17863
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As tensões entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender as diferenças existentes entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e os motivos de tensão entre esses dois países.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano foca na geopolítica das Coreias e o envolvimento dos demais países, como Rússia, China e Estados Unidos nos acordos. Esse plano abordará brevemente o quesito economia apenas para diferenciar os dois países. O objetivo é compreender as origens do conflito e as atuais movimentações para resolver essa questão que já dura mais de 50 anos.

Materiais necessários: Durex, cartas e mapas do material complementar.

Material complementar:

Atividade de Ação Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fMHqCkUBemsupyYSzfQC5A6C4xHhc3KPV3VW92V435e8GzcvQf4mWzYYfc2m/geo9-08und4-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapa político Coreia do Norte e Coreia do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_korea_english_labels.png. Acesso em 16 de abril de 2019.

Bandeira da Coreia do Norte. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=north+korea+flag&title=Special%3ASearch&fulltext=Search&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Flag_of_North_Korea.png. Acesso em 16 de abril de 2019.

Bandeira da Coreia do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_South_Korea_(1948%E2%80%931949)-2.svg. Acesso em 16 de abril de 2019.

Mapa político Coreia do Norte e Coreia do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_korea_english_labels.png. Acesso em 16 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Materia do jornal OGlobo. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/o-que-une-e-separa-as-duas-coreias.ghtml. Acesso em 16 de maio de 2019.

Matéria da le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-reunificacao-das-coreias-e-possivel/. Acesso em 16 de maio de 2019.

Matéria da BBC denominada “Os ‘fantasmas’ do racismo na Coreia do Sul, um dos países mais prósperos do mundo”. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44936068. Acesso em 16 de abril de 2019.

Fotografias mostram as diferenças entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Disponível em: https://adct.uol.com.br/diferencas-coreia-do-norte-e-sul/. Acesso em 16 de abril de 2019.

VIZENTINI, Paulo Fagundes; PEREIRA, Ana Lúcia Danilevicz. A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma. Revista Brasileira de Política Internacional, n. 57, v. 2, 2014. pp. 176-195. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/119096/000963824.pdf?sequence=1. Acesso em 25 de abril de 2019.

Matéria do jornal OGlobo disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/guerra-da-coreia-foi-interrompida-por-cessar-fogo-em-1953-mas-nunca-teve-fim-oficial.ghtml. Acesso em 16 de abril de 2019.

Matéria da revista Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-e-coreia-do-sul-marcam-encontro-historico-para-27-de-abril/. Acesso em 16 de abril de 2019.

Artigo e vídeo sobre as Coreias disponível em: https://geografiavisual.com.br/videos/de-onde-vem-os-conflitos-na-coreia. Acesso em 17 de abril de 2019.

Matéria da revista Exame: Coreia do Norte: entenda o programa nuclear que abala o mundo. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-entenda-o-programa-nuclear-que-abala-o-mundo/. Acesso em 17 de abril de 2019.

Matéria do jornal OGlobo denominada “História: guerra da Coreia deixou mais de 2 milhões de mortos”. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/historia-guerra-da-coreia-deixou-mais-de-2-milhoes-de-mortos-22633938. Acesso em 16 de abril de 2019.

Contextos prévios: Guerra Fria e desintegração da União Soviética.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Explique para os alunos que nessa aula eles verão o contexto e os motivos que levaram à fragmentação do território da Coreia, transformando-a em dois países independentes: Coreia do Norte e Coreia do Sul. Nessa aula eles terão contato com as dificuldades de se estabelecer um acordo de paz. Diga que após eles aprenderem algumas características de cada país e os motivos de seus conflitos, algumas cartas com essas características serão distribuídas para serem coladas no quadro, que estará dividido em “Coreia do Norte e Coreia do Sul”.

Para finalizar a aula, algumas cartas deverão ser selecionadas para fazerem parte de um mapa mental, o que ajudará na compreensão do conteúdo.

Contextos prévios: Fim da Guerra Fria e desintegração da URSS

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Explique aos alunos que a Coreia já foi uma só. Inicialmente a Península da Coreia era um grande Império e, então, foi colonizada por diversos reinos, inicialmente pelo Japão, em 1910, quando foi transformada em colônia.

Diga que o grande marco que dividiu o país foi a Guerra da Coreia que começou em 25 de junho de 1950, quando o Exército norte-coreano — então sob o comando de Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un e líder da resistência aos invasores japoneses — ultrapassa o paralelo 38 para invadir o Sul, conquistando Seul em três dias.

A divisão da Coreia aconteceu após a Guerra das Coreias (1950-1953) e o motivo foi a disputa ideológica e geopolítica após a Guerra Fria. A Coreia do Norte adotou o socialismo, enquanto a Coreia do Sul consolidou-se a partir da influência capitalista.

Explique que atualmente a Coreia do Norte se caracterizou pela implantação de uma ditadura que é comandada por Kim Jong-Um.

Assim como outros Estados construídos pela via da revolução social e da opção socialista, os norte-coreanos construíram o Estado e a Nação considerando a necessidade de se proteger de um mundo exterior hostil. Nesse sentido, o isolamento do país resulta em uma combinação de fatores que tem raízes no pós-guerra de 1950-1953. O isolamento desse país é resultante da pressão externa intensificada com o fim da URSS. A Coreia do Norte, no entanto, não deseja manter essa situação, pelo contrário, se intensificam os mecanismos de interlocução e de cooperação com um número cada vez maior de outros Estados (VIZENTINI & PEREIRA, 2014).

Ainda que estejam separadas, as Coreias apresentam algumas semelhanças culturais que foram passadas de geração em geração, muito antes da divisão de seus territórios. Diga que os dois povos gostam dos mesmos tipos de alimentos. Por exemplo, dduk (torta de arroz) e yeot (um tipo de confeito) são comidos por todos os alunos antes dos exames, porque eles acreditam que lhes dá sorte.

Por outro lado, enquanto a coreia do sul exporta um gênero musical próprio que já é ouvido no mundo inteiro, o “k-pop”, a coreia do norte não participa desse tipo de exportação. Existem cerca de 400 estúdios independentes, que produzem esse conteúdo para o mercado de entretenimento que conta também com dramas de televisão e videogames para países da Ásia.

Explique que a Coreia do Sul caracteriza-se pela influência dos padrões capitalistas e é considerada um dos Tigres Asiáticos, sendo intensamente industrializada e aberta ao capital externo, sobretudo com a instalação de multinacionais. Os principais aliados da Coreia do Sul são os Estados Unidos, que instalaram bases militares no país e garantem apoio caso ocorra uma guerra entre as duas Coreias.

Por fim, fale um pouco sobre a existência de uma tensão entre as duas coreias por conta dos contestes testes com armas nucleares por parte da Coreia do Norte. No ano de 2018 ocorreu um encontro entre os dois líderes das coreias para firmar um acordo de paz, mas as tensões ainda estão presentes. Tudo indica que esse aperto de mãos deve-se à algumas pressões, como as sanções econômicas impostas pelo Conselho de Segurança da ONU. Nas últimas sanções, propostas pelos EUA, ficou proibida quase 90% das exportações de produtos de petróleo refinado para a Coreia do Norte.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida os alunos em dois grandes grupos. Projete ou imprima o mapa e distribua alguns para cada grupo. Peça para que eles observem o mapa e tentem contar o que ocorreu no decorrer dos anos iniciais de guerra na Coreia.

Ouça as sugestões dos alunos e, em seguida, explique que a partir de 1950, a Coreia do Norte fez o primeiro movimento para conquistar a capital Sul-Coreana, denominada Seul. Fale que a partir de então, as batalhas começaram e tornou mais intenso quando os Estados Unidos enviaram aviões bombardeiros e destruíram grande parte do território Norte-Coreano.

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham morrido durante a guerra da Coreia, principalmente norte-coreanos em consequência dos bombardeios. O território foi devastado e muitos sofreram perseguições, pena de morte e foram obrigados a trabalharem como escravos em campos de trabalho forçado.

Em 1953, com a assinatura do Acordo de Armistício Coreano, a guerra foi paralisada. Ess armistício foi projetado para assegurar uma cessação completa das hostilidades e de todos os atos de força armada na Coreia até que uma solução pacífica final seja alcançada. No entanto, nenhuma solução pacífica foi ainda alcançada e ambos os países continuaram inimigos. Isso começou a mudar apenas em abril de 2018.

Diga que atualmente a configuração dos países encontra-se da seguinte forma: a Coreia do Sul se estabeleceu como democracia e abriu suas portas para novos investimentos, desenvolvimento e economia internacional. Já a Coreia do Norte, com a queda da União Soviética, teve sua economia fragilizada e optou por se isolar e se militarizar completamente, dando início ao Programa Nuclear Norte-Coreano. Desde o ano passado, este programa vem gerado tensões e conflitos com os Estados Unidos, apesar de ambos os líderes concordarem em encerrar o progresso militar da Coreia do Norte.

Em um encontro histórico, os atuais líderes coreanos finalmente transformaram o Acordo de Armistício em um Tratado de Paz, além de trabalharem em conjunto para desmilitarizar a região.

Assim, as causas dos conflitos na Coreia passam por diferenças culturais, ideológicas e divergências entre seus atuais líderes.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Divida o quadro em duas partes e cole em uma metade a bandeira da Coreia do Sul e na outra metade a bandeira da Coreia do Norte (slide). A turma deverá ser dividida em dois grandes grupos. Cada grupo receberá 6 cartas (disponíveis no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fMHqCkUBemsupyYSzfQC5A6C4xHhc3KPV3VW92V435e8GzcvQf4mWzYYfc2m/geo9-08und4-acao-propositiva-atividade.pdf), onde 4 delas conterão informações sobre as Coreias e duas estarão em branco (cartas coringas). Peça para que os alunos redijam nas cartas brancas breves informações, uma para a cada Coreia. Após redigirem, diga que eles deverão ir ao quadro para colar as 6 cartas com durex ou fita dupla face. Exemplo: na carta que diz “Sou um Estado capitalista de economia planificada” os alunos devem alocá-la na parte do quadro destinada à Coreia do Norte.

Em seguida, confira com os alunos as respostas e, se precisar, melhore o texto das cartas “coringas” ou elogie-as. Aproveite esse momento para debater as características de cada Coreia destacando suas divergências.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Cada grupo deverá elaborar um mapa mental sobre uma das Coreias utilizando uma das cartas presas no quadro. Peça para que um grupo se posicione no lado da Coreia do Norte e o outro lado no da Coreia do Sul. Se o quadro da sua sala for branco, peça para que os alunos elaborem os mapas mentais no próprio quadro, apenas realocando as cartas que serão utilizadas e eliminando as que não serão utilizadas. Projeto o exemplo do slide para eles. Se não tiver como projetar, faça o exemplo no quadro. Repare que os quadros laranjas são as cartas. O quadro de baixo foi criado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano foca na geopolítica das Coreias e o envolvimento dos demais países, como Rússia, China e Estados Unidos nos acordos. Esse plano abordará brevemente o quesito economia apenas para diferenciar os dois países. O objetivo é compreender as origens do conflito e as atuais movimentações para resolver essa questão que já dura mais de 50 anos.

Materiais necessários: Durex, cartas e mapas do material complementar.

Material complementar:

Atividade de Ação Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fMHqCkUBemsupyYSzfQC5A6C4xHhc3KPV3VW92V435e8GzcvQf4mWzYYfc2m/geo9-08und4-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapa político Coreia do Norte e Coreia do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_korea_english_labels.png. Acesso em 16 de abril de 2019.

Bandeira da Coreia do Norte. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=north+korea+flag&title=Special%3ASearch&fulltext=Search&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Flag_of_North_Korea.png. Acesso em 16 de abril de 2019.

Bandeira da Coreia do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_South_Korea_(1948%E2%80%931949)-2.svg. Acesso em 16 de abril de 2019.

Mapa político Coreia do Norte e Coreia do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_korea_english_labels.png. Acesso em 16 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Materia do jornal OGlobo. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/o-que-une-e-separa-as-duas-coreias.ghtml. Acesso em 16 de maio de 2019.

Matéria da le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-reunificacao-das-coreias-e-possivel/. Acesso em 16 de maio de 2019.

Matéria da BBC denominada “Os ‘fantasmas’ do racismo na Coreia do Sul, um dos países mais prósperos do mundo”. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44936068. Acesso em 16 de abril de 2019.

Fotografias mostram as diferenças entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Disponível em: https://adct.uol.com.br/diferencas-coreia-do-norte-e-sul/. Acesso em 16 de abril de 2019.

VIZENTINI, Paulo Fagundes; PEREIRA, Ana Lúcia Danilevicz. A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma. Revista Brasileira de Política Internacional, n. 57, v. 2, 2014. pp. 176-195. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/119096/000963824.pdf?sequence=1. Acesso em 25 de abril de 2019.

Matéria do jornal OGlobo disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/guerra-da-coreia-foi-interrompida-por-cessar-fogo-em-1953-mas-nunca-teve-fim-oficial.ghtml. Acesso em 16 de abril de 2019.

Matéria da revista Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-e-coreia-do-sul-marcam-encontro-historico-para-27-de-abril/. Acesso em 16 de abril de 2019.

Artigo e vídeo sobre as Coreias disponível em: https://geografiavisual.com.br/videos/de-onde-vem-os-conflitos-na-coreia. Acesso em 17 de abril de 2019.

Matéria da revista Exame: Coreia do Norte: entenda o programa nuclear que abala o mundo. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-entenda-o-programa-nuclear-que-abala-o-mundo/. Acesso em 17 de abril de 2019.

Matéria do jornal OGlobo denominada “História: guerra da Coreia deixou mais de 2 milhões de mortos”. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/historia-guerra-da-coreia-deixou-mais-de-2-milhoes-de-mortos-22633938. Acesso em 16 de abril de 2019.

Contextos prévios: Guerra Fria e desintegração da União Soviética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Explique para os alunos que nessa aula eles verão o contexto e os motivos que levaram à fragmentação do território da Coreia, transformando-a em dois países independentes: Coreia do Norte e Coreia do Sul. Nessa aula eles terão contato com as dificuldades de se estabelecer um acordo de paz. Diga que após eles aprenderem algumas características de cada país e os motivos de seus conflitos, algumas cartas com essas características serão distribuídas para serem coladas no quadro, que estará dividido em “Coreia do Norte e Coreia do Sul”.

Para finalizar a aula, algumas cartas deverão ser selecionadas para fazerem parte de um mapa mental, o que ajudará na compreensão do conteúdo.

Contextos prévios: Fim da Guerra Fria e desintegração da URSS

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Explique aos alunos que a Coreia já foi uma só. Inicialmente a Península da Coreia era um grande Império e, então, foi colonizada por diversos reinos, inicialmente pelo Japão, em 1910, quando foi transformada em colônia.

Diga que o grande marco que dividiu o país foi a Guerra da Coreia que começou em 25 de junho de 1950, quando o Exército norte-coreano — então sob o comando de Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un e líder da resistência aos invasores japoneses — ultrapassa o paralelo 38 para invadir o Sul, conquistando Seul em três dias.

A divisão da Coreia aconteceu após a Guerra das Coreias (1950-1953) e o motivo foi a disputa ideológica e geopolítica após a Guerra Fria. A Coreia do Norte adotou o socialismo, enquanto a Coreia do Sul consolidou-se a partir da influência capitalista.

Explique que atualmente a Coreia do Norte se caracterizou pela implantação de uma ditadura que é comandada por Kim Jong-Um.

Assim como outros Estados construídos pela via da revolução social e da opção socialista, os norte-coreanos construíram o Estado e a Nação considerando a necessidade de se proteger de um mundo exterior hostil. Nesse sentido, o isolamento do país resulta em uma combinação de fatores que tem raízes no pós-guerra de 1950-1953. O isolamento desse país é resultante da pressão externa intensificada com o fim da URSS. A Coreia do Norte, no entanto, não deseja manter essa situação, pelo contrário, se intensificam os mecanismos de interlocução e de cooperação com um número cada vez maior de outros Estados (VIZENTINI & PEREIRA, 2014).

Ainda que estejam separadas, as Coreias apresentam algumas semelhanças culturais que foram passadas de geração em geração, muito antes da divisão de seus territórios. Diga que os dois povos gostam dos mesmos tipos de alimentos. Por exemplo, dduk (torta de arroz) e yeot (um tipo de confeito) são comidos por todos os alunos antes dos exames, porque eles acreditam que lhes dá sorte.

Por outro lado, enquanto a coreia do sul exporta um gênero musical próprio que já é ouvido no mundo inteiro, o “k-pop”, a coreia do norte não participa desse tipo de exportação. Existem cerca de 400 estúdios independentes, que produzem esse conteúdo para o mercado de entretenimento que conta também com dramas de televisão e videogames para países da Ásia.

Explique que a Coreia do Sul caracteriza-se pela influência dos padrões capitalistas e é considerada um dos Tigres Asiáticos, sendo intensamente industrializada e aberta ao capital externo, sobretudo com a instalação de multinacionais. Os principais aliados da Coreia do Sul são os Estados Unidos, que instalaram bases militares no país e garantem apoio caso ocorra uma guerra entre as duas Coreias.

Por fim, fale um pouco sobre a existência de uma tensão entre as duas coreias por conta dos contestes testes com armas nucleares por parte da Coreia do Norte. No ano de 2018 ocorreu um encontro entre os dois líderes das coreias para firmar um acordo de paz, mas as tensões ainda estão presentes. Tudo indica que esse aperto de mãos deve-se à algumas pressões, como as sanções econômicas impostas pelo Conselho de Segurança da ONU. Nas últimas sanções, propostas pelos EUA, ficou proibida quase 90% das exportações de produtos de petróleo refinado para a Coreia do Norte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida os alunos em dois grandes grupos. Projete ou imprima o mapa e distribua alguns para cada grupo. Peça para que eles observem o mapa e tentem contar o que ocorreu no decorrer dos anos iniciais de guerra na Coreia.

Ouça as sugestões dos alunos e, em seguida, explique que a partir de 1950, a Coreia do Norte fez o primeiro movimento para conquistar a capital Sul-Coreana, denominada Seul. Fale que a partir de então, as batalhas começaram e tornou mais intenso quando os Estados Unidos enviaram aviões bombardeiros e destruíram grande parte do território Norte-Coreano.

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham morrido durante a guerra da Coreia, principalmente norte-coreanos em consequência dos bombardeios. O território foi devastado e muitos sofreram perseguições, pena de morte e foram obrigados a trabalharem como escravos em campos de trabalho forçado.

Em 1953, com a assinatura do Acordo de Armistício Coreano, a guerra foi paralisada. Ess armistício foi projetado para assegurar uma cessação completa das hostilidades e de todos os atos de força armada na Coreia até que uma solução pacífica final seja alcançada. No entanto, nenhuma solução pacífica foi ainda alcançada e ambos os países continuaram inimigos. Isso começou a mudar apenas em abril de 2018.

Diga que atualmente a configuração dos países encontra-se da seguinte forma: a Coreia do Sul se estabeleceu como democracia e abriu suas portas para novos investimentos, desenvolvimento e economia internacional. Já a Coreia do Norte, com a queda da União Soviética, teve sua economia fragilizada e optou por se isolar e se militarizar completamente, dando início ao Programa Nuclear Norte-Coreano. Desde o ano passado, este programa vem gerado tensões e conflitos com os Estados Unidos, apesar de ambos os líderes concordarem em encerrar o progresso militar da Coreia do Norte.

Em um encontro histórico, os atuais líderes coreanos finalmente transformaram o Acordo de Armistício em um Tratado de Paz, além de trabalharem em conjunto para desmilitarizar a região.

Assim, as causas dos conflitos na Coreia passam por diferenças culturais, ideológicas e divergências entre seus atuais líderes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Divida o quadro em duas partes e cole em uma metade a bandeira da Coreia do Sul e na outra metade a bandeira da Coreia do Norte (slide). A turma deverá ser dividida em dois grandes grupos. Cada grupo receberá 6 cartas (disponíveis no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fMHqCkUBemsupyYSzfQC5A6C4xHhc3KPV3VW92V435e8GzcvQf4mWzYYfc2m/geo9-08und4-acao-propositiva-atividade.pdf), onde 4 delas conterão informações sobre as Coreias e duas estarão em branco (cartas coringas). Peça para que os alunos redijam nas cartas brancas breves informações, uma para a cada Coreia. Após redigirem, diga que eles deverão ir ao quadro para colar as 6 cartas com durex ou fita dupla face. Exemplo: na carta que diz “Sou um Estado capitalista de economia planificada” os alunos devem alocá-la na parte do quadro destinada à Coreia do Norte.

Em seguida, confira com os alunos as respostas e, se precisar, melhore o texto das cartas “coringas” ou elogie-as. Aproveite esse momento para debater as características de cada Coreia destacando suas divergências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Cada grupo deverá elaborar um mapa mental sobre uma das Coreias utilizando uma das cartas presas no quadro. Peça para que um grupo se posicione no lado da Coreia do Norte e o outro lado no da Coreia do Sul. Se o quadro da sua sala for branco, peça para que os alunos elaborem os mapas mentais no próprio quadro, apenas realocando as cartas que serão utilizadas e eliminando as que não serão utilizadas. Projeto o exemplo do slide para eles. Se não tiver como projetar, faça o exemplo no quadro. Repare que os quadros laranjas são as cartas. O quadro de baixo foi criado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano