Plano de aula: A pesquisa de ontem e hoje

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes de memória e história

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo desta aula as crianças terão contato com duas formas diferente de se fazer pesquisas escolares: através da enciclopédia e através de sites de busca, comparando diferentes formas de se realizar uma mesma atividade ao longo do tempo.

Materiais necessários: Volume de enciclopédia acessível ao nível da turma, acesso à computadores ou outros equipamentos que permitam acesso à sites de busca, folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Para você saber mais: Sobre o surgimento da enciclopédia durante o iluminismo e sua importância histórica. Fonte: Enciclopédia Diderot e D'Alembert Iluminismo: Vídeo Aula de História e Filosofia Enciclopedismo. Canal HistoriAção Humanas. Publicado em de 25 maio de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z3r_jofjfIE . Acesso em 19 de abril de 2019.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Após o compartilhamento do objetivo da aula com as crianças, a turma perceberá que nesta aula elas farão pesquisas escolares sobre um assunto pré-determinado de duas formas diferentes: através da enciclopédia física e de forma virtual através de sites de busca.

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA