Objetos antigos
Plano de Aula
Plano de aula: Museu das tecnologias
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Objetos antigos, folhas sulfites 4, materiais riscantes
Material complementar: Para substituir objetos antigos caso haja necessidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KhyAfxC5gbFJT9DWznTWAcEjV5srdfJYqZNGgJp8PRFJUfSa8mTrFD8ca2pT/his2-05und02-objetos-antigos.pdf
Modelos de Cartões informativos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VcFxrRDYPT3QgERZYkTKsmV3uefvjZzcwEyQzutFkuemD22vwX3xJJmMu7Ry/his2-05und02-modelo-de-cartao.pdf
Para você saber mais: O presente plano traz objetos que caíram em desuso ou sofreram alterações necessárias com o tempo. É legal pensar que os objetos contam histórias e remetem a lembranças com uma pitada de nostalgia. Para ilustrar essa afirmação leia a reportagem: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2015/05/homem-tem-quintal-mobiliado-com-objetos-antigos-para-lembrar-infancia.html. Acesso em 25 de março de 2019.
Trazer objetos antigos para sala de aula, auxilia na compreensão histórica dos alunos, veja outro exemplo e suas explicacões no site: https://novaescola.org.br/conteudo/2042/historia-do-cotidiano . Acesso em 25 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. O objetivo desta aula consiste em observar, analisar e explorar tecnologias, dando a elas um significado e desconstruindo de forma respeitosa uma visão restrita e associativa entre tecnologia e era digital. Ao longo da aula iremos comparar o antigo com o novo, caracterizando objetos de diferentes épocas a fim de encontrar pistas a respeito do passado. Buscaremos informações para sustentar nossos argumentos, e justificar nossas conclusões e posicionamento.
Para você saber mais: Estão disponíveis muitas bibliografias que tratam de questões relacionadas ao ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As autoras Maria Fermiano e Adriane dos Santos, trazem de forma didática e divertida práticas e estudos sobre o tema que podem auxiliar bastante. Para saber mais leia: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o Fundamental 1, Teoria e prática. São Paulo. Contexto,2014.
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Antes de iniciar a aula tente arranjar alguns objetos antigos, como mimeógrafos, máquina de escrever, jornais antigos, telefone de discar, Câmeras fotográficas e rádio, por exemplo. Encontrar objetos como esses pode não ser tarefa tão simples. Solicite ajuda de outros funcionários ou outras pessoas que se envolvam com a comunidade escolar e estejam dispostas a ajudar.
É importante ressaltar que esses objetos serão manuseados pelas crianças, por tanto é necessário avaliar se é frágil ou se existe algum valor sentimental ou financeiro, a fim de evitar maiores problemas.
Nesse momento é legal que esses objetos escolhidos tenham aspectos de antiguidades, garantindo que não seja da mesma geração que as crianças. Caso não consiga os objetos físicos, você pode selecionar algumas fotografias e imagens para representá-los. Clique aqui para acessar algumas imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KhyAfxC5gbFJT9DWznTWAcEjV5srdfJYqZNGgJp8PRFJUfSa8mTrFD8ca2pT/his2-05und02-objetos-antigos.pdf
Organize os objetos em uma sala ou outro espaço que seja possível, sem que os alunos vejam. Nessa sala teremos um momento de pesquisa e descoberta. Caso você tenha optado pelo uso das imagens, tente imprimi-las ou projetá-las como forma de exposição.
Como adequar à sua realidade: Você também pode selecionar objetos que tenham sido bastante utilizados em festas tradicionais de sua região, como por exemplo, carnaval ou festa junina.
Contexto
Orientações:
Vamos iniciar a aula conversando com os alunos sobre tecnologia. Para sensibilizá-los sobre o assunto e tornar esse momento interessante, vamos tomar suas respostas e conhecimentos prévios como ponto de partida. Faça alguns questionamentos:
- Para que vocês acham que serve a tecnologia?
- Quem costuma fazer uso de tecnologias?
- O que é tecnologia para você?
- Você faz uso de tecnologias? Quais?
É comum que nesse primeiro momento os alunos entendam por tecnologia, aparelhos eletrônicos, como celular, tablets ou outros aparelhos que apresentem uma forma mais moderna e atual. Liste as hipóteses iniciais dos alunos. Você poderá fazer essa lista no quadro, em uma cartolina, ou sugerir que os alunos escrevam em um cartão e organizá-los em outro espaço. Porém é importante que essa lista fique disponível em um ambiente visível e de fácil acesso. Vamos retomá-la novamente em um outro momento.
Informe aos alunos que durante essa aula nós iremos conhecer um museu temporário de tecnologias. Pergunte ao grupo o que sabem sobre museus.
- Vocês conhecem algum museu?
- Para que vocês acham que serve?
- O que poderia ter dentro de um museu?
- Já visitaram? Como era?
Em seguida, converse com os alunos sobre as possibilidades de um museu de tecnologias.
- O que vocês acreditam que terá nesse museu?
Faça uma segunda lista com as respostas do grupo. Exponha essa lista junto à primeira.
Para você saber mais: Compreender o museu como espaço de estudo, educação e deleite é um processo que exige dedicação e informação. Para entender melhor assista: https://www.youtube.com/watch?v=KOPh_ayCG04 . Acesso em 25 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Separe as turmas em grupos de aproximadamente 5 crianças. Leve-os até o ambiente previamente escolhido para ser o museu. Visitar um museu implica em apurar nosso olhar, nos fazendo enxergar também com os olhos da imaginação. Converse com a turma sobre as posturas que devemos ter nesses ambientes. Cada museu tem suas regras. O que iremos conhecer é um museu interativo, ou seja, é permitido tocar nas peças. Deixe que a turma observe e explore todos os objetos ou fotografias.
Em seguida, peça que cada grupo escolha um objeto para explorar. Esse momento exige concentração e curiosidade, por isso é importante respeitar o tempo de cada grupo, evitando posturas apressadas.
Após análise, convide cada grupo para expor ao restante da turma suas hipóteses acerca do objeto escolhido.
- Como funcionaria?
- Qual a seria sua utilidade?
- Ainda existem atualmente?
- Sofreram alguma alteração? Se sim, como estaria sua versão atual?
Para encerrar a visita, entregue para cada grupo um cartão informando a função de cada objeto. Se achar necessário acesse aqui modelos de cartões informativos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VcFxrRDYPT3QgERZYkTKsmV3uefvjZzcwEyQzutFkuemD22vwX3xJJmMu7Ry/his2-05und02-modelo-de-cartao.pdf
Problematização
Orientações: Retorne à sala e converse com os alunos sobre a experiência que tiveram:
- As tecnologias encontradas eram as mesmas que vocês esperavam?
- Vocês já conheciam aqueles objetos?
É possível que algumas crianças já tenham tido contato com os objetos escolhidos, ou que ainda façam uso de algum deles. Continue a conversa:
- Vocês imaginariam que seriam aquelas tecnologias?
Neste momento, retome as listas com as respostas iniciais. Releia com os alunos, e questione:
- Encontramos no museu o que acreditávamos que iríamos encontrar?
- O que foi diferente?
- Ainda temos a mesma visão sobre tecnologias?
Espera-se que até aqui os alunos já tenham percebido que tecnologia implica em necessidades, muitas vezes vão se adequando de acordo com as demandas, resultando em uma modernização até então necessária. Continue a conversa:
- Podemos acrescentar aparelhos tecnológicos nesse museu? Por quê?
É possível que essa pergunta resulte em conflitos de opiniões, pois muitas crianças podem dizer que museu são apenas para coisas antigas. Converse com os alunos, e aos poucos tente desconstruir essa visão.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Proponha uma exposição nos murais da escola. Faremos um mural com o título “Museu da evolução tecnológica”. Peça que os grupos façam dois desenhos: um representando o objeto que estudaram e outro representando como esse objeto está atualmente.
Caso o objeto escolhido não tenha mais uso, o segundo desenho pode ser do aparelho que hoje o substitua.
Para encerrar essa atividade construa com os alunos um texto coletivo sobre a experiência que tiveram.
Norteie a escrita do texto com as seguintes perguntas:
- Como nossa aula começou?
- O que achamos que iríamos encontrar?
- Pra onde fomos?
- O que encontramos lá?
- O que descobrimos?
- Quando voltamos para sala, e relemos nossa lista, mudamos de opinião? Por quê?
Ao redigir o texto, releia também coletivamente. Não se esqueça de perguntar ao grupo se alguém gostaria de acrescentar mais alguma coisa à produção. Essa é uma forma de retomar o que aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.
Caso tenha necessidade de um registro individual, você pode imprimir o texto que foi escrito coletivamente e colar nos cadernos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF e Prints.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é comparar o antigo com o novo, analisando tecnologias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização ou faça prints das imagens. Solicite que visualizem os objetos, mas não faça intervenções. A ideia é ver qual é a reação das crianças e se elas conhecem esses objetos. Peça aos estudantes que analisem os objetos e, via arquivo de áudio, comentem sobre eles. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Por áudio, após visualizarem as imagens, mande por áudio as seguintes questões para os estudantes:
- Como funcionavam esses objetos?
- Qual seria sua utilidade?
- Eles ainda existem atualmente? Vocês já viram esses objetos em uso?
- Os objetos sofreram alguma alteração para serem usados no presente? Se sim, como estaria sua versão atual?
Peça aos estudantes que anotem e respondam as questões no caderno, ou as enviem por arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização ou mande prints deles. Peça que leiam os cards compartilhados. Caso não sejam alfabetizados, grave um áudio explicando o que é cada objeto e, junto, compartilhe a imagem referente. Na sequência, lance as questões:
- Vocês já conheciam aqueles objetos?
- Vocês imaginariam que seriam aquelas tecnologias?
- Os objetos tinham a função que vocês imaginavam?
- Será que eles ainda servem hoje em dia?
Se dispuserem de momento assíncrono, peça que respondam no caderno e depois compartilhem as respostas no grupo da escola. Caso seja momento síncrono, diga que compartilhem as produções e estimule o debate. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças a alguns vídeos, como, por exemplo o “Novas e velhas tecnologias”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: Formas de registrar e narrar histórias ( marcos de memórias materiais e imateriais)
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Palavras-Chave: Tecnologia; Evolução; Comparação; Antiguidades