17333
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Foto Lembrança

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Foto Lembrança

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças percebam a importância da fotografia para registrar momentos especiais e que existem objetos que utilizam fotografias para guardar lembranças.

Materiais necessários: Objetos atuais que utilizam a fotografia para guardar lembranças (lembrancinhas de aniversário, foto escultura, copos / canecas, camisetas, chaveiros, almofadas dentre outros objetos), monóculo de foto lembrança antigo (se possível), folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula irão perceber que as lembrancinhas de aniversário que utilizam fotografias são fontes históricas.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 21 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Realize uma roda de conversa com a turma sobre o papel da fotografia para o registro de momentos importantes / significativos para a vida das pessoas:

  • Vocês costumam fotografar (tirar fotos) pessoas em momentos significativos como festas, passeios, atividades religiosas, e outros momentos culturais?
  • Você costuma ser fotografado por alguém? Em quais momentos?
  • A fotografia serve para registrarmos de momentos especiais. Onde vocês costumam ver fotografias?
  • Hoje em dia vemos muitos objetos que utilizam fotografias, são as chamadas foto-lembranças. Vocês já viram algum objeto assim?
  • Geralmente são feitas camisetas, canecas, copos, chaveiros e outros objetos com fotografias de pessoas em momentos especiais, vocês já viram alguns desses objetos?
  • Em quais locais esses objetos geralmente são encontrados?
  • Você tem ou conhece alguém que tenha objetos assim?
  • Será que esta prática era comum quando os pais de vocês eram crianças?
  • E em relação aos avós de vocês, eles também tinham foto-lembrança durante a infância ou juventude?

Para você saber mais: Sobre a importância do registro fotográfico para a construção da história na perspectiva do resgate e democratização de memórias. Fonte: CANABARRO, Ivo. A utilização da fotografia para a construção do conhecimento histórico. Apresentado no Simpósio “O documento fotográfico pesquisado: projetos museográficos e montagem de exposições”. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 14 de novembro de 2008. Disponível em https://www.ufrgs.br/biev/?p=3134 . Acesso em 23 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Providencie com antecedência alguns objetos como chaveiros, canecas e/ou camisetas personalizados com fotografias e se possível um monóculo foto-lembrança, muito popular em meados do século passado. A fotografia do slide pode ser um suporte, porém o ideal é que as crianças possam manusear estes objetos. Paralelamente a este levantamento de objetos realizados por você solicite, com antecedência, que cada criança que tiver em casa objetos como este possam trazer para aula para que seja realizado um “mostre e conte”.

Após mostrar e contar para a turma um pouco sobre as memórias contidas no objetos que você trouxe, abra espaço para que cada criança que também trouxe um objeto possa mostrar e contar para os outros algo de relevante sobre ele.

Algumas perguntas podem orientar este momento:

  • Por que você escolheu trazer este objeto?
  • A quem pertence o objeto que você trouxe?
  • Ele é recente ou antigo?
  • Por que este objeto é importante para você?
  • Você sabe algum fato interessante que envolva esse objeto para dividir com a turma?
  • Dê espaço para que cada criança apresente seu objeto, buscando estabelecer relações entre os objetos trazidos por você e pelas crianças.
  • Explore um pouco mais sobre a questão do monóculo. Há uma reportagem no site Campo Grande News relatando o resgate da memória familiar através destes objetos, leia uma parte da reportagem para as crianças ou relate resumidamente esta história para elas e enfatize o papel da fotografia para o registro de memórias que se tornarão história. O link para a reportagem encontra-se logo abaixo. Levante questionamentos se estes objetos trazidos por eles hoje, terão, no futuro um papel semelhante a este da reportagem.

Para você saber mais: Reportagem sobre o resgate de memórias familiares através do monóculo. Fonte: MACIULECICIUS, Paula. Monóculos fazem neta e avó viajarem pela memória afetiva de uma família. Campo Grande News. Publicado em 30 de julho de 2014 às 07:23. Disponível em https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/monoculos-fazem-neta-e-avo-viajarem-pela-memoria-afetiva-de-uma-familia . Acesso em 25 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Após as reflexões realizadas nas atividades de contextualização e problematização, sugira para a turma a confecção das próprias foto-lembranças da turma que ficarão guardadas por um certo tempo e depois publicizadas como uma espécie de cápsula do tempo apenas com fotografias.

Agora que sabemos a importância da fotografia para o resgate da memória, que tal fazermos nossas próprias foto-lembranças?

Este momento poderá ser realizado de diversas maneiras conforme a realidade de sua turma: você poderá fazer fotografias da turma e imprimi-las, sugerindo que as crianças façam uma decoração como preferirem; você poderá também solicitar fotografias das crianças com antecedência e escrever pequenas legendas sobre cada criança; ou ainda, você poderá solicitar que as crianças façam auto retratos e desenhos da turma, de atividades que gostam, da sala, das professoras etc.

O importante neste momento é garantir o arquivamento de memórias através de fonte visuais (no caso fotografias ou desenhos).

Organizem em conjunto um momento para a abertura desta cápsula do tempo de fotografias. O ideal é que seja um momento significativo, por exemplo as crianças estão no segundo ano do ensino fundamental, se a escola funcionar com turmas apenas de fundamental I, um momento bem significativo poderia ser ao final do 5º ano, ou ao final do nono ano caso a escola tenha turmas de Ensino Fundamental II. Assim as crianças poderiam ter um momento significativo de resgate de memórias. Converse com a equipe gestora sobre a possibilidade de guardar este arquivo por tanto tempo, e de um forma que realmente possa ser aberto no período escolhido pela turma. Caso não seja possível delimite o tempo para a abertura ao longo do ano letivo corrente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças percebam a importância da fotografia para registrar momentos especiais e que existem objetos que utilizam fotografias para guardar lembranças.

Materiais necessários: Objetos atuais que utilizam a fotografia para guardar lembranças (lembrancinhas de aniversário, foto escultura, copos / canecas, camisetas, chaveiros, almofadas dentre outros objetos), monóculo de foto lembrança antigo (se possível), folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula irão perceber que as lembrancinhas de aniversário que utilizam fotografias são fontes históricas.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 21 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Realize uma roda de conversa com a turma sobre o papel da fotografia para o registro de momentos importantes / significativos para a vida das pessoas:

  • Vocês costumam fotografar (tirar fotos) pessoas em momentos significativos como festas, passeios, atividades religiosas, e outros momentos culturais?
  • Você costuma ser fotografado por alguém? Em quais momentos?
  • A fotografia serve para registrarmos de momentos especiais. Onde vocês costumam ver fotografias?
  • Hoje em dia vemos muitos objetos que utilizam fotografias, são as chamadas foto-lembranças. Vocês já viram algum objeto assim?
  • Geralmente são feitas camisetas, canecas, copos, chaveiros e outros objetos com fotografias de pessoas em momentos especiais, vocês já viram alguns desses objetos?
  • Em quais locais esses objetos geralmente são encontrados?
  • Você tem ou conhece alguém que tenha objetos assim?
  • Será que esta prática era comum quando os pais de vocês eram crianças?
  • E em relação aos avós de vocês, eles também tinham foto-lembrança durante a infância ou juventude?

Para você saber mais: Sobre a importância do registro fotográfico para a construção da história na perspectiva do resgate e democratização de memórias. Fonte: CANABARRO, Ivo. A utilização da fotografia para a construção do conhecimento histórico. Apresentado no Simpósio “O documento fotográfico pesquisado: projetos museográficos e montagem de exposições”. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 14 de novembro de 2008. Disponível em https://www.ufrgs.br/biev/?p=3134 . Acesso em 23 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Providencie com antecedência alguns objetos como chaveiros, canecas e/ou camisetas personalizados com fotografias e se possível um monóculo foto-lembrança, muito popular em meados do século passado. A fotografia do slide pode ser um suporte, porém o ideal é que as crianças possam manusear estes objetos. Paralelamente a este levantamento de objetos realizados por você solicite, com antecedência, que cada criança que tiver em casa objetos como este possam trazer para aula para que seja realizado um “mostre e conte”.

Após mostrar e contar para a turma um pouco sobre as memórias contidas no objetos que você trouxe, abra espaço para que cada criança que também trouxe um objeto possa mostrar e contar para os outros algo de relevante sobre ele.

Algumas perguntas podem orientar este momento:

  • Por que você escolheu trazer este objeto?
  • A quem pertence o objeto que você trouxe?
  • Ele é recente ou antigo?
  • Por que este objeto é importante para você?
  • Você sabe algum fato interessante que envolva esse objeto para dividir com a turma?
  • Dê espaço para que cada criança apresente seu objeto, buscando estabelecer relações entre os objetos trazidos por você e pelas crianças.
  • Explore um pouco mais sobre a questão do monóculo. Há uma reportagem no site Campo Grande News relatando o resgate da memória familiar através destes objetos, leia uma parte da reportagem para as crianças ou relate resumidamente esta história para elas e enfatize o papel da fotografia para o registro de memórias que se tornarão história. O link para a reportagem encontra-se logo abaixo. Levante questionamentos se estes objetos trazidos por eles hoje, terão, no futuro um papel semelhante a este da reportagem.

Para você saber mais: Reportagem sobre o resgate de memórias familiares através do monóculo. Fonte: MACIULECICIUS, Paula. Monóculos fazem neta e avó viajarem pela memória afetiva de uma família. Campo Grande News. Publicado em 30 de julho de 2014 às 07:23. Disponível em https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/monoculos-fazem-neta-e-avo-viajarem-pela-memoria-afetiva-de-uma-familia . Acesso em 25 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Após as reflexões realizadas nas atividades de contextualização e problematização, sugira para a turma a confecção das próprias foto-lembranças da turma que ficarão guardadas por um certo tempo e depois publicizadas como uma espécie de cápsula do tempo apenas com fotografias.

Agora que sabemos a importância da fotografia para o resgate da memória, que tal fazermos nossas próprias foto-lembranças?

Este momento poderá ser realizado de diversas maneiras conforme a realidade de sua turma: você poderá fazer fotografias da turma e imprimi-las, sugerindo que as crianças façam uma decoração como preferirem; você poderá também solicitar fotografias das crianças com antecedência e escrever pequenas legendas sobre cada criança; ou ainda, você poderá solicitar que as crianças façam auto retratos e desenhos da turma, de atividades que gostam, da sala, das professoras etc.

O importante neste momento é garantir o arquivamento de memórias através de fonte visuais (no caso fotografias ou desenhos).

Organizem em conjunto um momento para a abertura desta cápsula do tempo de fotografias. O ideal é que seja um momento significativo, por exemplo as crianças estão no segundo ano do ensino fundamental, se a escola funcionar com turmas apenas de fundamental I, um momento bem significativo poderia ser ao final do 5º ano, ou ao final do nono ano caso a escola tenha turmas de Ensino Fundamental II. Assim as crianças poderiam ter um momento significativo de resgate de memórias. Converse com a equipe gestora sobre a possibilidade de guardar este arquivo por tanto tempo, e de um forma que realmente possa ser aberto no período escolhido pela turma. Caso não seja possível delimite o tempo para a abertura ao longo do ano letivo corrente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano