Plano de Aula

Plano de aula: Museu das tecnologias

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Objetos antigos, folhas sulfites 4, materiais riscantes

Material complementar: Para substituir objetos antigos caso haja necessidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KhyAfxC5gbFJT9DWznTWAcEjV5srdfJYqZNGgJp8PRFJUfSa8mTrFD8ca2pT/his2-05und02-objetos-antigos.pdf

Modelos de Cartões informativos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VcFxrRDYPT3QgERZYkTKsmV3uefvjZzcwEyQzutFkuemD22vwX3xJJmMu7Ry/his2-05und02-modelo-de-cartao.pdf

Para você saber mais: O presente plano traz objetos que caíram em desuso ou sofreram alterações necessárias com o tempo. É legal pensar que os objetos contam histórias e remetem a lembranças com uma pitada de nostalgia. Para ilustrar essa afirmação leia a reportagem: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2015/05/homem-tem-quintal-mobiliado-com-objetos-antigos-para-lembrar-infancia.html. Acesso em 25 de março de 2019.

Trazer objetos antigos para sala de aula, auxilia na compreensão histórica dos alunos, veja outro exemplo e suas explicacões no site: https://novaescola.org.br/conteudo/2042/historia-do-cotidiano . Acesso em 25 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. O objetivo desta aula consiste em observar, analisar e explorar tecnologias, dando a elas um significado e desconstruindo de forma respeitosa uma visão restrita e associativa entre tecnologia e era digital. Ao longo da aula iremos comparar o antigo com o novo, caracterizando objetos de diferentes épocas a fim de encontrar pistas a respeito do passado. Buscaremos informações para sustentar nossos argumentos, e justificar nossas conclusões e posicionamento.

Para você saber mais: Estão disponíveis muitas bibliografias que tratam de questões relacionadas ao ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As autoras Maria Fermiano e Adriane dos Santos, trazem de forma didática e divertida práticas e estudos sobre o tema que podem auxiliar bastante. Para saber mais leia: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o Fundamental 1, Teoria e prática. São Paulo. Contexto,2014.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA