Tabela de registro
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo novas formas de brincar
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais riscantes, Folhas de sulfite A4 ou cartolinas, grampeador ou furador de papel e colchetes.
Material complementar:
Modelo de tabela de registro : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf
História: O desabafo de uma boneca de Pano
Para você saber mais: A brincadeira com certeza permeia toda a infância e muitas vezes também a vida adulta. Para saber um pouco mais sobre esse tema acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincar-e-o-instrumento-de-ser-a-crianca-e-o-proprio-brincar/ Acesso em 29 de marco de 2019.
Leia também: BROUGÈRE, G.; WAJSKOP, G. Brinquedo e cultura. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1997
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. O brincar e suas teorias.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.
Inicie a aula questionando sobre a palavra antigo. Pergunte aos alunos o que essa palavra representa para eles. É provável que cada um tenha sua própria percepção da palavra. Aproveite e incentive que os alunos exponham seus pensamentos e respeitem também o posicionamento dos colegas. Ao decorrer do plano, falaremos sobre as diferentes formas de brincar que ultrapassam as barreiras do tempo.
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Para dar seguimento ao plano solicite previamente que os alunos conversem com seus avós ou pais sobre as brincadeiras que fizeram parte de sua infância. Para registrar a conversa, proponha o preenchimento de tabela com desenhos e/ou frases caso ache necessário.
Para acessar um modelo clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf
Você também pode solicitar, caso possível, que esses familiares enviem brinquedos antigos. Lembrando que esses objetos serão manuseados e explorados, é válido ressaltar que não seja de grande valor afetivo ou financeiro.
Antes de apresentar as entrevistas converse com os alunos sobre as suas próprias brincadeiras favoritas e o que elas envolvem.
Você pode começar questionando:
- Quem prefere brincar dentro de casa, ou em um espaço fechado? Por quê?
- Quem prefere brincar em um espaço aberto, como quintal ou parques? Por quê?
- E suas brincadeiras favoritas, você considere atual ou antiga? Por quê?
Ao fazer a última pergunta, deixe que a turma faça suas observações sobre o que consideram antigos. É provável que após entrevistar familiares, o grupo considere suas próprias brincadeiras mais atuais ou até mesmo associem que uma brincadeira, apesar de antiga, permanece popular, como piques, por exemplo.
Em seguida, conte a primeira parte da história de uma boneca pano que está chateada porque parou de ter utilidade. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYhEvPHeMhhQBvfZnxuumt6SwaXC74mzvU7mDYQWKn25z7gBHYbWc3cH7b9x/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-1.pdf
Pergunte ao grupo quem se identifica com esse trecho da história.
- Quem passa muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos?
- Quem gostaria de ficar mais tempo utilizando esse tipo de tecnologia? Por quê?
Deixe que as crianças exponham suas preferências, é importante evitar posturas de censuras ou julgamentos. Esse momento é de fala e troca, envolvendo respeito e compreensão.
Para você saber mais: Crianças que fazem uso de celulares ou tablets por muito tempo, podem apresentar tendências ao sedentarismo. Para saber um pouco mais acesse: https://veja.abril.com.br/saude/por-que-as-criancas-devem-reduzir-o-uso-do-celular-e-do-laptop/ Acesso em 09 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Continue contando a segunda parte da história. Agora a boneca resolve ir embora para um lugar onde tenha mais utilidade. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XbGRcrx2PhB8WhpPR2UPUna75KfPe7zUpumchYk6kKGKWhzkNeFNTzaXnafn/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-2.pdf
Pergunte ao grupo:
- Alguém já ouviu falar nos brinquedos e brincadeiras que a boneca de pano conta?
- Eles são antigos ou atuais? por quê?
- Vocês já participaram de alguma dessas brincadeiras? Se não, gostariam?
Estimule que nesse momento as crianças façam associações das brincadeiras ouvidas na história às respostas dos seus avós e pais.
Retome as entrevistas e peça que cada criança apresente os brinquedos ou qual foi a brincadeira que os pais/avós contaram. Questione:
- Vocês já conheciam essas brincadeiras ou brinquedos?
- As brincadeiras são muito diferentes das que brincamos hoje? Por quê?
- Alguma delas envolve aparelhos eletrônicos ou internet?
- Qual das brincadeiras apresentadas vocês mais gostariam de aprender? Por quê?
- Vocês acham que seria possível brincar de alguma delas?
Em seguida, iremos selecionar três brincadeiras para fazer na escola. As brincadeiras podem ser escolhidas por meio de votação ou sorteio.
Nesse momento é comum que haja alvoroço e animação. Porém é importante conversar com a turma sobre organização e respeito às regras, a fim de evitar possíveis problemas.
Para você saber mais: Brincadeiras antigas podem ser uma chave para consciência corporal e para criação de laços afetivos. Para saber um pouco mais sobre o assunto, acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincadeiras-antigas-ajudam-desenvolvimento-infantil/ Acesso em 09 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Após realização de algumas brincadeiras retorne para a sala.
Conte como termina a história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtbNwNWnbduCsYpue8PmPNgv2Se2b3H2FAnt4NxekWB3pu3KdKCmTbDRuPzE/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-3-.pdf
Converse com os alunos sobre o final da história:
- Vocês gostaram da história?
- O que vocês acharam sobre a boneca ter convidado todos para brincar juntos?
Em seguida, separe a turma em cinco grupos, e peça que cada grupo faça uma ilustração de uma brincadeira. Utilize critérios para divisão, crianças em diferentes níveis de escrita, possibilitando trocas construtivas.
Proponha que o grupo escreva as regras dessas brincadeiras que foram ilustradas. Caso haja necessidade, se pode auxiliar na escrita ou se colocar como escriba.
Junte todas as produções e faça um livrinho das brincadeiras antigas. Proponha aos alunos que divulguem esse livro em outras turmas e o disponibilize na biblioteca da escola, ou em outro espaço que as turmas possam ter acesso. Assim como a Boneca de pano da história, a turma deixará para o restante da escola novas opções de brincadeiras.
Como adequar à sua realidade: Ao registrar as regras, você pode conversar com o grupo sobre as brincadeiras que são predominantes em sua região, resgatando esse patrimônio cultural.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube..
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer novas formas de brincar, explorando brincadeiras antigas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes as seguintes questões:
- Quem prefere brincar dentro de casa ou em um espaço fechado? Por quê?
- Quem prefere brincar em um espaço aberto, como quintal ou parques? Por quê?
- E suas brincadeiras favoritas, você considere atual ou antiga? Por quê?
- Quem passa muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos?
- Quem gostaria de ficar mais tempo utilizando esse tipo de tecnologia? Por quê?
Deixe que as crianças exponham as preferências. Peça que gravem um áudio de no máximo 1 minuto, respondendo as questões. Via áudio, conte a primeira parte da história “O desabafo de uma boneca de pano”.
Problematização
Conte a segunda parte da história. Pergunte ao grupo:
- Alguém já ouviu falar nos brinquedos e brincadeiras que a boneca de pano conta?
- Eles são antigos ou atuais? Por quê?
- Vocês já participaram de alguma dessas brincadeiras? Se não, gostariam?
- Vocês já conheciam essas brincadeiras ou brinquedos?
- As brincadeiras são muito diferentes das que brincamos hoje? Por quê?
- Alguma delas envolve aparelhos eletrônicos ou internet?
Peça aos estudantes que anotem as questões no caderno, respondendo-as, ou as enviem por arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Peça que os estudantes selecionem uma brincadeira que gostem e façam um vídeo, compartilhando com a turma. Após o compartilhamento, envie um áudio com a terceira parte da história. Na sequência, questione:
- Vocês gostaram da história?
- O que vocês acharam sobre a boneca ter convidado todos para brincarem juntos?
Se dispuserem de momento assíncrono, peça que respondam no caderno e depois compartilhem as respostas no grupo da escola. Caso seja momento síncrono, diga que compartilhem as respostas e estimule o debate. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto a alguns vídeos como, por exemplo, “Brincadeira do tempo dos nossos avós”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: Formas de registrar e narrar histórias ( marcos de memórias materiais e imateriais)
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Palavras-Chave: Antigo; Brinquedo; Brincadeiras; Tecnologia; Internet