Imagens para a atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Memórias musicais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes de memória e história
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Ao longo desta aula as crianças irão manipular objetos que remetem à cultura musical em diferentes épocas, organizá-los em ordem cronológica e fazer o registro escrito deste momento.
Materiais necessários: Objetos da cultura musical de diferentes períodos (LPs, fitas K7, toca fitas, toca discos, radiolas, rádios antigos, rádios à pilha, instrumentos musicais, CDs, wallkmans, diskmans, aparelhos de som, MP3 Player, fones de ouvido, caixas de som com pendrive / bluetooth, etc. Não é necessário trazer todos estes objetos, apenas alguns) Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Material complementar: Há uma seleção de imagens que você poderá imprimir e utilizar na atividade de sistematização, bem como para ambientar a sala de aula no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdWEU9pJtU4hsva6Mxqw66pBfHX5T4ukAR9abcXkgHNbxjXjdgrjcWXGCknt/imagens-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Sobre a música como fonte histórica. Fonte: Como trabalhar com MÚSICA como fonte - Fontes Históricas. Canal Leitura ObrigaHistória. Publicado em 05 de julho de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dnsUDiJx9E0 . Acesso em 20 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
O importante neste momento é que as crianças compreendam que a forma de interagir com a música sofreu alterações ao longo do tempo e que nesta aula elas terão contato com algumas destas formas.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 20 de abril de 2019.
- Há um dossiê sobre a utilização da música para o ensino de história publicado pela Associação Nacional de História através da Revista História e Ensino de 2017. Neste dossiê há vários artigos interessantes, porém duas seções que dizem respeito mais diretamente a este plano de aula: História que relata a experiência de um professor que utilizou as redes sociais para divulgar as produções dos alunos minimizando a distância entre teoria e prática e professores e alunos. Ou ainda a seção História na sala de aula que traz a experiência de um professor que utilizou a música brasileira como recurso didático-pedagógico. Fonte: SOARES, Olavo Pereira. HERMETO, Miriam. Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História. ANPUH. Revista de História e Ensino. Vol. 06. Num. 11. 2017. Link para o resumo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352/0 . Link para o texto completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/11/showToc . Acesso em 20 de abril de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA