Modelo de roteiro de entrevistas
Plano de Aula
Plano de aula: Baú de memórias
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes
Material complementar:
Para você saber mais: Esse plano fala sobre memórias. Usar histórias para ilustrá-las são ferramentas de grande valor. Uma sugestão de leitura interessante é o livro FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para selecionar objetos pessoais e de grupos próximos ao convívio dos alunos para sensibilizá-los sobre as lembranças e memórias que produzimos e guardamos ao longo da vida e como isso impacta o nosso olhar sobre o mundo.
Para você saber mais: Refletir sobre nossas memórias e pensar em toda nossa trajetória pode ajudar bastante na prática de sala de aula. Para saber um pouco mais acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/10722/formacao-creche-cantigas-memorias-dos-professores Acesso em: 12 de marco de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Previamente solicite que os alunos tragam de casa um objeto que tenha um valor emocional para eles. Pode ser um brinquedo, um paninho, um livro. Porém é importante que esse objeto não tenha uma valor financeiro, para não correr o risco de gerar problemas.
Inicie a aula questionando aos alunos sobre a palavra memória. Nesse momento os alunos ainda não estarão com os seus objetos. Pergunte:
- O que é memória para você?
- Você tem memória?
- Você tem lembranças de algo?
- Quantas memórias será que nós temos?
- O que nos faz lembrar e o que no faz esquecer?
Alguns alunos podem responder sobre termos técnicos, outros podem associar a lembranças, outros podem citar algo que tenham visto na TV ou internet. Cada um irá responder o que lhe for mais conveniente. É importante acolher as respostas, você pode ir listando as hipóteses iniciais no quadro.
Em seguida, conte uma história ilustrativa sobre memória. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acx7mySz3NYkWD2t952FuexVCGzWyWhRcCJsUCXePMQ8GzZzCjp9eTkyzYBE/historia-parte-1.pdf
Lembre-se, o objetivo dessas histórias é despertar admiração e curiosidade, por isso abuse das entonações para criar um clima de envolvimento e diversão. Aproveite para se divertir também!
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Após leitura da parte 1 da história, proponha ao grupo um desafio: fazer uma pesquisa com pessoas que frequentam a escola. Podem ser alunos, auxiliares de limpeza, inspetores, cozinheiros, ou qualquer outra pessoa que seja de fácil acesso dentro da escola. Oriente aos alunos a perguntar: “O que é memória para vocês?” “Pense em um objeto para representar essa memória” . Por exemplo, para mim memória é lembrar da minha casa - Objeto: uma chave -
Para acessar um modelo de entrevista clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zNeWeqjVqTQRtcDTYxBKFSHnyQQYeeY6ReE4uppTST3m9zySQSrFFxghxTy/modelo-de-roteiro-de-entrevistas.pdf
Sugira que as perguntas sejam feitas em duplas ou trios para que não fique muito extenso. Em seguida sugira que os alunos apresentem os resultados em rodas, e conversem sobre eles.
- O que é memória para o seu entrevistado?
- Todos os entrevistados deram a mesma resposta? Por que você acha que isso aconteceu?
- Alguma resposta dessa pesquisa, foi similar as nossas respostas do início da aula?
Nesse momento, ressalta com os alunos que cada pessoa vai formar um significado diferente para as memórias/lembranças, pois elas estão muito ligadas a aspectos afetivos.
Para continuar, leia a parte 2 da história. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPCVP73sDgw8x9n37RM3MQKXSf9JpGfQ3Cpr2wXrGDa29sh5rcHe63kb9Uua/historia-parte-2.pdf
Nesse momento peça que os alunos peguem os objetos que foram trazidos de casa. E expliquem o motivo que os levaram a trazer aquele objeto.
- Por que esse objeto é importante pra você?
- Quais as histórias que ele conta?
- A que memórias esse objeto te remete?
Leia a parte 3 da história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3Mh5dHqfdrtM83mfspcbXwWPysvS9eJEa4D2VZAszUpMpyVYhwgmUn8XuZe4/historia-parte-3.pdf
Para você saber mais: Ouvir o outro e se colocar no lugar do outro não é tarefa simples. O exercício de fala e escuta nas rodas de conversa em sala de aula são de grande valor para desenvolver empatia. Para saber um pouco mais sobre a importância da empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 12 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: E jogo da memória, alguém conhece? Entregue papéis previamente cortados em tamanhos iguais.
Peça aos alunos que produzam nos dois papéis desenhos iguais, representando os objetos que trouxeram. Junte todos os desenhos da turma. Para finalizar, jogue com a turma o jogo das memórias. Você pode manter esse jogo na sala como recurso de integração e diversão.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da memória em nossas vidas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Peça aos estudantes, via arquivo de áudio, que escolham um objeto que gostem. Diga que eles irão analisá-lo como um objeto de memória. Repasse as seguintes questões:
- O que é memória para você?
- Você tem memória?
- Você tem lembranças de algo?
- Quantas memórias será que nós temos?
- O que nos faz lembrar e o que no faz esquecer?
Peça aos estudantes que analisem o objeto, anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Por áudio, solicite que os estudantes escolham uma pessoa mais velha do próprio convívio para realizarem uma entrevista. Eles devem produzir um vídeo no qual o entrevistado responde as seguintes questões:
- O que é memória para você?
- Você tem objetos que trazem lembranças?
- Cite uma lembrança que é só sua ou da sua família.
- Cite uma lembrança que também pode ser de outras pessoas que moram na sua cidade.
Peça que compartilhem os vídeos no grupo da escola e escolham 3 para assistir.
Sistematização
Após assistirem aos vídeos dos colegas, peça que respondam:
- Todos os entrevistados deram a mesma resposta? Por que você acha que isso aconteceu?
- Alguma resposta dessa pesquisa foi similar às nossas respostas do início da aula?
Se dispuserem de momento assíncrono, peça que respondam no caderno e depois compartilhem as respostas no grupo da escola. Caso seja momento síncrono, diga que compartilhem as produções e estimule o debate. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, a alguns vídeos, ou lendo livros infantis. Uma opção é o livro FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984. é possível assistir o audiobook online (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: Formas de registrar e narrar histórias ( marcos de memórias materiais e imateriais)
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Palavras-Chave: Memórias; Lembrança; Respeito; Diferenças