Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar os registros de frequência ao longo do tempo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Faça um pequeno vídeo mostrando o seu diário de classe. Mostre como são feitos os registros de presença e falta, de planejamento e outras especificidades do documento, e envie para o grupo da escola. Na sequência, envie as seguintes questões aos estudantes:
- Vocês já conheciam este documento?
- Qual é a utilidade/importância dele?
- O que é registrado neste documento?
- Quais pessoas podem escrever nele? Por quê?
- Será que este documento é igual para todas as escolas? O que será que muda nele, de uma escola para outra?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso os alunos não sejam alfabetizados, respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Envie o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Dê um tempo para que os estudantes possam inquietar-se com os documentos. Na sequência, envie os questionamentos abaixo:
- Como vocês acham que este objeto era usado?
- Quais as semelhanças e diferenças existentes entre a caderneta escolar de antigamente e o diário de classe de hoje em dia?
- Existe algum aspecto que permanece igual na forma de se registrar a frequência dos estudantes antigamente e hoje em dia?
Dê um tempo para que pensem e respondam. Eles podem responder via arquivo de áudio.
Sistematização
Proponha aos estudantes que produzam o próprio diário. Eles precisarão de 5 folhas de A4, dividida em 4 pedaços, o que permitirá o registro por 20 dias. Nessa caderneta, os estudantes irão anotar as temáticas estudadas nas aulas remotas. Oriente quais informações são importantes. Solicite que decorem as capas de forma individual e depois enviem fotos das produções para o grupo da escola. Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a aula seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas. Atente para dar feedback das produções estudantis.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre diário de classe, vendo o vídeo “Para entender um diário de classe” (disponível aqui) e “Escolas de antigamente” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.