imagem da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbA2mJGt2QWdwztnVdrRypg92aDQggNhtf2qeUxyEVB2YZvn6YkHy6R8fmZG/geo7-03und04-imagem-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Os povos ribeirinhos vivem nas proximidades dos rios, que são para eles o cerne da vida, pois daí extraem grande parte de seus alimentos e deles dependem para ir e vir, inclusive às escolas. Assim como os pescadores artesanais, caracterizados principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte como canoas ou jangadas, ou ainda na captura de moluscos perto da costa, no que caracteriza o trabalho principalmente realizado por mulheres marisqueiras.
É possível ter mais informações, inclusive sobre direito e defeso nos sites indicados abaixo:
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1053%3Aribeirinhos, acessado 20/04/2019.
https://www.inss.gov.br/beneficios/seguro-desemprego-do-pescador-artesanal/, acessado 20/04/2019.
https://educacaointegral.org.br/reportagens/a-escola-dos-povos-ribeirinhos-entre-a-potencia-e-os-desafios/, acessado 20/04/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Questione se sabem do que se trata os povos ribeirinhos e pescadores artesanais, guarde as falas para utilizá-las ao longo da aula.
Como adequar à sua realidade: A depender de onde a escola se localiza, é possível utilizar de elementos do cotidiano para explicar a realidade e configuração sócio espacial e histórica desses povos.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para iniciar a aula faça um levantamento prévio a partir das seguintes questões:
1- Conhecem ou vivem próximo ao rio ou mar, que depende deste para sobreviver?
2- Trabalham com o que?
3- Quais as comidas que comem? (não aceite somente peixe como resposta, mas estimule a pensar moqueca, siri catado, entre outros pratos que são feitos nessas comunidades)
Em seguida fale do Decreto 6.040 de 7 de fevereiro de 2007, que reconheceu a existência dos povos e comunidades tradicionais, dentre os quais estão os ribeirinhos. E busque pontuar com a turma a necessidade deste Decreto, e tente enfatizar de que é uma forma de assegurar a esses povos o direito de existir da sua forma de se reproduzir econômica e socialmente.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja inserida num contexto ribeirinho ou de pesca artesanal pergunta o que os alunos gostam de fazer? o que fazem iguais aos pais? e das respostas pode fazer uma relação com a aula.
Para você saber mais:
Para ler o decreto na íntegra acesse:
BRASIL. Decreto 6.040 de 7 de fevereiro de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/
decreto/d6040.htm>. Acesso em: 19/04/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Mostre para turma que o direito dos povos ribeirinhos e pescadores artesanais, afirmado no Decreto 6.040, foi uma luta para garantir sua forma de existência, em seguida, levante o questionamento do slide “quais as diferenças e consequências desses tipos de pesca?” e mostre as ameaças dessa forma de existência com a disputa com a pesca predatória ou industrial. Para referenciar o debate pode-se afirmar que enquanto os povos ribeirinhos e pescadores artesanais têm na pesca o valor de uso, ou seja, principalmente para alimentação da família e o excedente comercializado para atender outras necessidades que não podem ser garantidas com a pesca, como compra de remédios, vestimentas etc. A pesca predatória ou industrial tem em seu cerne o valor de troca, ou seja, é direcionada ao mercado como uma sobrepesca, que retira do meio ambiente muito mais do que ele consegue repor de maneira natural.
Com o avanço da tecnologia é possível saber a localização exata de cardumes e retirar do mar uma quantidade significativa de peixes, e mesmo nas proximidades onde é realizada a pesca artesanal há um processo de privatização das águas, Trata-se da Cessão de águas Públicas lançada em editais no mês de junho de 2013 (Licitações: 11/2013- 12/2013-13/2013-14/2013), que transfere determinada área do mar para grupos que pretendem cultivar uma determinada espécie de peixe, interferindo diretamente na pesca artesanal, pois proíbe pessoas que viviam especificamente da pesca de acessarem determinados espaços, além dos problemas que causam com a alimentação dos peixes com rações transgênicas e que voltam para o mar poluindo e matando outras espécies.
Material complementar
Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RKyGzmEgyyHyyCypRpdSR632wnjJEuBnJtmfuPUWXrXNjHmJdha8St8yRM98/geo7-03und04-imagens-da-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com base na imagem peça que façam uma reflexão sobre o modo de vida dos povos ribeirinhos e pescadores artesanais, em seguida entregue a turma revistas, jornais, imagens impressas de tamanhos diversos e peça que com esses materiais criem um fanzine. Fanzine é uma publicação não profissional, realizada por composição (recortes de letras diferentes, imagens e montagem como uma revista pequena, não precisa ter um formato padrão, o que conta é a criatividade dos alunos, pode ter grafitagem, foto, adesivo, pintura, a dobradura estilo origami, como sentirem que têm maior facilidade), em que o principal objetivo é transmitir uma mensagem. Assim, eles irão criar uma mensagem que mostre a importância e também a necessidade de preservação desse modo de vida e em seguida buscar meios de criar um fanzine atrativo, divertido e que passe uma mensagem importante. Lembre-se de apresentar que a maioria do pescado que consumimos vem da pesca artesanal. Para observar um exemplo de fanzine, verifique a seção Para você saber mais, logo abaixo.
Material complementar
Imagem da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJj3FdnmVtKYmBYjZysy6zTXygatchZUVYSNbWUwv3XS9qthf4Ey2TMBX6VM/geo7-03und04-imagem-da-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Se a escola está inserida numa comunidade desta natureza, seria interessante apresentar foto da própria comunidade e fazer com que o fanzine seja em defesa da sua comunidade. Esses podem depois serem fotografados e enviados ao poder público.
Para você saber mais:
Para montar o fanzine é preciso definir a mensagem e depois buscar recortes que atendam a responder o objetivo. Um passo a passo disponibilizado na internet está no link: <https://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2017/06/como-fazer-um-fanzine.pdf>, acessado em 13 de maio de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Agora é hora de socializar as produções. Peça que apresentem seus fanzines destacando a mensagem que foi criada por cada um. Como forma de valorizar o trabalho, pode-se usar um barbante e pendurar na escola para que outros alunos possam ter acesso à produção.
Material complementar
Imagem da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbA2mJGt2QWdwztnVdrRypg92aDQggNhtf2qeUxyEVB2YZvn6YkHy6R8fmZG/geo7-03und04-imagem-da-sistematizacao.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais), internet, YouTube e câmera.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula irá analisar os povos ribeirinhos e pescadores artesanais.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender quem são os povos ribeirinhos e a conhecer um pouco mais de seu modo de vida. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, as duas imagens disponíveis na contextualização do plano original. Solicite que os estudantes façam uma pequena pesquisa e registro no caderno sobre: 1) quem são os povos ribeirinhos; 2) características, em formato de tópicos, dos modos de vida e sobrevivência dos ribeirinhos.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um fanzine com o tema “Povos ribeirinhos e a pesca artesanal”. Fanzine é uma publicação não profissional, realizada por meio da composição de recortes de letras diferentes, imagens e montagem como uma revista pequena, e que não precisa ter um formato padrão, pois o que conta é a criatividade dos alunos. O fanzine também pode ter grafitagem, foto, adesivo, pintura, dobradura estilo origami etc., mas o principal objetivo é transmitir uma mensagem. Assim, eles irão criar uma mensagem que mostre a importância e a necessidade de preservação do modo de vida dos quilombolas e, em seguida, buscar meios de criar um fanzine atrativo, divertido e que passe essa mensagem importante. Caso a turma nunca tenha construído um fanzine, envie um exemplo para a proposta ficar mais clara. Há uma opção no material complementar desta aula.
Para a construção do fanzine, envie, por e-mail ou outra ferramenta tecnológica, os seguintes materiais: 1) Decreto 6.040 de 7 de fevereiro de 2007, disponível aqui; 2) Reportagem: "A escola dos povos ribeirinhos", disponível aqui; 3) Documentário da TV Escola sobre os povos ribeirinhos, disponível aqui.
Sistematização
Peça aos estudantes que enviem por e-mail o fanzine pronto; pode ser uma fotografia, por exemplo. Organize todos os fanzines em um arquivo único e reenvie à turma, criando uma exposição de fanzines.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades ribeirinhas a partir do documentário "Anajás - A vida dos povos ribeirinhos", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Laiany Santos
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer a dinâmica de vida dos povos ribeirinhos e pescadores artesanais.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.