Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
No senso comum muitas pessoas tratam como sinônimos os termos clima e tempo. Na Geografia, bem como nas Ciências Atmosféricas e da Terra, clima e tempo são fenômenos distintos e objetos de estudo de diferentes áreas do saber.
O objetivo deste plano é levar o aluno a compreender a diferença entre os conceitos de clima e tempo atmosférico.
Para a realização deste plano, os alunos devem ter em mãos o documento Ficha - Condições Atmosférica preenchido. Imprima a ficha, cujo link encontra-se no ítem Material Complementar, entregue para os alunos e peça que colem no caderno. Oriente-os a observarem ao ar livre as condições da atmosfera para preencher o formulário, que poderá ser feito em casa ou em uma aula anterior à aplicação do plano. Lembre a turma que essas informações serão necessárias para a aula subsequente.
Materiais necessários: Datashow, caderno, lápis, caneta, borracha, o documento Ficha - Condições Atmosféricas, devidamente preenchido e envelopes com frases para compor os textos sobre os conceitos de tempo atmosférico e clima.
Material complementar:
GEO6_03UND01 - Ficha - Condições Atmosféricas, disponível em:
GEO6_03UND01 - Problematização, disponível em:
GEO6_03UND01 - Frases para elaboração dos textos, disponível em:
GEO6_03UND01 - Gabarito dos textos, disponível em:
GEO6_03UND01 - Sistematização, disponível em:
Como preparar os envelopes: Imprima o documento Frases para elaboração dos textos, link acima, e recorte as frases conforme orientação. Coloque as frases dentro de um envelope. Cada dupla ou trio deverá receber um envelope contendo todas as frases do documento, portanto, o número de cópias, assim como o de envelopes, deverão levar em conta este fator.
Para você saber mais:
Instituto Nacional de Meteorologia, disponível em:
http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=clima Acesso em 16 de Março de 2019.
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/ Acesso em 16 de Março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Traga para a discussão características do clima da região onde esse plano está sendo aplicado e também informações sobre as condições do tempo do lugar no instante da aula. Para consultar as condições do tempo pode ser utilizado o site do CPTEC, disponível no ítem Para você saber mais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula, projetando, falando ou escrevendo no quadro. Explique que na aula, por meio da análise e discussão da ficha que preencheram sobre as condições atmosféricas, eles terão a oportunidade de compreender a diferença entre tempo atmosférico e clima.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide, fale ou escreva no quadro Clima e tempo não são sinônimos.
Peça que alguns alunos leiam o que responderam na ficha sobre as condições da atmosfera.
A partir daí, leve-os a pensar e concluir que no momento da observação as características da atmosfera eram aquelas, mas que em horas ou dias, tal condição pode sofrer mudanças. Para tanto, faça algumas perguntas, como por exemplo:
Quais elementos atmosféricos (por exemplo: temperatura, umidade do ar, nebulosidade, chuvas, ventos) vocês observaram?
Qual a importância desse tipo de informação?
Supondo que vocês tivessem feito a observação em outro horário como poderiam ser as respostas?
E se no dia seguinte vocês repetissem a observação, as respostas seriam as mesmas? Explique.
Qual diferença ou semelhança existe entre as condições da atmosfera nesse momento e aquela que vocês observaram?
Evite, durante a discussão, usar a expressão condições do tempo. Ela, provavelmente, será mencionada pelos próprios alunos. Só então, conclua com eles, ou leve-os a concluir que o que observaram é o que chamamos de tempo atmosférico, isto é, o estado momentâneo da atmosfera em um determinado local.
Se entre as respostas, houver informações que aponte diferenças nas condições do tempo use essas informações para explicar o caráter momentâneo do tempo atmosférico.
Em seguida, lance para a turma a seguinte questão:
Se ao término da observação e do preenchimento da ficha alguém lhe perguntasse como está o tempo naquele momento, o que você responderia?
Se necessário, auxilie com alguns exemplos de respostas possíveis como: “Está frio”, “Está chovendo”, “Está quente” etc.
Escreva no quadro a(s) resposta(s) dada(s) e em seguida projete o próximo slide.
Material complementar:
GEO6_03UND01 - Ficha - Condições Atmosféricas, disponível em:
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide, fale, escreva no quadro o texto da problematização ou imprima o documento disponível em Material complementar.
Explique que, com base na discussão, na frase sobre a condição do tempo no momento do preenchimento da ficha e também na informação sobre o clima do Município de Cabaceiras, PB, eles deverão diferenciar clima de tempo atmosférico.
Material complementar:
GEO6_03UND01 - Problematização, disponível em:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios e entregue para cada grupo um envelope com as frases recortadas. Projete o slide ou explique que em cada envelope eles encontrarão frases que, selecionadas e organizadas, deverão compor dois textos: um explicando o que é clima e outro tempo atmosférico e assim demonstrar a diferença entre os dois conceitos.
Ao término da construção dos textos, projete ou leia uma possibilidade de construção de cada um deles, para que possam fazer a correção. Explique que a ordem das frases não precisa ser necessariamente igual ao exemplo.
Após a correção, cada aluno deve copiar os textos corrigidos em seus respectivos cadernos.
Material Complementar:
GEO6_03UND01 - Frases para elaboração dos textos, disponível em:
GEO6_03UND01 - Gabarito dos textos, disponível em:
Como preparar os envelopes: Imprima o documento Frases para elaboração dos textos, link acima, e recorte as frases conforme orientação. Coloque as frases dentro de um envelope. Cada dupla ou trio deverá receber um envelope contendo todas as frases do documento, portanto, o número de cópias, assim como de envelopes, deverão levar em conta este fator.
Ação Propositiva
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios e entregue para cada grupo um envelope com as frases recortadas. Projete o slide ou explique que em cada envelope eles encontrarão frases que, selecionadas e organizadas, deverão compor dois textos: um explicando o que é clima e outro tempo atmosférico e assim poderão demonstrar a diferença entre os dois conceitos.
Assim que as equipes terminarem a construção dos textos, projete ou leia uma possibilidade de construção de cada um deles, para que possam fazer a correção. Explique que a ordem das frases não precisa ser necessariamente igual ao exemplo.
Após a correção, cada aluno deve copiar os textos corrigidos em seus respectivos cadernos.
Ação Propositiva
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios e entregue para cada grupo um envelope com as frases recortadas. Projete o slide ou explique que em cada envelope eles encontrarão frases que, selecionadas e organizadas, deverão compor dois textos: um explicando o que é clima e outro tempo atmosférico e assim poderão demonstrar a diferença entre os dois conceitos.
Assim que as equipes terminarem a construção dos textos, projete ou leia uma possibilidade de construção de cada um deles, para que possam fazer a correção. Explique que a ordem das frases não precisa ser necessariamente igual ao exemplo.
Após a correção, cada aluno deve copiar os textos corrigidos em seus respectivos cadernos.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Distribua para os grupos o documento da Sistematização, para que, relacionando o que observaram, discutiram e escreveram, consolidem a compreensão sobre a diferença entre clima e tempo atmosférico.
Assim que todos terminarem, faça oralmente a correção da atividade 1 e peça que leiam oralmente os exemplos que criaram para a atividade 2.
Gabarito:
Atividade 1 - (T), (C), (C), (T).
Atividade 2 - resposta pessoal.
Material complementar:
GEO6_03UND01 - Sistematização, disponível em:
Sistematização
Orientações: Distribua para os grupos o documento da Sistematização, para que, relacionando o que observaram, discutiram, escreveram e consolidem a compreensão sobre a diferença entre clima e tempo atmosférico.
Assim que todos terminarem, faça oralmente a correção da atividade 1 e peça que leiam oralmente os exemplos que elaboraram na atividade 2.
Gabarito:
Atividade 1 - (T), (C), (C), (T).
Atividade 2 - resposta pessoal.
Sistematização
Orientações: Distribua para os grupos o documento da Sistematização, para que, relacionando o que observaram, discutiram, escreveram e consolidem a compreensão sobre a diferença entre clima e tempo atmosférico.
Assim que todos terminarem, faça oralmente a correção da atividade 1 e peça que leiam oralmente os exemplos que elaboraram na atividade 2.
Gabarito:
Atividade 1 - (T), (C), (C), (T).
Atividade 2 - resposta pessoal.