Letra da música Era uma vez - Kell Smith
Plano de Aula
Plano de aula: Caixa das memórias: explorar lembranças, reviver a história
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade de possibilidades que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais Necessários: Caixa de papelão, papel ofício A4, piloto, objetos pessoais/brinquedos dos alunos.Computador, data show, aparelho de som, pen drive, quadro branco, quadro verde, giz, lápis de cor e de cera de cores variadas, hidrocor ou canetas coloridas, papel craft ou pardo.
Materiais Complementar: Vídeo da música: “Era uma vez” - Kell Smith -
https://www.youtube.com/watch?v=xJNKT9HAXRc
SMITH, Kell. Era uma vez.2017. Álbum: Kell Smith. (3m 45s) Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=xJNKT9HAXRc>. Acesso em: 25 de fev de 2019.
Imprima a letra da música “Era uma vez” - Kell Smith para os alunos:
Vídeo: Mundo Bita - “A gente cresce” -
https://www.youtube.com/watch?v=AFN52hq7d7w
Mundo Bita. A gente cresce. 2016. Álbum: Bita e o corpo Humano.(2m42s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AFN52hq7d7w> Acesso em 25 de fev. de 2019.
Imprima a letra da música - “ A gente cresce” - Mundo Bita para os alunos:
Tabela de análise do objeto ou brinquedo escolhido na caixa de memórias -
Como adequar a realidade: A atividade Caixa das memórias propõe que o professor solicite à família ou ao responsável pelo aluno objetos/brinquedos pessoais das crianças das quais elas não fazem mais uso contínuo, mas que há um relacionamento afetivo. É importante que os alunos não saibam da participação da família/responsável nesta etapa da atividade, que o contato com o objeto seja uma surpresa, logo você deve manter este contato com a família/responsável antecipadamente, marque um prazo para isso e para que o mesmo seja entregue sem que o aluno perceba. Solicitar ao familiar/responsável que traga o objeto devidamente identificado com o nome do aluno. Caso observe que isso não tenha sido feito, identifique o objeto/brinquedo com o nome do aluno.
Ao finalizar tal atividade organize uma mini exposição dos objetos/brinquedos em sala por no máximo dois dias para que as crianças possam ter mais um tempo ao lado dos mesmos.
Após este momento informe as famílias sobre o envio de tais materiais (objetos e brinquedos) para casa, marcando um data. E realize a entrega dos mesmos um a um aos portadores das crianças quando vierem buscá-los no momento da saída após a aula.
Para Saber mais: Consulte como complemento para maior embasamento para a proposta o vídeo de Jeanne Marie Gagnebin - Narrativa histórica e memória oral:
https://www.youtube.com/watch?v=GYlSTcaqIC0
Acesso em 26 de fev. de 2019
Que é muito interessante também para ele ter maior respaldo sobre o objetivo da proposta.
Neste vídeo a professora Jeanne Marie Gagnebin atrela a importância da memória histórica como auxiliar para a formação da identidade. Onde a construção da identidade retrata a formação do sujeito histórico para si próprio e na sociedade. Salienta que identidade, história e memória são pontos interligados, respectivamente, e que as primeiras (história e memória) só coexistem devido à existência da última (sociedade). Enfatizando a narrativa como fator necessário para a construção da identidade do sujeito histórico diante de suas memórias pessoais, afetivas, das relações sociais e do próprio crescimento deste sujeito ao longo do tempo passado-presente-futuro. A formação da identidade e da memória do sujeito histórico é marcada pela temporalidade desse.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Este objetivo deve ser apresentado para os alunos. É possível que ele seja lido com as crianças, além da leitura o mesmo também pode ser escrito no quadro para que os alunos acompanhem por meio da leitura coletiva e se possível realize a projeção do slide para leitura coletiva e compreensão de todos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA