GEO7_03UND03 - Problematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Quilombos e remanescentes quilombolas no Brasil
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Territorialidades e direitos de povos originários
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nessa aula em específica
Materiais necessários: Caderno, lápis e borracha.
Material complementar:
Imagens da contextualização disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/565EFdHJa6AjzVBGxdFYTPvmDNZmg84P6ErvGwK7U6r6aJDKyYfumqP2h59B/geo7-03und03-problematizacao-imagem.pdf
Atividade da ação propositiva disponível em:
A imagem da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hawTQ9Pw3qZJ8Z68zZrXrm8BrGPrAKcVufxCfEBHbaZfFENQzCC7d2mqHAbF/geo7-03und03-acao-propositiva-imagem.pdf
Para você saber mais:
“Os quilombos receberam os que precisavam de abrigo; foram criados tendo como orientação a coletividade, a identificação e a aceitação. Nasceram como refúgios, esconderijos; hoje são o lar de 16 milhões de pessoas em todo o Brasil e criaram uma cultura única. A Constituição de 1988 lhes concedeu o direito à terra; entretanto, este era contestado desde 2004 por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Por isso, o dia 8 de fevereiro de 2018 entrou para a história do movimento quilombola: o Supremo Tribunal Federal não só julgou a ação improcedente como afastou definitivamente outro fantasma que o rondava, o “marco temporal”. Segundo esta tese jurídica, só teria direito à terra as comunidades que estivessem de posse dela até a data da promulgação da Constituição (5 de outubro de 1988), mesmo se tivessem sido expulsas com violência. Esta vitória no STF abriu horizontes inéditos, mas também trouxe novos desafios para os quilombolas”
Quilombo em movimento. Disponível em: https://umagotanooceano.org/?bibliografia=quilombo-em-movimento, acesso em 07 de abril de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou questione para a turma o que é Quilombo e o que é Quilombola? E utilizando das respostas da turma dialogar para explicar o Quilombo enquanto lugar, a partir do conceito geográfico de pertencimento e quilombola enquanto pessoas que tiveram em sua história processos de escravidão. Se atentar para não estereotipar em “escravos” e sim usar “pessoas escravizadas”, porque ninguém nasce escravo, mas se fez/faz pelo processo de dominação. Lembrar de falar que ao mesmo tempo que existia esse processo de dominação as pessoas também não aceitavam harmoniosamente e por isso se rebelavam e fugiam, como forma de resistência, buscando lugares escondidos na mata para sobreviver e acolher outras que fugiam.
Como adequar à sua realidade: Se a escola está inserida num contexto quilombola vale dar relevância a essa condição e valorizar o território levantando questões da territorialidade local, quais sejam, expressão da vivência cotidiana, cultura, etc.
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