Plano de Aula

Plano de aula: A Coreia do Norte em tempos de globalização

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural. Em relação a esta aula a finalidade é analisar fatores e situações em relação a falta de avanços dos meios de transporte e de comunicação na Coreia do Norte que denotam parte de sua não participação no processo de globalização.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno dê ênfase aos detalhes. Será necessário também 1 folha pautada tamanho A4 (entregue por você); lápis preto, caneta e borracha. O uso do atlas é opcional e bem-vindo!

Material complementar:

Contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZUzRVebNgx8Wt8PXGFv8D8chr7TRvWsSC93Mcw7Uz9QaqN3CAaZBgKkhYUJ/ef09ge05-02-contextualizacao-imagens.pdf >

Problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STHQ9uuwbCFdNC9bVP9YCSk7Fm2A2u6RJYVDPkgQvVXqJBYzVfEM4aSYuS5r/geo9-05und02-problematizacao-material-para-impressao.pdf >

Ação Propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29seKT6mA6fS7Tpsn6nWJqGXAFc8vj2zMpBRRA6sk53YgbmAHyxyyaRDajg3/geo9-05und02-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf >

Sistematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZuKjXmPAbKrNFvrbsQgNgz6DqtUxkVmDbxcT5MevtMwz7pRsguA2eUAu5yR/geo9-05und02-sistematizacao-atividade.pdf >

Para você saber mais:

Foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que o termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais recorrente e ainda hoje não existe uma definição única e nem mundialmente aceita. De modo geral se atribui à globalização ser um dos processos de aprofundamento e avanço da integração política, econômica, social e cultural, marcada pelo impulsionamento e expansão dos meios de transporte e comunicação entre os países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo, principalmente das nações ocidentais. À medida que as distâncias diminuem, aumenta a velocidade relativa da interação social (HIRST; THOMPSON, 1998).

Por ser então um processo associado ao capitalismo, o advento da globalização não aconteceu na Coreia no Norte, já que o país não faz parte do processo de integração e da expansão dos meios de transporte e comunicação. As influências e cultura do exterior, principalmente estadunidense, não são bem aceitas. As relações políticas e comerciais ficam restritas com China e em menor grau com a Rússia, além de outros países, como o Brasil, que se estabelecem apenas algumas transações comerciais.

Uma das explicações encontradas para o grau de isolamento da Coreia do Norte nos dias de hoje é devido a adoção do sistema socialista conexo à necessidade de se proteger de outros países; ao estabelecimento de uma cultuação à personalidade do líder e a instituição de uma sociedade igualitária. Essa necessidade de proteção acontece em função dos traumas de guerras e conflitos ocorridos no século XX (VIZENTINI, PEREIRA, 2014).

O que é Globalização? de Rodolfo Alves Pena. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm> Acesso em: 17 nov. 2018.

A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma de Paulo Fagundes Vizentini e Analúcia Danilevicz Pereira. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000200176&lang=pt> Acesso em: 17 nov. 2018.

Referência:

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

VIZENTINI, Paulo Fagundes; PEREIRA, Analúcia Danilevicz. A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma. Rev. bras. polít. int., Brasília , v. 57, n. 2, p. 176-195, Dec. 2014 . Disponível em: . Acesso em 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização, além do conhecimento do sistema capitalista e socialista.

Como adequar à sua realidade:

Se você julgar adequado, aborde a questão do uso de internet e acesso a outros lugares a partir de seu município, podendo desta forma dimensionar o grau de inclusão/exclusão na qual a unidade escolar está inserida.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas sobre a temática da globalização e da não participação da Coreia do Norte do processo. A partir da análise do material, que tem como enfoque dois aspectos que caracterizam a globalização na atualidade: expansão dos meios de transporte e da comunicação, os discentes deverão discutir com a dupla e elaborar um texto (ação propositiva).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO