Plano de Aula

Plano de aula: Registros escolares

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes de memória e história

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças reflitam sobre a forma de registrar a frequência dos alunos na escola ao longo do tempo, analisando o diário de classe da atualidade, comparando-o com a antiga caderneta escolar e produzindo uma nova caderneta que atenda as necessidades de registros escolares na atualidade.

Materiais necessários: Cópias do diário de classe da turma em que o plano será aplicado (relação nominal e o registro de frequência de um mês a sua escolha), folhas de papel pautadas (podem ser retiradas de cadernos usados que tenham algumas folhas em branco sobrando), lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Certifique-se de que as crianças compreenderam que nesta aula elas irão estudar formas de registrar a frequência dos alunos em diferentes momento da história.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 21 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados