17754
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Religiões e resistências culturais

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Religiões e resistências culturais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a relação das religiões e a permanência cultural-religiosa de origem africana na sociedade brasileira no passado.

Envie, antecipadamente, o link da música (ou a letra) que será fonte de estudo nesta etapa.  Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe o slide e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, peça aos alunos para consultarem o dicionário digital para conhecerem os significados das palavras desconhecidas por eles no momento da aula.

Problematização
Envie, antecipadamente, todo o material que será usado nesta etapa: peça aos alunos que leiam todo o material para que a proposta definida para este momento seja executada de forma satisfatória.

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe os slides propostos para esse momento. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Caso ache interessante, indique a utilização do Google Earth para a localização da região da Nigéria e Benin.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas encaminhe, antecipadamente, o arquivo com as informações sobre a Irmandade da Boa Morte, para que os alunos leiam e possam participar do quiz com mais propriedade. Esta atividade poderá ser executada de forma individual ou em grupo.

Agende uma videoconferência onde você estabelecerá as regras para o quiz e poderá mediar e nortear as explicações para esse tema.

Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui. 
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.  

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, acessando o link para o quiz informado na Sistematização .

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_03UND09

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas