Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo novas formas de brincar

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, Folhas de sulfite A4 ou cartolinas, grampeador ou furador de papel e colchetes.

Material complementar:

Modelo de tabela de registro : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf

História: O desabafo de uma boneca de Pano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYhEvPHeMhhQBvfZnxuumt6SwaXC74mzvU7mDYQWKn25z7gBHYbWc3cH7b9x/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-1.pdf (Parte 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XbGRcrx2PhB8WhpPR2UPUna75KfPe7zUpumchYk6kKGKWhzkNeFNTzaXnafn/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-2.pdf (Parte 2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtbNwNWnbduCsYpue8PmPNgv2Se2b3H2FAnt4NxekWB3pu3KdKCmTbDRuPzE/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-3-.pdf (Parte 3)

Para você saber mais: A brincadeira com certeza permeia toda a infância e muitas vezes também a vida adulta. Para saber um pouco mais sobre esse tema acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincar-e-o-instrumento-de-ser-a-crianca-e-o-proprio-brincar/ Acesso em 29 de marco de 2019.

Leia também: BROUGÈRE, G.; WAJSKOP, G. Brinquedo e cultura. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1997

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. O brincar e suas teorias.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.

Inicie a aula questionando sobre a palavra antigo. Pergunte aos alunos o que essa palavra representa para eles. É provável que cada um tenha sua própria percepção da palavra. Aproveite e incentive que os alunos exponham seus pensamentos e respeitem também o posicionamento dos colegas. Ao decorrer do plano, falaremos sobre as diferentes formas de brincar que ultrapassam as barreiras do tempo.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA